Fim de prova em Araxá/MG com a 6ª edição do Rally Minas Brasil coroando seus campeões neste sábado (18/5). Assim como na rodada de abertura, a Yamaha levou a melhor e foi a grande campeã desta segunda prova do Campeonato Brasileiro de Rally Raid. Adrien Metge foi o mais rápido e levou o título na Classificação Geral e na categoria Moto1. Seu companheiro de equipe Gabriel Bruning foi o campeão na Categoria Moto2.
A terceira e última etapa do 6º Rally Minas Brasil se revelou um verdadeiro teste de fogo para os competidores da Yamaha IMS Rally Team. Iniciando a etapa na liderança de suas categorias, os pilotos enfrentaram uma série de desafios que ameaçaram suas posições. Adrien Metge encontrou dificuldades logo no início e errou a navegação. Determinado a recuperar o tempo perdido, Metge acelerou ao máximo, mas essa pressão resultou em problemas no sistema de freio dianteiro, e o atual campeão brasileiro de rally cometeu um erro em uma curva do percurso, saindo da pista e colidindo com uma cerca. Metge manteve a concentração na parte final e acelerou forte não apenas para garantir a vitória do dia, mas também o título de campeão do Rally Minas Brasil na Classificação Geral e na Categoria Moto1. Esta conquista marca a segunda vitória consecutiva do piloto francês com a Yamaha WR450F, que se mantém invicto na temporada e amplia sua vantagem na liderança no Campeonato Brasileiro de Rally Raid. Metge também venceu com a Yamaha o Rally RN 1500, Etapa de abertura do campeonato.
Líder na categoria Moto2, Gabriel Bruning tinha uma vantagem confortável após largar nesta última etapa. Porém o catarinense acabou sofrendo uma forte queda. E a situação que já estava complicada, ficou ainda pior, pois o guidão da sua moto acabou se rompendo na queda. Mas o piloto mostrou muita superação para acelerar sua motocicleta até a linha de chagada e garantir o título de campeão do 6º Rally Minas Brasil na Categoria Moto2.
4º colocado na Categoria Moto1, Ricardo Martins também teve problemas no roteiro no início da Especial e acabou perdendo algum tempo. Vinha imprimindo um ritmo forte e buscando a recuperação, mas abriu mão de buscar uma melhor posição visando o melhor resultado para a equipe. Com o problema no tanque auxiliar de Gabriel Bruning, que corria o risco de não completar a etapa por uma pane seca (ficar sem combustível antes da linha de chegada), Martins cedeu uma quantidade de gasolina da sua moto para seu companheiro de equipe. Também com risco de não completar a etapa, teve que aliviar o acelerador para diminuir o consumo e completar o percurso. Ao fim da etapa tudo deu certo, os três pilotos da Yamaha IMS Rally Team finalizaram a prova e puderam fazer a festa com a conquista dos títulos nas principais categorias.
Com mais este ótimo resultado na temporada, a Yamaha IMS Rally Team consolida sua posição de liderança no esporte, demonstrando por parte de seus pilotos velocidade, determinação e acima de tudo, espírito de equipe.
Moto Over – A Yamaha comemora ainda a conquista do título em mais uma categoria no 6º Rally Minas Brasil. Com a sua Yamaha WR450F, o piloto Luciano Gomes foi o mais rápido, vencendo as três etapas da prova e conquistando o título na Categoria Moto Over. O piloto faz parte do Programa bLU cRU Yamaha.
Confira abaixo os resultados do dia e a classificação final do 6º Rally Minas Brasil.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
Resultado | 6º Rally Minas Brasil | 3ª Etapa
Classificação Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 2h20min10seg
2º) Mason Klein / 2h21min00seg
3º) Martin Duplessis / 2h27min49seg
4º) Gabriel Soares / 2h30min58seg
5º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 2h31min55seg
6º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 2h34min26seg
Categoria Moto1
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 2h20min10seg
2º) Mason Klein / 2h21min00seg
3º) Martin Duplessis / 2h27min49seg
4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 2h34min26seg
Categoria Moto2
1º) Gabriel Soares / 2h30min58seg
2º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 2h31min55seg
3º) Guilherme Bissoto – bLU cRU Yamaha / 2h38min21seg
4º) Bruno Leles – bLU cRU Yamaha / 2h39min00seg
5º) Guilherme Piva / 3h02min08seg
Classificação Final (3 etapas) – 6º Rally Minas Brasil
Classificação Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 7h03min37seg
2º) Mason Klein / 7h06min08seg
3º) Martin Duplessis / 7h20min11seg
4º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 7h28min59seg
5º) Gabriel Soares / 7h32min02seg
6º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 7h32min49seg
Categoria Moto1
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 7h03min37seg
2º) Mason Klein / 7h06min08seg
3º) Martin Duplessis / 7h20min11seg
4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 7h32min49seg
Categoria Moto2
1º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 7h28min59seg
2º) Gabriel Soares / 7h32min02seg
3º) Bruno Leles – bLU cRU Yamaha / 7h59min23seg
4º) Guilherme Bissoto – bLU cRU Yamaha / 8h08min02seg
5º) Guilherme Piva / 14h25min46seg
*resultados extra-oficiais
ADRIEN METGE
Moto1 – Yamaha WR450F
“Hoje foi uma etapa bonita, o Mason (Klein) estava andando muito bem e eu também andei em um bom ritmo. Errei no começo, depois tive um problema no freio dianteiro e cometi um erro, saí da pista e fiquei preso no arame de uma cerca e demorei um pouco para sair. Mas é isso aí, quando tem uns problemas temos que conseguir nos concentrar, esquecer e continuar focado e andar bem. Mas então me concentrei, continuei andando bem, em um ritmo muito bom e conseguir ganhar o dia e vencer o rally. Isso é o mais importante! Quero agradecer a equipe Yamaha IMS Rally Team, todo mundo que trabalhou muito bem. Muito feliz por nossa equipe! Agora vamos nos preparar para o próximo!”
RICARDO MARTINS
Moto1 – Yamaha WR450F
“O dia hoje foi tenso, tive que parar para botar combustível para o Gabriel (Bruning), cuidar um pouco da corrida dele, porque ele estava sem combustível. Mas chegamos ao final, o Gabriel ganhou a categoria dele, o Adrien ganhou também e eu fico em quarto na Moto1. Estou ganhando velocidade, estou melhorando o meu ritmo, então está bom.”
GABRIEL BRUNING
Moto2 – Yamaha WR450F
“Campeão do Rally Minas Brasil na Categoria Moto2 e quarto colocado na Classificação Geral. Foi um Rally bem difícil pra mim, com muitos desafios. Hoje acabei sofrendo uma queda forte, mas o importante é que consegui terminar. Andei os últimos 75 km com uma só parte do guidão, mas desistir não é uma opção. A gente vai até o final para brigar e agora o resultado está aí, campeão!”