É CAMPEÃO! Ricardo Martins, da Yamaha IMS Rally Team, é o campeão do Sertões 2020 na classe das Motos. Pilotando uma WR450F, o catarinense foi o mais rápido da competição após 4.567 quilômetros entre Mogi Guaçu-SP e Barreirinhas-MA. A prova começou dia 30 de outubro e terminou neste sábado, 7, após disputas emocionantes, chuva, frio, calor e muita estratégia.
Ricardo Martins contou com os companheiros de time da Yamaha, os pilotos Túlio Malta, Luciano Gomes, Bruno Leles e uma equipe de 14 profissionais envolvidos no apoio, todos fundamentais na conquista deste título histórico, o primeiro da Yamaha na classificação geral do Sertões.
O campeão assumiu a liderança da prova na segunda etapa, entre Brasília-DF e Minaçu-GO. Era a primeira parte da Etapa Maratona, realizada no dia 2 de novembro, e Ricardo optou por um pneu mais macio, diferente dos outros competidores. Com uma pilotagem agressiva e consistente, abriu vantagem de 9 minutos para seu principal oponente. Nos dias seguintes, manteve a tocada e administrou a margem até a vitória.
“Fiz um Sertões muito consistente. Não errei, não caí, andei em um ritmo rápido em todas as etapas, fruto de muito treinamento. Estou muito feliz com a vitória. Saiu um peso das minhas costas, eu precisava desta vitória. Vim preparado para lutar. Com a saída do Adrien (Metge), me senti ainda mais responsável pela vitória. Fomos fortes. A equipe toda lutou muito. Túlio, Luciano, Bruninho foram muito importantes, e todos do time fizeram o seu trabalho de forma excelente. Ganhamos em equipe. A Yamaha é a campeã! Funcionou tudo muito bem desde a moto, que chegou intacta ao box, que esteve sempre em perfeita harmonia. Também gostaria de dizer que lamento muito a perda do meu amigo Tunico (Maciel). Ele estará para sempre em nossos corações”, comenta Ricardo Martins.
Túlio Malta fez um Sertões sólido e nele garantiu o título antecipado do Brasileiro de Rally Cross Country na categoria Moto 2. O mineiro terminou o Sertões na quarta colocação geral, e foi vice na Moto 2.
“Foi uma prova atípica por conta da Pandemia, mas a organização conseguiu fazer muito bem feito. Final feliz para a Yamaha, nosso grande Bob (apelido de Ricardo Martins) saiu campeão, está de parabéns. Mérito dele e de todo time, da nossa nova equipe. Companheirismo, segurança, profissionais capacitados. Estão todos de parabéns! Lamentamos que nosso amigo Tunico Maciel tenha sofrido o acidente e nos deixado”, disse Túlio.
As menções ao piloto Tunico Maciel, da Honda Racing Brasil, dizem respeito ao acidente sofrido pelo atleta no último dia de Sertões. O piloto caiu, foi socorrido pelos pilotos, depois pelos médicos da prova, e foi levado ao hospital de São Luís, capital do Maranhão. Infelizmente, não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 9 de novembro. Todo time da Yamaha Racing Brasil lamenta a perda do amigo Tunico Maciel.
Os patrocinadores da Yamaha IMS Rally Team são: IMS Race Wear, WMC Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Yamalube, PowerMX, D’Lua Racing, BPM, Durag, Duboy Works, Vira-Latas, Rocket Escapamentos.
Classificação final – Sertões 2020
Geral Motos
1) Ricardo Martins – 17:52:25 – WR450F – Yamaha IMS Rally Team
2) Bissinho Zavatti – 18:04:08
3) Vitor Siqueira – 18:13:53
4) Túlio Malta – 18:14:58 – WR450F – Yamaha IMS Rally Team
5) Bruno Leles – 18:30:58 – WR450F
6) Luciano Gomes – 18:38:48 – WR450F
7) Emerson Loth – 18:42:31
8) Rami Sfredo – 18:46:32
9) Francine Rossi – 18:53:12
10) Thiago Veloso – 18:55:17