O esporte a motor faz parte da cultura da Yamaha desde a fundação. A primeira vez que uma motocicleta Yamaha competiu a sério foi apenas dez dias depois da companhia ser estabelecida, na terceira Corrida do Monte Fuji, no Japão, em 10 de julho de 1955, e até hoje consideramos as corridas uma valiosa oportunidade de mostrar ao público a força dos produtos Yamaha.
Para celebrar os 60 anos de competições e vitórias da Yamaha nas pista do Mundial de Motovelocidade (atual MotoGP), a montadora lançou edições especiais de máquinas clássicas, adornadas com a tradicional pintura branca e vermelha.
No Brasil, os fãs da Yamaha encontram a versão comemorativa da YZF-R3, com a pintura branca e o Yamaha Chain Block em vermelho, number plate amarelo na parte frontal, emblema alusivo ao aniversário e destaques dourados nas rodas, garfos e emblemas do diapasão, assim como nas motos das e de fábrica da Yamaha.
Vitoriosa desde o princípio
Na estreia em corridas, a recém-lançada YA-1 foi para a pista e conquistou uma grande vitória, dando um enorme passo à frente como fabricante de motocicletas. “Se você vai fazer isso, tente ser o melhor”. Levamos a sério as palavras do fundador da Yamaha, Genichi Kawakami, e guiados por seu espírito desafiador enfrentamos o mundo.
Depois da primeira incursão internacional – o GP de Catalina, nos Estados Unidos em 1958 – ocorreu a estreia em um campeonato mundial de corridas no Grande Prêmio da França, em maio de 1961. Dois anos mais tarde, em 1963, Fumio Ito, selou a primeira vitória da Yamaha no Grande Prêmio da Bélgica, pilotando uma RD56 na categoria 250cc. No ano seguinte, chegou o primeiro título de Piloto e Construtores, com a vitória de Phil Read, também na categoria 250cc. Entre 1963 e 2020 foram 511 vitórias no total.
E, assim como buscamos vitórias nas corridas, também colocamos nossa paixão em apoiar, proteger e incentivar a cultura dos esportes a motor em duas rodas como se fosse um membro do paddock. Além das corridas, voltamos nossa atenção para os pilotos de todo o mundo, analisando o que eles precisam e criando tecnologias para ajudar a aumentar o seu potencial. Desenvolvemos diversas tecnologias e tornamos uma prioridade continuar alimentando esses resultados nos modelos de produção.
Design com história
A primeira moto de corrida com o grafismo branco e vermelho estreou em 1964. Depois de se retirar temporariamente das corridas de Grandes Prêmios em 1968, a Yamaha retornou em 1973 para iniciar uma nova campanha na categoria rainha, de 500cc. A YZR-500 (0W20) daquela temporada também apresentava o corpo branco com linhas vermelhas e o design passou a se tornar a pintura tradicional da Yamaha. Atravessando categorias de corrida e fronteiras, foi usado não apenas no Grand Prix, mas também nas séries nacionais de corridas de estrada do Japão e até mesmo no motocross.
Então, no início dos anos 1970 a Yamaha empenhou esforços ativamente nos Estados Unidos para demonstrar a excelência destes produtos. Foi neste período que Kenny Roberts e outras lendas americanas correram com máquinas vestindo um bloco gráfico preto sobre um fundo amarelo. Sua popularidade e as façanhas na pista tornaram essa pintura um sinônimo da Yamaha nos Estados Unidos.
As duas pinturas clássicas e distintas finalmente juntaram-se no Grande Prémio de 500cc de 1978. Roberts andava com sua assinatura amarela e preta, enquanto a máquina do companheiro de equipe Johnny Cecotto tinha a tradicional linha branca e vermelha da Yamaha, mas também usava um design estilo bloco de corrente com fendas verticais.
Releitura na atualidade
A decoração que adorna a linha YZR 60 Anos de Grandes Prêmios invoca o tradicional design branco e vermelho da YZR-500 de 1980 (0W48) como inspiração. A primeira máquina comemorativa (YZR-M1) foi revelada ao mundo em 10 de março de 2021, no teste oficial de pré-temporada da MotoGP, no Catar, com o piloto de testes da Yamaha Cal Crutchlow a bordo. O lançamento representou um retorno às raízes da Yamaha e uma firme determinação de continuar o desafio das corridas no futuro.
Com estas pinturas especiais, a Yamaha deseja lembrar que luta no mais alto nível dos esportes a motor em duas rodas há mais de 60 anos, além de expressar os mais sinceros agradecimentos aos fãs em todo o mundo que continuam a apoiar todos os desafios.