Começou! O Sertões 2022, maior rally do mundo, teve início nesta sexta-feira (26/8) com a disputa do Prólogo e do Super Prime, que definiu a ordem de largada para o primeiro dia de competição, em Foz do Iguaçu/PR. No Prólogo Ricardo Martins foi o mais rápido e no Super Prime Adrien Metge finalizou na segunda colocação.
+ Clique para acessar a pasta de fotos da equipe
Os desafios desta sexta-feira serviram como um aquecimento para os pilotos, mas com bastante relevância para a competição, já que os melhores do dia escolheram a posição de largada deste sábado, na primeira etapa. O Prólogo disputado pela manhã, em um trecho em linha com 7,38 km, classificou os oito primeiros para o Super Prime, disputado na tarde desta sexta, com os pilotos largando dois a dois, de forma eliminatória.
No Prólogo, Ricardo Martins foi o mais rápido entre todos os pilotos e garantiu vaga com sua Yamaha na disputa do Super Prime. Túlio Malta foi o quarto colocado e Adrien Metge o quinto, também garantindo vagas para o Super Prime.
No Super Prime, Adrien Metge eliminou seu companheiro Túlio Malta na primeira disputa e depois eliminou o argentino Martin Duplessis, garantindo uma vaga na final. Na última disputa do dia, fez uma batalha emocionante com Gabriel Tomate, finalizando o Super Prime na segunda colocação, após cometer um erro na primeira curva. As disputas não somaram tempo pro Sertões, mas deram aos melhores a possibilidade de escolha da ordem de largada.
Neste sábado os pilotos largam para a primeira etapa da edição histórica, que comemora os 30 anos do Sertões. Serão 14 etapas disputadas em quinze dias, passando pelas cinco regiões do Brasil. Saem de Foz do Iguaçu/PR e chegam em Salinópolis/PA, no dia 10 de setembro. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados: 4.378 km de especiais, em um total de 7.202 km de prova. O Sertões 2022 também é válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que tem a liderança da Yamaha IMS Rally Team, com Adrien Metge à frente na Classificação Geral e na categoria Moto1.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.
Resultado – Prólogo
1) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 3min39seg
2) Júlio César Zavatti / 3min39seg
3) Gabriel Soares / 3min43seg
4) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 3min43seg
5) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 3min43seg
ADRIEN METGE
Moto1 – Yamaha WR450F
“Hoje teve o Prólogo de manhã e à tarde teve o Super Prime. Pelo resultado do Super Prime, os melhores puderam escolher a ordem de largada para amanhã, primeiro dia do rally. O Super Prime foi bom, bem legal, um pouco diferente do que a gente está acostumado a fazer. Fui até o final, na disputa com o Tomate (Gabriel Soares). Eu cometi um pequeno erro na primeira curva e ele foi o mais rápido. Mas foi bem legal. Escolhi largar em quarto amanhã, uma posição boa. Amanhã também vai ser um pouco diferente do que estamos acostumados desde o começo do ano, porque a planilha só vai ser entregue uma hora antes da largada. Então não vai dar pra marcar bem. Se tivesse mais tempo pra marcar, escolheria largar em primeiro, porque estou bem confiante. Isso muda um pouco o que estou acostumado, muda a forma de marcação na planilha. Vamos largar em quarto e acostumar com essa marcação diferente.”
RICARDO MARTINS
Moto1 – Yamaha WR450F
“Dia muito bom aqui, consegui ser o mais rápido e vencer o Prólogo! Depois fomos pro Super Prime, uma disputa que foi show pro público que estava acompanhando de perto. Os oito pilotos que foram pro Super Prime puderam escolher a posição de largada para a primeira etapa, então escolhi largar em primeiro. Amanhã começa pra valer!”
TÚLIO MALTA
Moto2 – Yamaha WR450F
“Este primeiro dia, com o Prólogo e o Super Prime, serviu pra definir a ordem de largada no primeiro dia do rally. deu tudo certo, me diverti um pouco com os amigos. Foi um dia de andar mais contencioso, porque não vale muita coisa pros próximos dias. A moto está em cima e o equipamento bom! A WR450F está perfeita! Amanhã seguimos para o primeiro dia de rally, o primeiro dos quinze dias. Vamos com força total, sou o terceiro a largar, uma ótima posição. É isso, vamos!”
ROTEIRO
Deslocamento inicial – 20 km
Trecho Especial – 173 km
Deslocamento Final – 173 km
TOTAL: 366 km
Tecnicamente, a etapa segue pela região agrícola do Paraná, com destaque para os campos de soja, e pode ser descrita como uma etapa “técnica e traiçoeira” sendo predominantemente com piso de cascalho com alguns trechos de pedra lembrando as etapas do WRC. A etapa é recheada de lombadas.
Etapa 2 – 28/8 – Domingo: Umuarama (PR) – Presidente Prudente (SP)
Deslocamento inicial – 20 km
Trecho Especial – 303 km
Deslocamento Final – 213 km
TOTAL: 536 km
Uma das etapas mais difíceis de navegação da história do Sertões! Seguindo pelo cenário agrícola do Paraná, agora com mais destaque para os canaviais, a prova segue até o KM 200, onde há um ponto de abastecimento. A partir daí, a prova se transforma em um verdadeiro labirinto com muita navegação.
Etapa 3 – 29/8 – Segunda-feira: Presidente Prudente (SP) – Campo Grande (MS)
Deslocamento inicial – 135 km
Trecho Especial – 307 km
Deslocamento Final – 344 km
TOTAL: 786 km
A etapa será dura, com direito a alguns elementos inusitados ao longo do percurso. Em uma região marcada pela pecuária, as boiadas farão parte da paisagem, junto de tuiuiús e jacarés! Haverá também um laço, mais para a parte final da etapa, em que o ponto de abastecimento e a chegada estarão no mesmo lugar! Em parte da prova, a especial margeia o Rio Paraná e com os pequenos lagos espalhados ao redor da estrada, começam a aparecer os “ares de Pantanal”.
Etapa 4 – 30/8 – terça-feira: Campo Grande (MS) – Costa Rica (MS)
Deslocamento inicial – 64 km
Trecho Especial – 382 km
Deslocamento Final – 31 km
TOTAL: 477 km
Se trata de uma especial em três atos distintos e desafiadores. A prova começa com muitas erosões e mata-burros. Após o primeiro abastecimento, ela entra numa região onde se torna uma prova travada, de menor velocidade. Após o segundo abastecimento, ela se torna rápida! As lombas voltam ao cenário para produzir muitos saltos!
Etapa 5 – 31/8 – Quarta-feira: Costa Rica (MS) – Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial – 87 km
Trecho Especial – 527 km
Deslocamento Final – 23 km
TOTAL: 637 km
Alguns trechos de pequenas vias vicinais que ficam inundadas na época da cheia, mas em agosto, época de seca, ainda conta com pequenos lagos e poças ao longo do percurso. Será a maior especial da edição 2022 e exigirá muita estratégia das equipes. Isso porque, dos três pontos de abastecimento da prova, somente dois deles serão acessíveis para as equipes de apoio.
As estradas são repletas de lombas e pequenas travessias de rios. O final da especial passa pelo cânion do Rio Café, um pequeno cânion incrustado nas terras do Mato Grosso seguida de um trecho de um chapadão de areia que termina com o encontro do Rio Garças com o rio Araguaia.
Etapa 06 – 1/9 – Quinta-feira: Barra do Garças (MT) – São Félix do Araguaia (MT)
Deslocamento inicial – 67 km
Trecho Especial – 523 km
Deslocamento Final – 92 km
TOTAL: 682 km
Será uma das maiores especiais da história do Sertões! Serão 523 quilômetros contra o relógio! A sexta especial será também a primeira “perna” da primeira de duas maratonas, quando os competidores fazem duas especiais em sequência sem poder contar com apoio mecânico.
Do ponto de vista técnico, muitas DEPs (Abreviação de Depressão de Poça Seca) e estradas muito estreitas. A especial margeia o Rio Araguaia, entrando em uma região com “cara de pantanal” mesmo! Em seu final, uma travessia de balsa. Neste dia os veículos devem chegar à noite!
Etapa 7 – 2/9 – Sexta-feira: São Félix do Araguaia (MT) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial – 13 km
Trecho Especial – 143 km
Deslocamento Final – 425 km
TOTAL: 581 km
A Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo e principal região da sétima especial do Sertões, encerra o Sertões Sul e a primeira metade do maior rally do mundo. É a segunda perna da primeira maratona do maior rally do mundo.
Após andarem mais de 500 quilômetros na etapa anterior, eles terão de cuidar do equipamento em uma especial inédita e cheia de areião, para finalmente receber o apoio mecânico. A etapa termina na cidade de Palmas, capital do Tocantins, para um dia de descanso.
Descanso: 3/9 – Sábado
Dia de descanso, que é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.
INÍCIO SERTÕES NORTE
Etapa 8 – 4/9 – Domingo: Palmas (TO) – Mateiros (TO)
Deslocamento inicial – 98 km
Trecho Especial – 423 km
Deslocamento Final – 0 km
TOTAL: 521 km
O Jalapão volta à cena para inaugurar o Sertões Norte e a primeira parte da segunda maratona consecutiva com rotas inéditas. A especial começa já com uma travessia de rio, o Rio Prata, e finalmente segue pelas areias de “deserto do Jalapão”.
Depois de quase 500 quilômetros de prova, em sua maior parte no temido areião, os competidores chegam até Mateiros, a menor cidade que o Sertões passa em 2022, e lá vão encontrar mais um parque fechado, onde os pilotos não terão apoio de suas equipes na manutenção dos carros.
Etapa 9 – 5/9 – Segunda-feira: Mateiros (TO) – Bom Jesus do Piauí (PI)
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho Especial – 409 km
Deslocamento Final – 101 km
TOTAL: 510 km
A nona etapa será a última parte de uma série de duas maratonas consecutivas! Ainda no Jalapão, o Sertões avança sobre mais uma região do Brasil. Do Norte seguem para o Nordeste, em sentido ao Maranhão, onde descerão uma serra extremamente sinuosa e estreita para completar em estradas muito estreitas de areia.
Etapa 10 – 6/9 – Terça-feira: Bom Jesus do Piauí – Bom Jesus do Piauí
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho Especial – 329 km
Deslocamento Final – 0 km
TOTAL: 329 km
É nesta décima etapa que fica o Cânion do Viana, com seus paredões de rochas enormes e multicoloridas que amplificam ainda mais o barulho dos motores devido a sua acústica.
A etapa é na forma de um laço que sai e chega no mesmo lugar: a cidade de Bom Jesus do Piauí, depois de passar por novos caminhos pelo sertão de Bom Jesus e a partir da passagem dos cânions, uma parte final completamente inédita!
Etapa 11 – 7/9 – Quarta-feira: Bom Jesus (PI) – Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Trecho Especial – 219 km
Deslocamento Final – 278 km
TOTAL: 554 km
Uma especial com muita navegação, estradas estreitas e muitas trilhas. Da metade para frente, ela se torna de baixa velocidade.
Etapa 12 – 8/9 – Quinta-feira: Balsas (MA) – Imperatriz (MA)
Deslocamento inicial – 12 km
Trecho Especial – 156 km
Deslocamento Final – 238 km
TOTAL: 406 km
A etapa é repleta de serras e vales, chapadões e platôs um “sobe desce” de piçarra com areia que irá cansar até os mais experientes.
Etapa 13 – 9/9 – Sexta-feira: Imperatriz (MA) – Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Trecho Especial – 358 km
Deslocamento Final – 70 km
TOTAL: 463 km
O Sertões cruza sua última fronteira de regiões, deixando o Nordeste e retornando ao Norte em uma etapa que passa em uma região praticamente sem estradas no meio da Floresta Amazônica. Iniciando em um trecho travadíssimo dentro de uma fazenda, a especial passa por uma série de travessias de pontes.
Etapa 14 – 10/9 – Sábado: Paragominas (PA) – Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Trecho Especial – 126 km
Deslocamento Final – 226 km
TOTAL: 354 km
A especial que encerra o maior Sertões da história depois de cruzar o Brasil é considerada bonita e prazerosa, depois de mais de 7.000 quilômetros puxados no limite.
TOTAL: 7.202 km
ESPECIAIS: 4.378 km