Vem aí uma nova competição com o DNA da Yamaha Racing Brasil, que desde 2017 tem formado novos pilotos brasileiros para competirem no Campeonato Europeu e no Mundial de Superbike depois de passarem pelo Yamalube R3 bLU cRU Latin America.
+ CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PARA AS PRÉ-SELETIVAS!
A nova competição – Yamaha R15 bLU cRU Latin America – nasce neste dia 22 de junho, com o lançamento oficial durante o Festival de Interlagos. Trata-se do passo inicial para uma carreira internacional, oferecendo a jovens de 9 a 15 anos suporte sólido para trilhar uma profissão no motorsport.
Os pilotos serão selecionados ainda este ano de 2023 para a temporada 2024. Serão quatro pré-seletivas realizadas durante as etapas do Moto1000GP em Lima Duarte-MG, Cascavel-PR, Curvelo-MG e Goiânia-GO, e uma seletiva final, em São Paulo, marcada para dezembro.
Cada etapa pré-seletiva terá 20 vagas. Depois das quatro rodadas e até 80 pilotos observados, 30 promessas serão selecionadas para a seletiva final, que finalmente definirá os 15 que estarão no grid de largada em 2024.
+ CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PARA AS PRÉ-SELETIVAS!
O Yamaha R15 bLU cRU Latin America é homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), e as etapas de 2024 acontecerão nos mesmos locais e datas do Moto1000GP (Brasileiro de Motovelocidade) e do já consagrado Yamalube R3 bLU cRU Latin America. Serão seis etapas, 12 corridas, todas em autódromos com as barreiras de ar também homologadas pela FIM. Um investimento mandatário da Yamaha para poder fornecer a proteção necessária aos autódromos e corridas de moto de todo o país.
A Missão 78, que já faz a gestão do Yamalube R3 bLU cRU Latin America e do AD78 Team Latin America na Europa com os pilotos Yamaha no Mundial e no campeonato europeu de R3, é quem gerencia o novo campeonato de R15.
Regras do Yamaha R15 bLU cRU Latin America
A competição fornece todo suporte: motos, mecânicos formados pela Yamaha Technical Academy, capacetes, macacões, pneus, combustível. Tudo incluso no valor de R$ 15 mil pela temporada completa, um preço muito acessível para os padrões dos esportes a motor.
As motos YZF-R15 do Yamaha R15 bLU cRU Latin America são todas iguais. Elas têm motor standard para todos, e alguns ajustes como: pedaleiras, pneus, suspensões, guidão, escape e carenagem de competição. As máquinas são sorteadas no fim de semana de corrida entre os pilotos, que também passam por inspeção médica, têm auxílio de coach especializado, participam de briefings da CBM e da FIM.
Vale ressaltar ainda a ampla divulgação do campeonato, que tem assessoria de imprensa especializada, fotógrafo dedicado, transmissão ao vivo no YouTube da Yamaha Racing Brasil e no TikTok e Facebook da Yamaha Motor do Brasil, e larga exposição nas redes sociais, atingindo milhões de pessoas.
Premiação em dinheiro
Além de todas as oportunidades, os pilotos ainda concorrem a prêmios da seguinte forma:
Campeão: recebe subsídio para a temporada completa no Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.
Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025
Datas das Pré-seletivas
Quinta-feira, 13 de julho | Autódromo Potenza, em Lima Duarte, Minas Gerais
Quinta-feira, 24 de agosto | Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, em Cascavel, Paraná
Quinta-feira, 05 de outubro | Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais
Quinta-feira, 09 de novembro | Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, Goiás
SELETIVA FINAL
Sexta-feira, 15 de dezembro | Autódromo Capuava, em Indaiatuba, São Paulo
R-Series é o caminho para o Mundial
Pilotos brasileiros brilhando no Campeonato Europeu de R3 e no Mundial de Superbike já são uma realidade. Nomes como Ton e Meikon Kawakami, Turquinho Jr, Enzo Valentim, Kevin Fontainha e Gustavo Manso começaram no Yamalube R3 bLU cRU Latin America e hoje vencem corridas frente a pilotos de todo mundo.
Agora o Yamaha R15 bLU cRU Latin America entra neste contexto como a base deste processo, o início do caminho. Os pilotos começarão com 9 anos nesta competição de base, se credenciando para o passo seguinte, que é correr de YZF-R3 no Brasil, para depois conquistar seu espaço na Europa, como mostra o gráfico acima.