TL1 da Moto 3 – Sergio Garcia e GasGas dominam na classe leve
Manhã de sol em Montmeló, 22 ° ambiente, 26 na pista, vão começar os treinos oficiais do GP da Catalunha 2021.
O circuito é tristemente marcado pela perda de Luis Salom na Curva 13 durante o TL2 do GP de Moto2 2016.
As 250 monocilindro da Moto3 estão na pista para 40 minutos de sessão. Vamos com eles.
Yuki Kuni, lesionado em Le Mans, está de volta, mas Carlos Tatay não alinha depois de seu acidente em Mugello. Ele será substituído por Elia Bartolini, da VR46 Junior Team.
Como a Curva 10, La Caixa, foi modificada mais uma vez, não temos tempo de referência ainda. Segundo Johann Zarco, o novo traçado ficou entre a curva original, mas fluida, e o segundo, pontudo e pró-F1.
No fim de semana passado perdemos Dupasquier há apenas uma semana e nossos pensamentos continuam com ele e os perigos das corridas.
A melhor volta na pista antiga é de Arbolino, hoje na Moto2, com 1’47”762. No momento, com 14 minutos de sessão, Sergio Garcia está na frente, com 1’50”294 com a GasGas.
Notícias do paddock dão conta da renovação de Brad Binder com a KTM até 2024, na linha do contrato multianos de Marc Márquez com a Honda. Essa situação deixou Jack Miller – que assinou por mais um ano com a Ducati – enciumado. Mas todos esses contratos têm cláusula de desempenho, ou seja, válvulas de escape para serem rompidos a cada fim de temporada. Em suma, concentra em fazer o seu, JM43.
Na pista, Garcia segue no comando, com Andrea Migno, Gabriel Rodrigo, Dennis Foggia, Jaume Masia, Nicilò Antonelli, Filip Salac – que tatuou o 50 de Depasquier no torax – Jeremy Alcoba, Romano Fenati, Izan Guevara, Andi Izizhar, Tatsuki Suzuki, Ayumu Sasaski e Xavier Artigas nos top 14 que estão no potencial Q2 no momento, a 16 minutos do final.
Kaito Toba assume o comando a 13 do fim, com 1’49”977 na sua Green Power KTM. Baixando para 49”698 logo depois.
O turco Denisz Öncu sobe para P2, não, mudou tudo a 8 do fim, Toba, Artigas, Garcia, Migno, Rodrigo, Suzuki, , Öncu P2 de novo, não, P3 atrás de Artigas, essa é a Moto3, onde tudo pode mudar e o turco é P2 de novo, a 0, 164 de Toba, depois Artigas, Alcoba, Garcia, Migno, Rodrigo, Suzuki, Masia, Guevara, Foggia, Antonelli, Fenati e… não Sasaki em P5, cadê o líder Pedro Acosta? P22…
Rodrigo na ponta com 1’49”112 a três minutos do fim.
Fenati na posta, com o companheiro Adrian Fernandez no chão na 14, Migno na ponta a dois do fim, com 1’49”793.
Binder, vencedor do GP em 2019, no chão na 5, Sergio Garcia de volta a menos de 1m do fim, que treino acidentado.
Acabou, com Garcia baixando para 1’48”426 com a GasGas, em dobradinha com Guevara. Depois Salac, John McPhee, Rodrigo, Fenati, Masia, Antonelli, Stefano Nepa, Ryusei Yamanaka, companheiro de Dupasquier, Artigas, Riccardo Rossi e Ayumu Sasaki, fechando os cruciais top 14.
Com o líder Acosta em P20, mas sem stress, hehe…
MotoGP na pista, a atração máxima do dia está a ponto de começar.
Com o retorno de Jorge Martin depois do acidente grave em Portugal e o insólito tombo de Alex Rins de bicicleta ontem. Ele será operado hoje em Barcelona, está fora da prova e não pontuou nos últimos 4 GPs, agora 5, tá pedindo pra rodar no fim do ano…
Motos na pista, vamos com elas.
Pneus macios na dianteira e médios na traseira para todos, sem exceção. os traseiros são assimétricos, mis duros para o lado direito, para onde viram 8 das 14 curvas da pista. O dianteiro macio é simétrico, os demais, assimétricos.
Os primeiros tempos começam a surgir. Alex Márquez, não, Valentino Rossi, não, Franco Morbidelli, Joan Mir e Aleix Espargaró comandam sucessivamente em uma fração de segundos.
Melhor tempo na pista antiga: Morbidelli, com 1’38”798. Essa marca deve melhorar, pois a Curva 10 ficou mais veloz, err menos lenta…
E é FM21 quem está na ponta com 7 minutos de sessão, no tempo de 1’41”483. Não mais, Fabio Quartararo, com1’41”357. Já rodou, Marc Márquez, 1’41”277. Morbidelli, 1’40”928.
Mudança na garagem da Yamaha, rodou Esteban Garcia, sucessor de Ramon Forcada, retorna Silvano ‘Bornay’ Galbusera, ex-engenheiro chefe de Rossi. Imposição da Yamaha, na tentativa de melhorar os resulados de Viñales.
Massimo Mereghalli, diertor técnico, explica que Maverick é um grande investimento e os resultados não estão chegando, então eles decidiram trocar Esteban. Se não der certo, quem pode rodar é o próprio piloto.
Mmmm, cartão amarelo…
Os irmãos Espargaró, Pol e Alex, fazem dobradinha atrás da cansadinha M1 2019 de Morbidelli, com Quartararo , não, Viñales, P4, depois Quarta, Mir, não, Johhan Zarco, vice-líder do Mundial em 4º e a seguir Viñales, Quarta, Mir, Takaaki Nakagami, Marc M e Pecco Bagnaia.
Rossi é P11, Martin P20 e Savadori fecha a raia em P21, a 2,3s do ítalo-brasileiro.
A notícia é de que Rins deve voltar no GP da Alemanha no dia 20, vamos ver. A equipe Suzuki está desapontada com a situação.
Menos de 20 minutos para o fim e Franco segue na frente, com 1’40”402. E vem em parcial vermelha no setor 1, cinza nos 2 seguintes, volta perdida para a M1 2019 número 21.
Oliveira sobe para P7 e melhor KTM. O novo chassi está fazendo as laranjas austríacas andarem bem melhor.
Já Bagnaia, que disse que seu tombo domingo passado foi por falta de concentração, está em P10, com Nakagami a meros 4 centésimos de entrar nos top 10. Miller é P9 a menos de 15 do fim.
O contrato de Binder colocou certa pressão em Oliveira, mas ele sabe o que tem que fazer, abaixar a cabeça e acelerar…
Rossi recuou para P13 , tomando 0,9s do companheiro de Petronas SRT Yamaha, que segue no topo do quadro de tempos a 12 minutos do fim da sessão.
A pista tem um retão de 1.047m, ‘nostro Franco’ deve sofrer ali.
Já na Ducati, só sorrisos, com o provável fornecimento de 8 motos em 2022, para as equipes de fábrica, Pramac, VR46 e Gresini
E todos esperam o anúncio da retirada de Valentino Rossi no fim do ano. Não há porque permanecer na situação atual, P19 no Mundial com apenas 15 pontos contra os 105 de Quartararo com a mesma moto
Cinco minutos do fim, hora de botar pra baixo. Aliás, zero chance de chuva hoje, 10% amanhã e 80% domingo, prepare o coração…
O treino está curiosamente pouco movimentado. Os irmãos Espargaró trocam diferenças mínimas de tempo, mas não o suficiente para ameaçar a liderança de Franco.
Aleix, mesmo ainda sentindo o braço operado depois de Le Mans, toma a ponta a menos de 1 minuto, com 1’40”378, meros 2 centésimos abaixo do tempo de Morbidelli, a Aprilia progride a olhos vistos, que boa notícia.
Bagnaia segue em P10, o retornante Martin, ajudado pelo vácuo da Honda de Marc Márquez, sobe de P20 para P12, à frente do próprio Márquez.
Boa posição de Pol Espargaró, P3 e melhor Honda, a 0,349 do irmão mais novo. A 2ª Honda é a de Nakagami, P11, com Márquez P13 3 Alex M P18.
Então temos Aprilia na cabeça, Yamaha em P2 e Honda colocando 3 marcas diferentes nos top 3 e 17 pilotos separados por 0,9s.
Olha as parciais de volta, com Martin surpreendendo no setor 1, ‘nostro Franco’ botando pra baixo no 2 – diferença de quase 2 décimos para Aleix E. – e a Aprilia, pasmem, levando a melhor nos setores 3 e 4, maneiro demais.
Fechando a manhã em Montmeló, Moto2 na pista.
El 2020 deu Luca Marini na cabeça, seguido de Sam Lowes e Fabio Di Giannantonio. Com Marini na classe máxima, espaço para um novo vencedor nas curvas catalãs.
Remy Gardner lidera o Mundial, de moral alta com a promoção para a MotoGP, mas o novato Raul Fernandez, 6 pontos atrás, também está cotado para a MotoGP em 2022.
O tempo a bater é o do irmão do Rossi, 1’43”355 ano passado, recorde em corrida de Sam Lowes, 1’43”544.
Com 12 minutos de sessão o novato Fernandez apavora, com 1’44”460.mas o holandês Bo Bendsneyder baixa para 1’44”274. Ele está cotado para suceder Gardner – ou Fernandez – na KTM Ajo ano que vem. É mais uma vez a SaG do brasileiro Eduardo Perales preparando os melhores pilotos para perdê-los para outras equipes por falta de $…
Fernadez reage com 1’43”904, o primeiro a derrubar o muro do 44”. Lowes é P2, depois Bo, Di Giannantonio, Augusto Fernandez, Gardner, Hector Garzó, Marco Bezzecchi, vindo de pódio em casa, Nicolo Bulega, que não correu na Itália depois de uma queda no aquecimento, Marcos Ramirez, Aron Canet, Jorge Navarro, Tony Arbolino e Shomkiat Chantra fechando os top 14 que estão indo para o Q2 direto.
Salvadão do belga Barry Baltus na Curva 5, uma das mais fotogênicas do calendário.
Vinte de sessão, paradas técnicas e só da Fernandez, Raul P1 e Augusto – sem parentesco – P2, depois Lowes, Bo e Diggia.
Doze para o fim e Augusto Fernandez toma a ponta, com 1’43”703, ótima volta do companheiro de Lowes na Marc VDS.
Remy, que subiu para P3, vem forte mas se perde no setor 3. Mas sobe a P2 pouco depois, a 0,153 do tempo de Augusto F.
Agora o informe de resultados da página oficial da MotoGP pirou e pulou o GP da Catalunha, indo direto da Itália para a Alemanha, pode isso, Arnaldo? Claro que não, empurra esse servidor morro abaixo aí para ver se pega no tranco, hehe…
Menos de 5 para terminar o TL1 da Moto2 e Augusto Fernandez mantém a ponta, depois Gardner, Raul F, Bezzecchi, Lowes, Bo, Xavi Vierge, de capacete submarino, Diggia, Jorge Navarro, Marcel Schrötter, Garzo, Bulega, Canet e o americano Joe Roberts nos top 14.
Tombo de Okubo na 5 e ninguém ainda reparou – ou consertou – o erro na página.
Vida que segue, 20s para o fim, Roberts rodou dos top 14 porque o inglês Jake Dixon acaba de subir para P12.
Cronômetro zerado e Lowes, P5, em parcial vermelha no setor 1, laranja no 2 a 3 centésimos, laranja no 3, tem que acertar o 4… P2 pra ele, a 0,150s de Augusto, dobradinha da Marc VDS Kalex Triumph com dobradinha da KTM logo a seguir, Remy e Raul à frente de Bezzecchi.
Lembrando que a Moto2 larga depois da MotoGP domingo, para não trombar a MotoGP com a F1 em Baku, Azerbaijão.
A transmissão começa daqui a pouco, às 8 da manhã nos canais ESPN FOX Sports.
Ligalá, ocá?
Braaaaaaaaaap!
Fausto Macieira