Começou o Campeonato Brasileiro de Motocross e da mesma forma que finalizou a temporada passada, com a Yamaha vencendo! A rodada de abertura foi realizada na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, neste fim de semana (16 e 17 de março). A Yamaha Monster Energy Geração entra na temporada 2024 vencendo na principal categoria com o piloto Paulo Alberto.
Categoria MX1
Na primeira bateria da MX1, Fábio Santos e Paulo Alberto foram os primeiros a chegar na primeira curva, mas acabaram se tocando e perderam a liderança. Ainda assim, fizeram uma corrida em um forte ritmo e finalizaram em segundo, com Paulo Alberto, e terceiro com Fábio Santos. Gabriel Andrigo acabou sendo prejudicado na primeira curva, quando outro piloto caiu à sua frente, ele caiu junto, e saiu de último. Fazia uma forte corrida de recuperação e já estava na 11ª colocação, mas a corrida foi interrompida por uma bandeira vermelha.
Na segunda bateria Paulo Alberto largou na frente e garantiu o “holeshot”, com Fábio Santos saindo logo atrás do companheiro, na segunda posição. As posições foram mantidas até o meio da prova, quando Fábio Santos acabou perdendo a segunda posição, ao mesmo tempo que Paulo Alberto aumentava a vantagem na liderança. No final, vitória de Paulo Alberto e Fábio Santos garantindo a terceira colocação. Gabriel Andrigo teve uma boa largada e brigava entre os 10 primeiros colocados, mas uma pedra acabou atingindo o guia de corrente da sua moto e o piloto teve que diminuir o ritmo pra completar e marcar pontos no campeonato.
Na soma das duas baterias, vitória de Paulo Alberto, que deixa a rodada de abertura liderando o campeonato e na próxima rodada estampa o plate vermelho de líder na sua motocicleta. O atual campeão brasileiro Fábio Santos ficou com a terceira colocação e Gabriel Andrigo ainda conseguiu a 15ª colocação.
Categoria MX2
Na categoria MX2, para jovens pilotos e motocicletas de 250cc, o goiano Marcello Leodorico mostrou muita velocidade durante o fim de semana. Na primeira corrida, estava na frente mas sentiu os braços travarem e perdeu um pouco de ritmo. Ainda conseguiu finalizar na 6ª colocação. Na segunda bateria não teve uma boa largada, mas conseguiu imprimir um ritmo muito forte e conseguiu muitas ultrapassagens até assumir a liderança da categoria e receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar. Na soma das duas baterias, ficou com o segundo lugar e deixa Sorocaba com a vice-liderança, apenas a 3 pontos do líder.
Atual campeão brasileiro, Guilherme Bresolin não largou bem e enfrentou dificuldades nas duas baterias, chegando a sofrer duas quedas. Mas conseguiu se recuperar e mostrar um bom ritmo, conseguindo salvar pontos importantes ao finalizar na 7ª colocação na soma das duas baterias.
Os pilotos agora retomam suas rotinas de treinos e o próximo compromisso oficial será nos dias 29, 30 e 31 de março, pelo Campeonato Brasileiro de Supercross. Pelo Brasileiro de Motocross os pilotos voltam a acelerar nos dias 6 e 7 de Abril em Canelinha, Santa Catarina.
Resultados*
Campeonato Brasileiro de Motocross 2024 – 1ª Etapa
Sorocaba/SP
Categoria MX1 (soma das baterias)
1º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 47 pontos (22+25)
2º) Stephen Rubini / 47 pontos (25+22)
3º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 40 pontos (20+20)
4º) Gustavo Pessoa / 34 pontos (22+25)
5º) Miro Sihvonen / 31 pontos (22+25)
14º) Gabriel Andrigo – Yamaha Monster Energy Geração / 15 pontos (10+5)
Categoria MX2 (soma das baterias)
1º) Bernardo Tibúrcio / 43 pontos (25+18)
2º) Marcello Leodorico – Yamaha Monster Energy Geração / 40 pontos (15+25)
3º) Marcello Lima / 38 pontos (16+22)
4º) Eric Thomas / 38 pontos (22+16)
5º) Vitor Borba / 35 pontos (20+15)
7º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 28 pontos (14+14)
* Resultados Extra-oficiais
Calendário – Campeonato Brasileiro de Motocross 2024
16 e 17 de Março – Sorocaba/SP
6 e 7 de Abril – Canelinha/SC
4 e 5 de Maio – Campo Grande/MS
18 e 19 de Maio – Sorriso/MT
6 e 7 de Junho – Interlagos/SP
8 e 9 de Junho – Interlagos/SP
3 e 4 de Agosto – Faxinal/PR
Calendário fornecido pela organização, sujeito a alterações
FÁBIO SANTOS
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Foi uma primeira etapa bem complicada, já venho de um início de temporada bem difícil, brigando muito com a moto. Preciso chegar a alguns ajustes melhores. Para a segunda e terceira etapa, tenho que voltar em um nível bem acima do que eu estou agora. O bom é que salvamos pontos importantes, estamos apenas 7 pontos atrás no campeonato, então estamos na briga ainda!”
PAULO ALBERTO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“É um balanço muito positivo do fim de semana. No sábado não me senti tão bem, fiz apenas o oitavo tempo nos treinos cronometrados. Estava tendo dificuldades com as suspensões. Pensamos muito durante toda a noite, conseguimos melhorar e conseguimos fazer uma boa corrida. Um segundo e um primeiro em cada bateria, e o primeiro na Geral. Estou bastante feliz. Só tenho que agradecer a minha equipe por todo o trabalho, porque sem eles com certeza eu não conseguiria esta vitória.”
GABRIEL ANDRIGO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Foi um final de semana difícil pra mim. Na primeira bateria, tomei duas quedas e faltando seis minutos pro final tivemos uma bandeira vermelha interrompendo a prova, então consegui me recuperar só até o décimo primeiro lugar. Na segunda bateria larguei bem e estava brigando no top 10. Mas infelizmente uma pedra acabou arrancando o meu guia de corrente e tive que só rodar na pista pra somar alguns pontos. Mas é isso aí, faz parte. Bora pra próxima!”
GUILHERME BRESOLIN
Categoria MX2 | Yamaha YZ250F
“Não foi nada como esperado, não consegui andar bem e ainda sofri duas quedas. Na segunda corrida consegui dar uma recuperada, mas tive um pouco de trabalho nas ultrapassagens, faltou um pouquinho de tempo. Mas vamos pra próxima, não adianta abaixar a cabeça, temos que trabalhar mais agora. Acredito no meu potencial.”
MARCELLO LEODORICO
Categoria MX2 | Yamaha YZ250F
“Final de semana incrível, de muita superação. A primeira bateria fiquei em sexto, meus braços travaram. Mas fui para a segunda bateria forte aqui na cabeça. Larguei mal, mas consegui passar todo mundo e ganhar a bateria. E é isso aí, vamos que vamos, é só a primeira etapa!“