
A sexta etapa do AMA Supercross 2025 foi realizada neste sábado, 15 de fevereiro, no Ford Field em Detroit, Michigan. O piloto Cooper Webb, da Monster Energy Yamaha Star Racing, conquistou a vitória na categoria principal, a 450SX, em uma corrida emocionante. A primeira vitória de Webb na temporada colocou o bicampeão na liderança do campeonato, empatado em número de pontos na disputa pelo título. Na categoria 250SX, Max Anstie finalizou a prova na segunda colocação e é o líder do campeonato. Tanto na 450SX quanto na 250SX, as corridas foram decididas nas voltas finais.
Categoria 450SX
O piloto Cooper Webb, da Monster Energy Yamaha Star Racing, largou no pelotão da frente, atacou desde o início e subiu para a segunda colocação, seguindo sempre de perto o líder e ameaçando em algumas ocasiões, estudando o melhor ponto para tentar a ultrapassagem. Nas voltas finais, intensificou o ataque e conseguiu assumir a liderança da prova, recebendo a bandeira quadriculada na primeira posição e conquistando a sua primeira vitória na temporada.
Com o resultado, Webb divide a liderança da competição, empatado em número de pontos, faltando ainda 11 provas para o fim da temporada. Justin Cooper fez mais uma prova consistente, brigando no pelotão da frente e finalizando na 5ª colocação, subindo para a 6ª posição na classificação. Eli Tomac, após sofrer uma lesão na 5ª etapa, não participou da prova e agora está focado na sua recuperação.
Categoria 250SX
Na categoria 250SX da Costa Leste, Max Anstie, da Monster Energy Yamaha Star Racing, assumiu a liderança no início da prova e abriu uma vantagem confortável de mais de 7 segundos, controlando a corrida. No entanto, a poucos minutos de receber a bandeirada de chegada, a corrida foi paralisada com a bandeira vermelha para atendimento de um piloto que se acidentou.
Após o reinício da prova, Anstie travou uma bela disputa, deixando o público de pé nas últimas voltas, mas acabou perdendo a liderança e contentou-se com o segundo lugar, marcando pontos importantes e mantendo-se na liderança do campeonato, com 9 pontos de vantagem para o segundo colocado após duas provas disputadas pela Costa Leste.
Também representando a Yamaha, Nate Trasher foi o 5º colocado, mesma posição que ocupa na tabela de classificação. Pierce Brown, que se lesionou na primeira rodada da Costa Leste quando liderava a prova, ficou de fora da rodada, assim como o segundo colocado na rodada de abertura, Daxton Bennick, que não correu em Detroit após sofrer uma lesão enquanto treinava durante a semana.
A sétima rodada do maior campeonato de Supercross do planeta está marcada para o próximo sábado, 22 de fevereiro, no AT&T Stadium, em Arlington, Texas e novamente será no formato Triple Crown, com três corridas para definir os vencedores. Será a 5ª etapa da categoria 250SX pela Costa Oeste, que tem Haiden Deegan na terceira colocação, apenas 3 pontos atrás do líder, e o jovem estreante e grande sensação do campeonato, Cole Davies, de apenas 17 anos, na 5ª colocação.

Declarações dos Pilotos
“Eu realmente gostei de onde estava na terceira volta, quando passei por Aaron [Plessinger] e cheguei no Kenny [Roczen]. Eu sabia que ele estava pilotando bem hoje, então seria um bom ritmo, e tivemos algumas boas voltas. Ele sentiu a pressão e pilotou muito bem. Eu estava forçando e ele percebeu algumas das minhas linhas. Foi uma corrida difícil. Eu já estive nessa posição antes e foi ótimo. Estou empolgado por conseguir essa primeira vitória e a placa vermelha. Foi simplesmente incrível.” – Cooper Webb, vencedor da prova e líder do campeonato na categoria principal
“Aquela bandeira vermelha atrapalhou um pouco os planos. Eu estava em uma situação difícil, porque sabia que Levi era rápido e a pista estava aberta. Havia muitos lugares para passar por dentro e eu teria feito a mesma coisa. Eu estava literalmente administrando nas últimas duas voltas, mas então saiu a bandeira vermelha. É isso. No geral, estou sólido, me sinto muito bem, estou rápido, estou confortável onde estou.” – Max Anstie, líder da Costa Leste na categoria 250SX
RESULTADOS – 6ª RODADA – Detroit, Michigan
(2ª rodada 250SX Costa Leste)
Categoria 250SX
1º) Levi Kitchen
2º) Max Anstie – Yamaha
3º) R.J. Hampshire
4º) Tom Vialle
5º) Nate Thrasher – Yamaha
Categoria 450SX
1º) Cooper Webb/Yamaha
2º) Ken Roczen
3º) Chase Sexton
4º) Malcolm Stewart
5º) Justin Cooper/Yamaha
CLASSIFICAÇÃO APÓS 6 ETAPAS (2ª Etapa Costa Leste)
Categoria 250SX
1º) Max Anstie – Yamaha / 47 pontos
2º) Levi Kitchen / 38 pontos
3º) Tom Vialle / 35 pontos
4º) Chance Hymas / 32 pontos
5º) Nate Thrasher – Yamaha / 31 pontos
Categoria 450SX
1º) Chase Sexton / 121 pontos
1º) Cooper Webb – Yamaha / 121 pontos
3º) Ken Roczen / 105 pontos
4º) Jason Anderson / 100 pontos
5º) Malcolm Stewart / 95 pontos
6º) Justin Cooper – Yamaha / 86 pontos
Calendário do AMA Supercross 2025:
11 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
18 de janeiro – Snapdragon Stadium, San Diego, CA / 250cc Costa Oeste
25 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
1 de fevereiro – State Farm Stadium, Glendale, AZ / 250cc Costa Oeste
8 de fevereiro – Raymond James Stadium, Tampa, FL / 250cc Costa Leste
15 de fevereiro – Ford Field, Detroit, MI / 250cc Costa Leste
22 de fevereiro – AT&T Stadium, Arlington, TX / 250cc Costa Oeste
1 de março – Daytona International Speedway, Daytona Beach, FL / 250cc Costa Leste
8 de março – Lucas Oil Stadium, Indianapolis, IN / 250cc Costas Leste e Oeste
22 de março – Protective Stadium, Birmingham, AL / 250cc Costa Leste
29 de março – Lumen Field, Seattle, WA / 250cc Costa Oeste
5 de abril – Gillette Stadium, Foxborough, MA / 250cc Costa Leste
12 de abril – Lincoln Financial Field, Philadelphia, PA / 250cc Costas Leste e Oeste
19 de abril – MetLife Stadium, East Rutherford, NJ / 250cc Costa Leste
26 de abril – Acrisure Stadium, Pittsburgh, PA / 250cc Costa Leste
3 de maio – Empower Field at Mile High, Denver, CO / 250cc Costa Oeste
10 de maio – Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, UT / 250cc Costas Leste e Oeste