A cidade de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, foi palco de vitórias dos pilotos da equipe Yamaha Monster Energy Geração neste final de semana (5 a 7/5). A segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023, disputada em um fim de semana de muita chuva, teve novo domínio azul, com os pilotos Yamaha ampliando a vantagem na liderança da competição.
Categoria MX1
Na categoria principal, a MX1, Fábio Santos foi o grande nome do fim de semana, mostrando domínio desde os treinos. Na primeira corrida deste domingo, caiu na curva da largada e foi para a última colocação. Fez uma excelente prova de recuperação e escalou o pelotão para finalizar na segunda colocação. Na segunda bateria, largou entre os primeiros e já no início assumiu a liderança para não mais perder, recebendo a bandeirada de chegada em primeiro para garantir a vitória da etapa pela segunda vez consecutiva no ano.
Paulo Alberto enfrentou problemas e não conseguiu finalizar a primeira bateria. Mas, na segunda, fez uma excelente largada e liderava a prova quando sofreu uma queda, perdendo muitas posições. Fez uma forte corrida de recuperação e finalizou em terceiro.
Gabriel Andrigo, mostrando evolução em seu ano de estreia na categoria, fez duas corridas consistentes, marcando pontos importantes e mostrando que em breve estará disputando as primeiras posições. Na primeira bateria fez um P6 e na segunda foi P7. Na soma das duas foi o 7º colocado, subindo para a 8ª colocação na classificação do campeonato.
Categoria MX2
A categoria MX2 continua com domínio do jovem Guilherme Bresolin, que venceu as duas baterias do fim de semana, se mantendo com 100% de aproveitamento no campeonato e aumentando a vantagem na liderança da tabela. Em uma pista difícil, o piloto fez provas muito fortes, vencendo com autoridade as duas baterias.
Marcello Leodorico também fez duas baterias consistentes e finalizou a rodada na 4ª colocação.
Categoria MXF
A corrida da categoria Feminina foi disputada na noite do sábado, em uma pista muito difícil e com muita lama. Líder do campeonato, Sarah Raquel estava em um bom ritmo e lutava pelas primeira posições quando sofreu uma queda e perdeu muito tempo.
De volta à corrida, conseguiu se recuperar bem, imprimir um ritmo forte e optou por fazer uma prova segura para finalizar na terceira colocação e se manter na liderança do campeonato. A piloto da YZ250F segue para a próxima rodada mantendo o Plate Vermelho de líder na sua moto, assim como seus companheiros de equipe Fábio Santos e Guilherme Bresolin.
Os patrocinadores da equipe são: Monster Energy, Grupo Geração, ASW Racing, Júpiter Baterias, Yamalube, Consórcio Yamaha, Vedamotors, Geração Adventure, Brasil Racing, Philips OneBlade, Diafrag, Durag, DID, MotoStyle, Fokus, Aqualis e Nitro Mousse.
RESULTADOS – BRMX 2023
2ª ETAPA – IBIRUBÁ/RS
Categoria MX1 – Soma das duas baterias
1º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 47 pontos (22+25)
2º) Gustavo Pessoa – bLU cRU Yamaha / 43 pontos (25+18)
3º) Dudu Lima / 40 pontos (18+22)
4º) Jetro Salazar / 36 pontos (20+16)
5º) Pepê Bueno / 31 pontos (16+15)
6º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 29 pontos (9+20)
7º) Gabriel Andrigo – Yamaha Monster Energy Geração / 29 pontos (15+14)
Categoria MX2 – Soma das duas baterias
1º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 50 pontos (25+25)
2º) German Talmon / 42 pontos (20+22)
3º) Bernardo Tibúrcio / 40 pontos (22+18)
4º) Marcello Leodorico – Yamaha Monster Energy Geração / 35 pontos (15+20)
5º) Henrique Henicka / 31pontos (16+15)
Categoria MXF
1º) Brunna Bartz / 11 voltas
2º) Maiara Basso / + 8s336
3º) Sarah Raquel – Yamaha Monster Energy Geração / + 53s515
4º) Thaís de Castro – bLU cRU Yamaha / + 1min46s533
5º) Luanna Neves / + 1 volta
CLASSIFICAÇÃO DO BRMX 2023
Categoria MX1
1º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 94 pontos
2º) Jetro Salazar / 77 pontos
3º) Dudu Lima / 76 pontos
4º) Gustavo Pessoa – bLU cRU Yamaha / 75 pontos
5º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 71 pontos
8º) Gabriel Andrigo – Yamaha Monster Energy Geração / 51 pontos
Categoria MX2
1º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 100 pontos
2º) Bernardo Tibúrcio / 82 pontos
3º) Henrique Henicka / 67 pontos
4º) Marcello Leodorico – Yamaha Monster Energy Geração / 64 pontos
5º) Gabriel Mielke / 64 pontos
Categoria MXF
1º) Sarah Raquel – Yamaha Monster Energy Geração / 45 pontos
2º) Maiara Basso / 44 pontos
3º) Thaís de Castro – bLU cRU Yamaha / 38 pontos
4º) Brunna Bartz / 32 pontos
5º) Luanna Neves / 32 pontos
FÁBIO SANTOS
Motocross | MX1 | Yamaha YZ450F
“Na primeira bateria acabei sofrendo duas quedas ainda na primeira volta, que me atrapalharam bastante. Mas estou feliz, ainda consegui fazer um 2º lugar na primeira bateria. Na segunda bateria, fiz uma boa largada e imprimi um bom ritmo a prova toda. Estou muito feliz por sair daqui com o Plate Vermelho, mas agora vamos trabalhar ainda mais pra manter até o final!”
PAULO ALBERTO
Motocross | MX1 | Yamaha YZ450F
“Final de semana agridoce. Senti-me bem na moto e rápido! Infelizmente na primeira bateria acabei tendo problemas com embreagem desde o início, acabando por não conseguir terminar. Na segunda bateria largamos na frente, mas nas voltas iniciais acabei cometendo um erro e caí, ficando muito para trás. Recuperamos até a 3ª posição, com a melhor volta da corrida. Mas o campeonato é assim mesmo e ainda faltam muitas baterias pela frente!”
GABRIEL ANDRIGO
Motocross | MX1 | Yamaha YZ450F
“Fiz duas baterias muito boas, consegui evoluir muito desde a primeira etapa! Consegui andar mais solto e claro que queria ter ido pro pódio, mas bateu na trave, mas acredito que fiz bons resultados. É isso aí, evoluindo cada vez mais, vamos pra próxima!”
GUILHERME BRESOLIN
Motocross | MX2 | Yamaha YZ250F
“Eu sabia que aqui iria ser bem difícil porque não ando muito bem nesta pista, ela é bem difícil. Mas é isso aí, fiz primeiro na MX2, que era a minha meta. Estou muito feliz, obrigado a todos por toda a torcida e obrigado a Yamaha Monster Energy Geração. Valeu!”
MARCELLO LEODORICO
Motocross | MX2 | Yamaha YZ250F
“Foi um fim de semana de muitos desafios e hoje fico um pouco mais feliz com meu resultado na segunda bateria. Estou tendo muitos problemas com os braços, sofrendo com arm-pump. Nessa segunda bateria consegui fluir mais, mesmo com os braços travados, então fico feliz. Esta semana temos médico, vamos resolver isso aí e vamos pra cima!”
SARAH RAQUEL
Motocross | MXF | Yamaha YZ250F
“Foi uma prova bem difícil, com muita lama! Estava com muitas dificuldades e não sou muito acostumada com esse tipo de terreno. Acabei sofrendo uma queda mas ainda terminei em terceiro. Corremos com a vantagem da liderança do campeonato na mão, nos cuidando pra não correr riscos e saímos da rodada liderando o campeonato!”