A última etapa da temporada do Mundial de SuperBike (WSBK) tinha que fechar o ano com chave de ouro – e cumpriu o seu papel. Em mais uma rodada frenética, o turco Toprak Razgatlıoğlu buscou os melhores resultados até o fim e terminou a temporada como vice-campeão mundial em mais uma atuação sensacional, desta vez em Phillip Island, na Austrália.
No domingo (20), um dilúvio caiu no circuito costeiro poucos minutos antes da abertura do pit lane. A corrida que fechou a temporada ofereceu aos fãs a mesma energia e ação do WSBK ao longo do ano, com o trio de Razgatlıoğlu, Bautista e Rea lutando pela vitória. Depois de uma impressionante dupla ultrapassagem no Miller Hairpin (Curva 4), o turco estava na disputa do pódio.
Infelizmente, a corrida foi interrompida na volta 17 por uma bandeira vermelha, deixando Toprak com o quarto lugar, seguido pelo retorno de seu companheiro de equipe, Andrea Locatelli, à boa forma, com duas corridas muito consistentes e positivas para o quinto lugar.
Com três pole positions em seu ano de conquista do título – 2021 – Toprak ganhou o prêmio Tissot Superpole geral em 2022, largando da pole em quatro ocasiões, vencendo sete Superpole Races e largando fora da primeira linha apenas quatro vezes em 36 corridas. Ele também alcançou a maior margem de pole “seca” no WorldSBK desde 1992 – com uma diferença de 1.052s do segundo tempo mais rápido no Mandalika International Street Circuit.
O piloto turco também se tornou o piloto de maior sucesso da Yamaha nas SBK com 30 vitórias até o momento, superando o recorde anterior de Noriyuki Haga. Em 2022 ele ainda comemorou 14 vitórias, uma a mais do que na histórica temporada de 2021.
A multidão de espectadores voltou ao WSBK em massa após as temporadas de 2020 e 2021 com restrições por conta da Covid-19. Os maiores públicos da temporada foram San Juan, na Argentina, com 78.549 espectadores; Misano, na Itália, com 65.825 pessoas na arquibancada; e uma rodada recorde de Donington Park, no Reino Unido, de 51.831 pessoas – a maior vista desde 2014.
A equipe ainda volta à pista neste ano para um teste privado de três dias, quando vai trabalhar na preparação intensiva para a temporada de 2023, no Circuito de Jerez, de 13 a 15 de dezembro.