
A 5ª rodada do AMA Supercross 2025, realizada neste sábado (8/2) no Raymond James Stadium em Tampa, Flórida, foi marcada por grandes reviravoltas e desempenhos impressionantes dos pilotos da Yamaha nas classes 250SX e 450SX. Para a categoria 250SX, a rodada foi válida como a primeira etapa da Costa Leste e foi marcada por uma dobradinha, com a Yamaha garantindo as duas primeiras colocações na corrida de abertura.
Categoria 250SX
A corrida das 250cc começou com grande intensidade, destacando os pilotos da Yamaha, Pierce Brown, Max Anstie e Daxton Bennick. Brown largou na frente e liderou a maior parte da prova, mas sofreu uma forte queda restando apenas oito minutos para o final, que o tirou da corrida e permitiu que Anstie assumisse a liderança. A prova foi interrompida por uma bandeira vermelha, mas após a retomada, Anstie manteve a liderança e venceu a corrida, seguido pelo seu companheiro de equipe, Daxton Bennick, que garantiu a dobradinha para a Yamaha com o segundo lugar.

Categoria 450SX
A prova da categoria principal proporcionou momentos imprevisíveis e dramáticos, com uma corrida repleta de trocas de posições nas primeiras colocações. Cooper Webb, da Monster Energy Yamaha Star Racing, alcançou o segundo lugar quando a bandeira quadriculada foi agitada. Com o bom resultado, o piloto da Yamaha YZ450F assumiu a vice-liderança da competição após 5 etapas disputadas, ficando apenas a 5 pontos do líder.
Justin Cooper fez uma corrida consistente e passou ileso pelas confusões e acidentes da corrida principal, finalizando na quarto colocação. Com o resultado, o piloto da Yamaha subiu da 10ª para a 8ª colocação na classificação.
Eli Tomac, da Monster Energy Yamaha Star Racing, sofreu uma lesão na perna esquerda durante os treinos classificatórios e andou na Heat de forma conservadora, tentando salvar pontos para o campeonato. Ele terminou na 17ª posição, somou alguns pontos e ocupa a 5ª posição na classificação do campeonato.
A próxima etapa do AMA Supercross ocorrerá no Ford Field, em Detroit, Michigan, no dia 15 de fevereiro, prometendo mais emoções e disputas acirradas entre os pilotos.

Declarações dos Pilotos
“O Pierce [Brown] caiu e odeio ver isso acontecer. Ele estava andando muito bem, mas acabou caindo e passou por cima do guidão. Depois disso, parece que deu uma esfriada no meu ritmo. A corrida foi paralisada com bandeira vermelha, eu e o [companheiro de equipe] Daxton estávamos na frente e parecia um dia normal no Goat Farm [centro de treinamentos]. E, sinceramente, pensei: ‘Agora não é hora de fazer besteira.’ A seção de costelas estava bem traiçoeira, e sendo a primeira etapa, sempre bate um nervosismo a mais”, disse Max Anstie, o vencedor da 250SX e líder da Costa Leste
“Eu disse [ao Max], olhei para ele e disse, ‘Ei, agora é como se estivéssemos na nossa pista de treino agora, então vamos segurar isso”, explicou Daxton Bennick, sobre o que ele disse ao companheiro de equipe Max Anstie no meio da corrida.
“Acabei patinando no gate, e aí já era. Fiz uma boa investida no meio do pelotão, mas fiquei um pouco frustrado comigo mesmo. Eu estava junto com o Malcolm [Stewart] passando pelo pelotão, mas ele conseguiu passar pelos retardatários e eu não fui tão rápido. E, como deu para ver na disputa com o Kenny [Roczen], os retardatários atrapalharam muito. Ainda tenho que melhorar, hoje foi um segundo lugar na raça”, relatou Webb, que com o resultado subiu para o segundo lugar na classificação geral do campeonato.
“Uma noite muito melhor para mim em Tampa! O começo foi sólido, tive algumas batalhas na frente e consegui ficar longe dos problemas. P4 e definitivamente um passo na direção certa para nós nesta temporada. Obrigado à Yamaha!”, comemorou Justin Cooper
RESULTADOS – 5ª RODADA – Tampa, Flórida
1ª rodada 250SX Costa Leste
Categoria 250SX
1º) Max Anstie – Yamaha
2º) Daxton Bennick – Yamaha
3º) Cameron Mcadoo
4º) Seth Hammaker
5º) Tom Vialle
Categoria 450SX
1º) Malcolm Stewart
2º) Cooper Webb/Yamaha
3º) Jason Anderson
4º) Justin Cooper/Yamaha
5º) Chase Sexton
CLASSIFICAÇÃO APÓS 5 ETAPAS (1ª Etapa Costa Leste)
Categoria 250SX
1º) Max Anstie – Yamaha / 25 pontos
2º) Daxton Bennick – Yamaha / 22 pontos
3º) Cameron Mcadoo / 20 pontos
4º) Seth Hammaker / 18 pontos
5º) Tom Vialle / 17 pontos
Categoria 450SX
1º) Chase Sexton / 101 pontos
2º) Cooper Webb – Yamaha / 96 pontos
3º) Jason Anderson / 84 pontos
4º) Ken Roczen / 83 pontos
5º) Eli Tomac – Yamaha / 80 pontos
8º) Justin Cooper – Yamaha / 69 pontos
Calendário do AMA Supercross 2025:
11 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
18 de janeiro – Snapdragon Stadium, San Diego, CA / 250cc Costa Oeste
25 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
1 de fevereiro – State Farm Stadium, Glendale, AZ / 250cc Costa Oeste
8 de fevereiro – Raymond James Stadium, Tampa, FL / 250cc Costa Leste
15 de fevereiro – Ford Field, Detroit, MI / 250cc Costa Leste
22 de fevereiro – AT&T Stadium, Arlington, TX / 250cc Costa Oeste
1 de março – Daytona International Speedway, Daytona Beach, FL / 250cc Costa Leste
8 de março – Lucas Oil Stadium, Indianapolis, IN / 250cc Costas Leste e Oeste
22 de março – Protective Stadium, Birmingham, AL / 250cc Costa Leste
29 de março – Lumen Field, Seattle, WA / 250cc Costa Oeste
5 de abril – Gillette Stadium, Foxborough, MA / 250cc Costa Leste
12 de abril – Lincoln Financial Field, Philadelphia, PA / 250cc Costas Leste e Oeste
19 de abril – MetLife Stadium, East Rutherford, NJ / 250cc Costa Leste
26 de abril – Acrisure Stadium, Pittsburgh, PA / 250cc Costa Leste
3 de maio – Empower Field at Mile High, Denver, CO / 250cc Costa Oeste
10 de maio – Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, UT / 250cc Costas Leste e Oeste