Manhã de sol na Saxônia, temperatura ambiente 23 graus, 29 na pista, vão começar os decisivos Treinos Livres 3, que separam os velozes do Q2 e os que precisam passar pelo vestibular do Q1. Nas classes de acesso os top 14 depois deste treino serão os aprovados e os demais vão pro salve-se quem puder.
A previsão do tempo mudou completamente, de 60 para 2% de chance de chuva hoje, de 70 para 60% para o domingo. Melhor assim, bem melhor.
Moto3 na pista para 40 minutos espetaculares. O primeiro a sair é o tirco Deniz Öncu, P17 no campeonato e top 3 nos treinos combinados. O vice, Sergio Garcia, está fora dos top 14, assim como o vencedor de GPs Kaito Toba, Jeremy Alcoba, vindo de pódio na Catalunha e outros pilotos rápidos.
Vamos lá.
Gabriel Rodrigo e Andrea Migno têm dois contatos imediatos na saída da ‘Cascata’, não bom para a saúde. Não deu outra, tombo de Rodrigo na 3. Deve ser difícil ser preparador na Indonsesian Gresini, está mais para ser ‘reparador’, hehe…
Melhor tempo para John McPhee, 1’26”739. Entrando nos 20m finais, a ordem é McPhee, Suzuki, Acosta, Rodrigo, que foi ao centro médico dar um confere, Öncu, Stefano Nepa, Dennis Foggia, Romano Fenati, , Filip Salac, Darryn Binder, Andrea Migno, Nicolo Antonelli, Izan Guevara e Jaume Masia.
Menos de 15 agora, Suzuki na ponta, não mais, Toba na cabeça, hehe, com 1’26”459. Lorenzo Fellon sobe para P10 e se qualifica ao Q2 por enquanto. Rodrigo, que recuou para P9, segue no centro médico, dedos cruzados por ele, o tombo não parecia ter sido tão ruim, mas não custa energizar para ele estar bem.
Nove para o fim, paradas finais e vai começar o jogo de gato e rato. Fenati, o maior vencedor da categoria, está em P19 e precisa de fôlego extra para evitar a repescagem.
Sergio Garcia subiu para P4 e está dentro, Alcoba baixou para P21 e está fora a seis do fim. Toba, Suzuki, McPhee, Garcia, Guevara, Acosta, Salac, Masia, Öncu, Rodrigo, Fellon, Migno, Foggia, Ricardo Rossi, e Andi Farhid Izdihar estão dentro.
Fenati para P9 e Rossi está fora, Nepa também, mas o italiano vem em vermelhas, assim como Migno, cuspido dos top 14 a volta passada.
Nepa na ponta, não, Andrea Migno, com 1’26”317. E Rodrigo está fora. Binder também! E Acosta é P14 com o cronômetro zerado!
Próxima atração, MotoGP. Todos contra o 1’20”690 de Miguel Oliveira ontem, pilotando com maestria a KTM RC16 – cismo com essa sigla – número 88. O Recorde da pista é de Marc Márquez, 1’20”195 em 2019.
Miller aparece sorridente na garagem, ele é o mais veloz nos dois primeiros setores, mas acha que a moto já rendeu mais do que está entregando agora.
Mas a grande dúvida é Marc Márquez. Depois dos treinos de ontem ele disse que não tem energia para brigar pela vitória. Verdade, blefe ou jogo de palavras? Vamos ver isso com mais nitidez a partir de agora…
Sinal verde, bandeira verde, pista liberada.
Os top 10 são Miguel Oliveira, Fabio Quartararo, Maverick Viñales, Alex Rins, Pol Espargaró, Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró, Johann Zarco, Jack Miller e Franco Morbidelli. será que muda? Certamente que sim, vamos ver como vai ser.
Novamente a maioria escolheu os pneus médios; na traseira só Alex Márquez está com o macio, Quartararo e Marc com duro e médio. Ele sobe para P5 e de imediato tira Morbidelli dos top 10.
Tombo de Bastianini na 1. Márquez sai da pista na 10 e vai direto para o muro, mas consegue domar a moto e está de volta à pista.
Tombo de Lecuona na 1, tá perigoso, os 12 metros de largura da pista não estão sendo suficientes para conter o ímpeto do esquadrão da MotoGP.
Doze minutos e o único que entrou nos top 10 até o momento foi Márquez.
Vinte minutos já foram e nada mudou. Em P14, o campeão Joan Mir aparece de cara desesperada na garagem. E Rins, que está em P4 nos combinados até agora, acaba de ‘bichar’ em plena reta e precisa de um ‘pepé’ amigo para voltar ao box. Que draga…
O tempo não para, faltam20, quem vai recorrer aos macios traseiros primeiro? Cada piloto tem direito a 22 pneus lisos, 10 dianteiros e 2 traseiros, mas essas motos ‘comem’ muito pneu e todos querem preservar os macios para os momentos decisivos. Que estão chegando…
Mir segue reto na 1. O problema é que as motos estão ‘decolando’ na lombada no fim da reta, foi isso que derrubou Bastianini, Lecuona e agora por pouco Mir não se juntou a eles; salvou-se usando a técnica do motocross, ou, no caso, ‘Mirtocross’, desculpe, não foi possível evitar esse ‘trocadalho do carilho’, hehe.
Mir sobe para P9 e tira Miller dos top 10, o TL3 está esquentando…
Miller vem em vermelhas nos setores 1 e 2, mais um no 3, ele sobe de P11 para…Ponta, 1’20”526, o melhor tempo do fim de semana – com pneus macios…
Nakagami P2! Zarco está fora dos top 10 a 11 do fim. Quartararo na ponta, com 1’20”348 em pneus macios.
Alex Márquez entra em P9 e Mir está fora de novo.
Dez pra acabar, é agora ou nunca. Marc M. excede os limites da pista, Zarco, em P13, ataca com traseiro macio, Zarco P2, Oliveira P4 e Alex Márquez está fora de novo.
Morbidelli P9, não, P7, Rossi a centésimos do Q2, que fim de treino espetacular!
Tombo de Viñales na1!!! Ele saí correndo, pega carona em um scooter e volta para a garagem o mais rápido possível, ele é P10 e Jorge Martin está em P11 a meros OITO MILÉSIMOS!
Menos de 5 e os top 10 são Quartararo, Zarco, Oliveira, Miller, Nakagami, Bagnaia, Marc M, Franco, Aleix e Viñales.
Mir, de P19 para P8, mas ninguém está seguro nesse fim de treino. Miller para P2…
Pol Espargaró no chão! Terceiro tombo dele! Moto destruída e ele está na repescagem, felizmente não se machucou.
Dois pro fim e Viñales está fora, em P11. Aleix para P5, Martin P6, tirando Morbidelli.
Miller Márquez vindo forte, P4 para Márquez, Miller excedeu os limites da pista e seu tempo é cancelado. Opa, Marc também, e ele está de volta a P9, com o irmão Alex em P10.
Mir rodou de novo, P11 pra ele. Morbidelli idem.
Alex Rins de P18 para P14, não adiantou, ele, Mir, Morbidelli, Rossi, Viñales, Pol e outros vão encarar a repescagem. Que treino, que treinooo!
Os top 10 estão separados por 0,3s, os top 19 em 0,7s, isso é MotoGP, onde não tem zero a zero nem disputa de pênaltis, aqui é na pista, por diferenças microscópicas.
Quartararo ficou a menos de 2 décimos de segundo do recorde da pista…
Então temos uma Yamaha na frente, quatro Ducatis, três Hondas, uma KTM e uma Aprilia. Com grandes nomes no Q1, que promete ser emocionante do início ao fim, como aliás o fim de semana inteiro.
Fechando uma manhã frenética, Moto2 na pista. A meta é bater o tempo de Remy Gardner ontem, 1’24”197.
Os top 14 no início do TL3 são Gardner, Raul Fernandez, Fabio Di Giannantonio, Sam Lowes, Xavi Vierge, Augusto Fernandez, Simone Corsi Marcel Schrötter, Tony Arbolino, Tom Luthi, Marcos Ramirez, Albert Arenas, Jorge Navarro e Marco Bezzecchi.
Vamos lá.
Gardner, 1’24”003 para comandar a sessão. Tombo de Lorenzo Dalla Porta na 1, trabalho para Giovanni Sandi, ex-preparador de Max Biagii e hoje diretor técnico da Italtrans, de Dalla Porta e Joe Roberts. P15 para Dalla, P26 para Roberts, Sandi tem razão de coçar a cabeça…
Num instante chegamos aos 10 minutos finais e os top 14 são Gardner, Vierge, Raul F, Ramirez, Augusto F, Diggia, Schrötter, Ai Ogura, Jake Dixon, Jorge Navarro, Somkiat Chantra, Lowes, apenas 11º, Roberts e Arbolino, com Bendsneyder P15 a 4 centésimos do Q2.
Menos de cinco, quem entra, quem sai?
Raul Fernandez para P2, a 0,118s de Gardner. O ‘tatoo you’ Aron Canet é P23 e precisa melhorar rápido.
Tombo para o americano Cameron Baubier na… 1.
Vai acabar. Está acabando. Acabou. O TL3 é o mais radical de todos os treinos ditos ‘livres’; é um entra e sai danado, uma pena não ser transmitido pela TV.
É isso, daqui a pouco, às sete e meia, começa a transmissão dos classificatórios, tá, qualificatórios. Nos vemos lá, ocá?
Braaaaaaaaaap!
Fausto Macieira
#Giro Azul
# bLu cRu
# MotoGP