A Yamaha IMS Rally Team começou com a mão direita mais uma edição do Sertões. Nesta sexta-feira, 23 de agosto, foram disputados o Prólogo e o Super Prime, que definem a ordem de largada para a 32ª edição do maior rally das Américas. Líder invicto do Campeonato Brasileiro e vencedor das três provas da temporada, Adrien Metge confirmou o favoritismo e foi o mais rápido do dia em Brasília/DF, na pista especialmente montada ao lado do paddock, no entorno do Estádio Mané Garrincha.
O primeiro dia começou com a disputa do Prólogo, um circuito em linha de 11 km de extensão na área do 1° Regimento de Cavalaria de Guardas, para selecionar os oito mais rápidos que se enfrentariam no Super Prime. Foi no Prólogo que a marca azul começou a mostrar sua força: entre os oito primeiros colocados, cinco motocicletas eram Yamaha WR450F.
O Super Prime começou às três da tarde em disputas eliminatórias. Um a um, Adrien Metge foi eliminando seus oponentes, até vencer a disputa final e conquistar o Troféu Sylvio de Barros, em homenagem ao piloto e empresário falecido em maio. Com a vitória, Metge pôde escolher a posição de largada e fez a opção de ser o primeiro a largar e abrir a prova, que terá um início travado, com trechos de serra e pedras.
Em seu 14º Sertões, Ricardo Martins se classificou em sexto no Prólogo, e o atual vice-campeão e vencedor da categoria Moto2, Gabriel Bruning, foi o oitavo. Ambos os pilotos da Yamaha IMS Rally Team também se classificaram para a disputa do Super Prime e, assim como Metge, também largam no pelotão da frente na primeira etapa do Sertões.
Neste sábado (24), os pilotos enfrentarão uma Especial Cronometrada de 236 km. Antes disso, encaram um deslocamento inicial de 38 km e, após a Especial, mais um Deslocamento Final de 253 km. No total, serão 527 km entre Brasília/DF e Formosa/GO.
Esta 32ª edição do Sertões terá oito etapas, totalizando 3.704 quilômetros de percurso, dos quais 2.386 serão de Especiais Cronometradas. Além do Distrito Federal, o rally passará por Goiás, Minas Gerais e Bahia.
Confira abaixo a programação e o roteiro do Sertões, além do balanço do dia pelos pilotos Yamaha, que disputarão a prova a bordo da WR450F.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
PROGRAMAÇÃO | SERTÕES 2024
24/8, Sábado: Etapa 1
Brasília (DF) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 38 km
Especial Cronometrada: 236 km
Deslocamento final: 253 km
Total do dia: 527 km
25/8, Domingo: Etapa 2
Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial Cronometrada: 433 km
Deslocamento final: 208 km
Total do dia: 670 km
26/8, Segunda-feira: Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 3 km
Especial Cronometrada: 336 km
Deslocamento final: 47 km
Total do dia: 386 km
27/8, Terça-feira: Etapa 4 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 6 km
Especial Cronometrada: 418 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 434 km
28/8, Quarta-feira: Etapa 5 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 16 km
Especial Cronometrada: 263 km
Deslocamento final: 14 km
Total do dia: 293 km
29/8, Quinta-feira: Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 139 km
Especial Cronometrada: 218 km
Deslocamento final: 277 km
Total do dia: 634 km
30/8, Sexta-feira: Etapa 7
Formosa (GO) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 85 km
Especial Cronometrada: 349 km
Deslocamento final: 63 km
Total do dia: 497 km
31/8, Sábado: Etapa 8
Formosa (GO) / Brasília (DF)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial Cronometrada: 133 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 263 km
Percurso Total: 3.704 km
Total de Especiais Cronometradas: 2.386 km
* Programação fornecida pela organização / Sujeito a alterações
ADRIEN METGE
Geral e Moto1 | Yamaha WR450F
“Hoje foi bom! Cheguei a cair e pensei que já era, mas no final, foi bom, deu tudo certo, foi bem legal. Na última disputa a pista estava muito lisa, molharam muito a pista pra tirar a poeira. Mas consegui me dar bem e é isso aí escolhi largar na frente, em primeiro amanhã. Amanhã eles estão falando que vai ser bem travado no começo e depois mais rápido, então vou me concentrar na navegação e vou fazer o meu melhor.”
RICARDO MARTINS
Geral e Moto1 | Yamaha WR450F
“O dia hoje começou com o Prólogo, estava bem rápido, estreito, dentro de uma área militar, foi bem legal. Consegui ficar entre os 8 e me classificar para o Super Prime, que foi bem disputado, bem legal. Conseguimos ficar em uma boa posição de largada, vou largar em quinto e amanhã que começa a corrida. Amanhã será um dia importante, vai ter um pouco de serra, depois um pouco de velocidade e vamos trabalhar para fazer o melhor possível.”
GABRIEL BRUNING
Geral e Moto2 | Yamaha WR450F
“O dia foi bem corrido, com dois desafios hoje. No Prólogo eu não fui tão bem, acabei cometendo um errinho já no começo e dei uma desconcentrada, mas consegui ficar entre os 8 e me classificar para o Super Prime. E consegui fazer um quarto lugar no Super Prime, foi bem legal, com bastante gente, foi legal ter esse contato com o público. Mas é amanhã que realmente começa, a gente já vai pegar um dia duro, com serra, pedras, então vamos descansar porque amanhã o bicho pega.”