A equipe oficial Yamalube YART Yamaha, que disputa o Campeonato Mundial de Endurance, conquistou um resultado impressionante na rodada de abertura do torneio neste fim de semana em Le Mans, na França. Os pilotos Karel Hanika, Niccolo Canepa e Marvin Fritz começaram a temporada garantindo o segundo lugar na 45ª edição do Le Mans 24 Heures Motos – sim, uma corrida que dura 24 horas!
O fim de semana já começou bem com a pole position conquistada pela equipe no icônico Circuito Bugatti na sexta-feira (15), no retorno da torcida francesa às provas desde 2019, após o intervalo ocasionado pela pandemia de coronavírus.
Apesar de tudo parecer que seguiria bem, os pilotos precisaram driblar uma série de adversidades durante as 840 voltas da prova. O tcheco Karel Hanika teve um problema técnico antes da corrida e precisou largar da última posição. Um acidente ainda fez com que o safety car entrasse na pista, o que retardou a recuperação. Mesmo assim, Hanika foi implacável e, no final da primeira hora, entregou a YART Yamaha R1 ao companheiro de equipe Marin Fritz em quinto. O alemão manteve o ritmo com uma condução soberba e, no final do seu primeiro período, a equipe já estava na terceira posição.
O italiano Niccolo Canepa fez o terceiro momento da equipe na pista e, quando chegou para trocar a moto, a YART havia conquistado um tempo impressionante e estava em segundo, apenas 15 segundos atrás dos líderes. Porém, mais acidentes fizeram com que o safety car voltasse à pista outras duas vezes. Por conta disso, a equipe perdeu 45 segundos preciosos para a recuperação.
Sabendo o que precisava ser feito, os três pilotos baixaram a cabeça e “caçaram” os líderes da corrida. O que se seguiu foi uma intrigante batalha de resistência, com duas equipes usando táticas diferentes na tentativa de vencer a corrida. A YART Yamaha tinha ritmo, mas os rivais pareciam ser capazes de fazer os pneus durarem mais.
À medida que as horas passavam, a tensão aumentava. A YART continuou a pressionar os adversários para forçá-los a cometer um erro e com apenas 25 minutos restantes no relógio Niccolo Canepa voltou aos boxes para uma nova estratégia e entregou o comando da R1 para Hanika dar o tom do final – que seria dramático.
Infelizmente, mais um acidente ocorreu e o safety car retornou – e assim a corrida terminaria: um segundo lugar após 840 voltas, apenas 1:45.582s atrás do vencedor e garantindo o primeiro pódio em Le Mans desde a temporada 2016-2017. Foi um excelente início de campeonato, com a equipe conquistando 55 pontos na corrida e na classificação, apenas oito pontos atrás dos líderes e com mais três corridas no calendário, das quais duas serão novas jornadas de 24 horas.
O próximo compromisso no calendário do Campeonato Mundial de Endurance 2022 é o Spa EWC Motos, no lendário Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, entre os dias 2 e 5 de junho.