A 12ª rodada do AMA Supercross foi realizada neste sábado (30/3), no The Dome, no America’s Center, em St. Louis, Missouri. Em formato Triplice Crown, com três baterias para definir o vencedor, o piloto Eli Tomac, da Yamaha, fez três excelentes corridas e não deu chances aos adversários na categoria principal, a 450SX, para garantir a sua primeira vitória na temporada – e também a primeira desde que retornou da lesão no Tendão de Aquiles no fim da temporada de 2023.
Na primeira bateria Eli Tomac foi absoluto e o primeiro a receber a bandeira quadriculada, saindo na frente na disputa pela vitória. Na segunda bateria, foi o segundo a cruzar a linha de chegada, mas uma penalização para cinco pilotos que saltaram na chegada com a bandeira com cruz vermelha, acabou herdando a vitória. Na terceira e última corrida da noite, mais uma vez Tomac foi dominante e liderou toda a prova, recebendo mais uma vez a bandeira quadriculada na primeira posição.
Ao fim das três corridas da noite, vitória absoluta do piloto da Monster Energy Yamaha Star Racing, Eli Tomac, que sobe para a quarta colocação na classificação do campeonato. Com a vitória nesta 12ª rodada, Tomac se tornou o sexto piloto diferente a vencer nesta temporada altamente competitiva.
Companheiro de Tomac, o vice-líder do campeonato Cooper Webb garantiu mais uma dobradinha para a Yamaha na temporada, conquistando o segundo lugar na prova com um 5º, 6º e 2º nas três corridas (na segunda bateria foi um dos cinco pilotos penalizados com 2 posições por saltar com uma bandeira com a cruz vermelha). Com este resultado, Webb conquistou o título da Tríplice Coroa – foi o melhor piloto das três rodadas do campeonato disputadas neste formato.
A 12ª rodada da temporada (de um total de 17) foi a última corrida de 2024 em um estádio coberto. Agora o AMA Supercross tira uma folga no próximo fim de semana, para retomar com as cinco rodadas finais em cinco finais de semana consecutivos. O Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts, sediará a 13ª rodada no sábado, 13 de abril.
Resultados – 12ª etapa
Categoria 450SX
1º) Eli Tomac/ Yamaha – (1º/1º/1º)
2º) Cooper Webb/ Yamaha – (5º/6º/2º)
3º) Hunter Lawrence – (8º/2º/4º)
4º) Aaron Plessinger – (3º/8º/6º)
5º) Chase Sexton – (10º/5º/3º)
Classificação do campeonato após 12 etapas
Categoria 450SX
1º) Jett Lawrence – 244
2º) Cooper Webb/Yamaha – 236
3º) Chase Sexton – 224
4º) Eli Tomac/ Yamaha – 215
5º) Ken Roczen – 202