O retorno da MotoGP após as férias de verão não foi como a Monster Energy Yamaha MotoGP esperava. Mesmo trabalhando duro para buscar as melhores posições, Fábio Quartararo e Franco Morbidelli enfrentaram problemas e fecharam o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, realizado neste domingo (6) em 14º e 15º lugares, respectivamente.
A dupla seguia para marcar bons pontos na competição, porém, a evolução dos acontecimentos acabou impedindo a melhor conclusão da prova. Após ter escapado do que poderia ter sido um acidente grave durante o treino de classificação, Quartararo largou da 22 posição e seguiu construindo uma corrida de recuperação e rapidamente já estava em 11º, aproveitando espaços e deslizes dos adversários.
Ao longo de várias voltas, “El Diablo” lutou com o italiano Luca Marini pela sétima posição. Na volta 18, os dois colidiram – o que colocou um ponto final no trabalho de Quartararo até ali. A carenagem dianteira da M1 foi rasgada, deixando Quartararo sem outra opção a não ser voltar aos boxes para trocar de moto. Ele retornou em 15º e ainda tentou avançar sobre Morbidelli, que estava em 14º, mas não houve tempo e o francês encerrou o GP na 15ª colocação.
Morbidelli largou na 11ª posição e logo entrou no Top 10 e após muito trabalho, conquistou a oitava posição. A chuva – que apareceu muitas vezes ao longo do fim de semana – reapareceu a cinco voltas do fim, o que fez com que Morbidelli optasse por trocar de moto. A estratégia, porém, não teve sucesso e o ítalo-brasileiro finalizou a corrida em 14º lugar.
Os resultados deste domingo colocam o Quartararo na 11ª posição da classificação geral, com 65 pontos. Morbidelli está na 12ª posição, com 59 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP Team mantém-se na sexta posição do campeonato de equipes, com 124 pontos, e a Yamaha mantém-se na quinta posição do campeonato de construtores, com 84 pontos.
A Monster Energy Yamaha MotoGP volta à ação dentro de duas semanas para o Grande Prêmio da Áustria, disputado em Spielberg entre os dias 18 e 20 de agosto.