
Neste sábado, 29 de março, a Yamaha novamente demonstrou sua força na temporada 2025 do AMA Supercross. Na 11ª etapa realizada no Lumen Field, em Seattle, Washington, Cooper Webb garantiu uma vitória emocionante na categoria 450SX, consolidando ainda mais sua liderança no campeonato. Já na categoria 250SX, válida pela 7ª etapa da Costa Oeste, o destaque foi o jovem piloto Cole Davies, de apenas 17 anos, que celebrou sua primeira vitória no profissional.
Categoria 450SX: Superação e emoção na reta final
Com uma casa cheia e um público vibrando com as disputas, Cooper Webb com sua Yamaha YZ450F, conquistou sua quarta vitória na temporada. Webb teve outra performance impressionante e uma batalha intensa com seus adversários. Nos momentos finais, faltando menos de um minuto para o término, Webb assumiu a liderança da prova e confirmou a vitória em uma das etapas mais difíceis do campeonato, ampliando a vantagem na tabela de classificação.

Categoria 250SX: Uma vitória histórica para Cole Davies
Na classe 250SX, o jovem Cole Davies, em sua temporada de estreia no profissional, foi o grande destaque da rodada. Depois de vencer sua bateria classificatória, Davies dominou a corrida principal desde o início, garantindo sua primeira vitória na carreira. Aos 17 anos, ele se posiciona como terceiro colocado no campeonato, deixando para trás pilotos experientes e diminuindo a distância em relação ao líder.
O líder da competição na 250SX pela Costa Oeste, Haiden Deegan, protagonizou uma impressionante corrida de recuperação. Após uma queda na primeira volta, Deegan apresentou um forte ritmo para conquistar o terceiro lugar, mantendo-se na liderança do campeonato.
Próximas etapas
A 12ª rodada do campeonato será no próximo dia 5 de abril, no Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts. Para a categoria 250SX, será válida pela 6ª rodada da Costa Leste. A Costa Oeste volta às pistas no dia 12 de abril, quando as duas divisões (Leste e Oeste) se enfrentam novamente.
Comentário dos pilotos
“Eu realmente queria essa. Eu e Kenny [Roczen] estávamos indo de um lado para o outro. Então o Chase chegou em nós dois e vi que era hora de ir! Eu tive que alcançar o Kenny, passei por ele, e então era um jogo aberto. Foi muito intenso. Eu queria que as pessoas pudessem ter uma visão em primeira pessoa da pista, dos sulcos e dos retardatários. Essa foi uma das pistas mais insanas que já pilotei, e foi uma verdadeira batalha, dois dos melhores caras do momento disputando. Você tinha que pilotar no limite. Ele tinha aquela linha nas costelas que era muito mais rápida, mas eu apenas continuei forçando e não podia deixá-lo vencer duas seguidas, com certeza. Quero agradecer ao bom Senhor. Esses fãs foram incríveis a noite toda, podíamos ouvi-los acima das nossas motos… Como eu disse, isso é estritamente negócio.” – Cooper Webb, vencedor da prova e líder na 450SX
“Foi uma longa jornada e muito trabalho para chegar até aqui. Não posso agradecer o suficiente às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui… Sinto que essa vitória já estava atrasada há muito tempo. Estou muito animado por ter conseguido essa e eu precisava disso.” – Cole Davies, que conquistou sua primeira vitória no AMA Supercross e ocupa terceira colocação na categoria 250SX da Costa Oeste
“Na primeira volta, eu perdi a dianteira e simplesmente caí… fiz um ajuste errado na configuração da moto, isso acontece. Isso é corrida, e eu assumo a culpa por isso. Caí na primeira volta e me coloquei em uma posição ruim. Lutei para me recuperar e consegui chegar em terceiro.” – Haiden Deegan, terceiro colocado na corrida e líder do campeonato.

RESULTADOS – 11ª RODADA (7ª rodada 250SX Costa Oeste)
Seattle, Washington
Categoria 250SX – Costa Oeste
1º) Cole Davies – Yamaha
2º) Garrett Marchbanks
3º) Haiden Deegan – Yamaha
4º) Julien Beaumer
5º) Jo Shimoda
Categoria 450SX
1º) Cooper Webb / Yamaha
2º) Chase Sexton
3º) Aaron Plessinger
4º) Ken Roczen
5º) Dylan Ferrandis
6º) Justin Cooper/Yamaha
CLASSIFICAÇÃO APÓS 11 ETAPAS (7ª Etapa Costa Oeste)
Categoria 250SX – Costa Oeste
1º) Haiden Deegan – Yamaha / 149 pontos
2º) Julien Beaumer / 135 pontos
3º) Cole Davies – Yamaha / 129 pontos
4º) Jo Shimoda / 119 pontos
5º) Coty Schock – Yamaha / 104 pontos
Categoria 450SX
1º) Cooper Webb – Yamaha / 236 pontos
2º) Chase Sexton / 225 pontos
3º) Ken Roczen / 202 pontos
4º) Malcolm Stewart / 177 pontos
5º) Justin Cooper – Yamaha / 176 pontos
Calendário do AMA Supercross 2025:
11 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
18 de janeiro – Snapdragon Stadium, San Diego, CA / 250cc Costa Oeste
25 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
1 de fevereiro – State Farm Stadium, Glendale, AZ / 250cc Costa Oeste
8 de fevereiro – Raymond James Stadium, Tampa, FL / 250cc Costa Leste
15 de fevereiro – Ford Field, Detroit, MI / 250cc Costa Leste
22 de fevereiro – AT&T Stadium, Arlington, TX / 250cc Costa Oeste
1 de março – Daytona International Speedway, Daytona Beach, FL / 250cc Costa Leste
8 de março – Lucas Oil Stadium, Indianapolis, IN / 250cc Costas Leste e Oeste
22 de março – Protective Stadium, Birmingham, AL / 250cc Costa Leste
29 de março – Lumen Field, Seattle, WA / 250cc Costa Oeste
5 de abril – Gillette Stadium, Foxborough, MA / 250cc Costa Leste
12 de abril – Lincoln Financial Field, Philadelphia, PA / 250cc Costas Leste e Oeste
19 de abril – MetLife Stadium, East Rutherford, NJ / 250cc Costa Leste
26 de abril – Acrisure Stadium, Pittsburgh, PA / 250cc Costa Leste
3 de maio – Empower Field at Mile High, Denver, CO / 250cc Costa Oeste
10 de maio – Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, UT / 250cc Costas Leste e Oeste