A Yamalube R3 bLu cRU Cup – South America volta ao Autódromo Internacional de Goiânia neste fim de semana, de 30 de julho à 1º de agosto, para a realização da 3ª rodada da temporada. A pista foi palco também da segunda etapa, realizada em junho.
As corridas acontecem com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Yamaha Racing Brasil – Clique aqui – ou no Facebook da Yamaha Motor do Brasil – Clique aqui. No domingo, o BandSports transmite um compacto do fim de semana.
Como está o campeonato?
A sexta temporada está eletrizante. Em oito corridas realizadas – quatro de cada categoria -, tivemos cinco vencedores diferentes. Ao todo, são 48 pilotos nas faixas etárias de 12 a 63 anos divididos em duas categorias – Talent e R3 -, disputando cada centímetro de pista suas YZF-R3 todas iguais.
Confira abaixo a classificação do campeonato:
R3 Talent Cup
1. Gustavo Manso / 79 pontos
2. Kevin Fontainha / 77 pontos
3. Enzo Valentim / 58 pontos
4. Caique Lanna / 51 pontos
5. Facundo Mora / 50 pontos
– Clique aqui para ver a classificação completa
R3 Cup
1. Guilherme Soares / 83 pontos
2. Rafael Rizada / 82 pontos
3. Hebert Pereira / 76 pontos
4. Diego Martinez / 47 pontos
5. Willians Piui / 45 pontos
– Clique aqui para ver a classificação completa
Calendário de provas:
1ª rodada / 4 a 6 de junho – Curvelo, Minas Gerais
2ª rodada / 25 de junho – Goiânia, Goiás
3ª rodada / 30 de jun. a 1º de agosto – Goiânia, Goiás
4ª rodada / 23 e 24 de outubro – Curvelo, Minas Gerais
5ª rodada / 26 a 28 de novembro – Goiânia, Goiás
Saiba mais sobre a Yamalube R3 bLU cRU Cup – South America
A 3 Cup está fazendo história no Brasil e prestando uma grande contribuição à motovelocidade nacional.
O profissionalismo e o mesmo padrão que a categoria tem em outros países, pode ser visto na R3 Brasileira de várias formas, a começar pelo suporte total aos pilotos, desde o sorteio das Yamaha YZF-R3 ABS em condições iguais de uso, garantindo igualdade e transparência na competição, aos equipamentos de segurança, como capacete e macacão, e até mesmo ao auxílio mecânico.
Para promover essa igualdade e o real talento, as Yamaha YZF-R3 utilizadas na categoria são rigorosamente iguais. Além disso, os pilotos só têm acesso às motos após um sorteio que determina qual moto ele utilizará no início dos treinos classificatórios, evitando assim qualquer tipo de adulteração e impedindo que os pilotos voltem a utilizar a mesma moto.
Mesmo frente às restrições impostas por conta da Pandemia do Covid-19, que infelizmente impossibilitou o público de acompanhar presencialmente as etapas da Yamalube R3 bLU cRU Cup em 2020, a categoria continuou seu processo de evolução, alcançando um nível de profissionalismo inédito no país e se tornando referência entre os pilotos e imprensa especializada.
O maior exemplo disso é que na R3 Cup, como nenhuma outra categoria no Brasil, os pilotos participantes recebem importantes ensinamentos para seguirem evoluindo no esporte, com estrutura compatível com as existentes nas melhores equipes da Europa e Estados Unidos.
O Yamaha fornece as motocicletas YZF-R3 prontas para a corrida, incluindo pneus, combustível, supervisão e assistência técnica. Além disso, oferece suporte de mecânicos da Yamaha Racing Brasil, engenheiro de telemetria, estrutura de box, transporte e manutenção das motos, Serviços de suporte para limpeza dos capacetes LS2 e ajustes dos macacões 2MT e seguro (opcional) para reposição de peças em caso de queda. Tudo incluso no valor de R$ 18 mil pela temporada completa, um preço muito acessível para os padrões dos esportes a motor.
Outra iniciativa da R3 Cup que ganhou destaque em 2020 e segue na temporada 2021 diz respeito à sustentabilidade. Todo o gasto de carbono, desde o combustível consumido nas etapas até a logística e transporte das motos nas 20 corridas do campeonato serão compensados em parceria com a iPlantForest, que realiza o reflorestamento em larga escala, possibilitando a recuperação de áreas degradadas ou o plantio de novas áreas com o objetivo de neutralizar o carbono emitido.
Até mesmo na Europa, onde o Programa bLU cRU tem enorme sucesso e tradição nos campeonatos de motovelocidade, a Copa organizada pela Yamaha Racing Brasil junto ao Campeonato Brasileiro de Motovelocidade ganha visibilidade por conta da revelação de talentos que disputam as provas por lá, como Ton Kawakami e Meikon Kawakami.
E é justamente neste acesso a campeonatos no exterior que está a maior premiação da R3 Cup 2021. Os melhores do ano terão subsídio na inscrição da R3 bLU cRU European Cup. Ao vencedor da temporada, o prêmio corresponderá a 60% do valor da inscrição, enquanto para o vice-campeão, o prêmio será de 40% do valor da inscrição.