
A história foi feita na Austrália neste fim de semana, quando Stefano Manzi levou a novíssima Yamaha R9 a sua primeira vitória na estreia no Campeonato Mundial de Superbike, na categoria Supersport (WSSP), na etapa de abertura da competição que aconteceu entre os dias 21 e 23 de fevereiro na Austrália, no clássico circuito de Phillip Island.
Manzi abriu a conta do Mundial da R9 com vitória apenas 126 dias depois de fechar o capítulo icônico da R6 com uma vitória em Jerez em outubro. Não havia sido uma semana simples para o italiano, que lutou inicialmente no teste oficial de dois dias. Ele trabalhou duro com a equipe Pata Yamaha Ten Kate, ele progrediu, mas largou da terceira fila, o que não atrapalhou quando ele se lançou na batalha pelo pódio ainda na volta de abertura.
Quando a corrida chegou à metade do caminho, com a janela de pit stop obrigatória abrindo, eram três pilotos lutando pela liderança. Após os pit stops, Manzi se impôs na liderança , mas não conseguiu fazer uma pausa, levando a uma batalha acirrada nos estágios finais. Uma ultrapassagem na parte inferior de Lukey Heights foi o suficiente para garantir ao italiano espaço para respirar o suficiente para cruzar a linha primeiro e fazer história com a primeira vitória da R9 em sua estreia na corrida.
Can Öncü cruzou a linha em quinto pela Yamaha BLU CRU Evan Bros Racing, com o campeão de 2017 Lucas Mahias completando sua corrida em nono. Michael Ruben Rinaldi (GMT94 Yamaha), que parecia ter ritmo para lutar por um pódio, abandonou com um problema técnico na sexta volta.
No domingo (23), após conquistar a vitória na corrida de abertura da temporada, Manzi completou um fim de semana de estreia bem-sucedido para a nova Yamaha R9 conquistando o segundo lugar na Corrida 2. As condições para a corrida estavam mais frias e as velocidades do vento eram maiores, apresentando desafios diferentes para os pilotos da Supersport, mas o italiano teve uma boa largada para liderar na primeira curva partindo do terceiro lugar no grid. O companheiro de R9, Can Öncü, se encaixou atrás do italiano.
Uma batalha acirrada se seguiu, mas no final foram Manzi e Tom Booth-Amos que lutaram pela vitória. Manzi assumiu a liderança na curva Um na volta 14, mas o piloto britânico reagiu com força. Booth-Amos havia construído uma pequena diferença com duas voltas para o fim, o que fez Manzi cruzar a linha a 0,6 segundos do vencedor.
Os resultados do fim de semana deixam Manzi na liderança do campeonato, dividindo a posição com Booth-Amos, ambos com 45 pontos.
Categoria principal

Andrea Locatelli lutou muito para registrar resultados positivos na categoria principal na rodada de abertura do Campeonato Mundial de Superbike, com um sexto e dois sétimos lugares na classificação geral do fim de semana em Phillip Island.
Após uma corrida complicada devido ao calor escaldante no sábado, na qual “Loka” cruzou a linha de chegada em sétimo depois de largar em oitavo, o objetivo era melhorar sua posição no grid na Superpole Race. O italiano lutou bravamente para se manter em contato com o grupo do pódio e cruzar a linha em uma bela sexta posição – para começar a corrida 2 na segunda fila.
Na última disputa do fim de semana, piloto e equipe trabalharam muito e Locatelli fechou a Corrida 2 na sétima posição, mesma colocação do italiano na classificação geral. A equipe Pata Maxus Yamaha considerou a etapa desafiadora, especialmente considerando o acidente de teste de Jonathan Rea no início da semana, e já começa a trabalhar para a próxima etapa.
Após retornar a Europa nesta semana, a Pata Maxus Yamaha realizará um teste de dois dias no Autódromo Internacional do Algarve, de 14 a 15 de março, em preparação para a segunda etapa do campeonato em Portimão, no final do mês.