Kando é uma palavra em japonês que descreve os
sentimentos simultâneos de profunda satisfação e
intenso entusiasmo que experimentamos quando
encontramos algo de valor excepcional.
Consolidado como o maior campeonato monomarca da América Latina, o Yamalube R3 bLU cRU América Latina conquista cada vez mais prestígio e admiração.
O campeonato monomarca com motocicletas YZF-R3 e competidores a partir de 12 anos de idade tem como foco formar atletas e abrir oportunidade para que os mais experientes sigam competindo com segurança.
O Yamalube R3 bLU cRU América Latina começou em 2017 e atualmente faz parte do Brasileiro de Motovelocidade. Tem 6 rodadas, com 12 etapas. Cada corrida tem um vencedor e o campeão brasileiro é definido após a soma de todos os resultados ao longo da temporada.
O modelo de gestão, organização e disputa – idealizados pelo experiente Alan Douglas, ex-piloto tetracampeão das 500 milhas Brasil – proporciona corridas que agradam tanto público quanto pilotos, pois a competitividade é grande. Todas as motos são iguais, sorteadas entre os pilotos em todas as etapas, ressaltando a técnica e estratégia dos atletas.
Todos os pilotos recebem exatamente o mesmo suporte da Yamaha. Ao fazer a inscrição, o participante garante sua YZF-R3 preparada, capacete, macacão, pneus, telemetria, suporte mecânico, “race service” 2MT e LS2. Tudo incluso no valor da inscrição pela temporada completa em um preço muito acessível para os padrões dos esportes a motor.
O campeonato é plural, valoriza a diversidade. São 48 pilotos inscritos, homens e mulheres de todas as regiões brasileiras e de países da América do Sul, com idade de 12 a 62 anos e divididos em duas categorias: Talent (12 a 22 anos) e Cup (a partir de 23 anos).
Premiação final – Temporada 2024
Categoria R3 Talent
– Campeão: 100% da inscrição no Yamaha R3 European Championship por dois anos (2025 e 2026).
– Vice-campeão: 100% da inscrição no Yamaha R3 European Championship por um ano (2025).
Categoria R3 Cup
– Campeão: 100% da inscrição na SuperFinale de R7 2025.
O Yamalube R3 bLU cRU América Latina ainda se preocupa com a sustentabilidade. Toda emissão de carbono – desde o transporte das motos até a logística dos pilotos para se deslocarem para as corridas – é compensada com reflorestamento em larga escala, possibilitando a recuperação de áreas degradadas ou o plantio de novas áreas com o objetivo de compensar o carbono emitido. Isso é possível graças à parceria firmada com o iPlantForest, empresa especializada no ramo de reflorestamento.
Vale ressaltar também a ampla divulgação do campeonato, que tem assessoria de imprensa especializada, fotógrafo dedicado, transmissão ao vivo no YouTube da Yamaha Racing Brasil e no Facebook da Yamaha Motor do Brasil e larga exposição nas redes sociais, atingindo milhões de pessoas.
Investimento para a temporada 2024
R3 Talent (pilotos de 12 a 22 anos)
Seis rodadas – R$ 28.600,00
R3 Cup (pilotos a partir de 23 anos)
Seis rodadas – R$ 32.740,00
– O campeão (Enzo Valentim Garcia) e o vice-campeão (Kevin Fontainha) do Europeu de R3 2022 são pilotos criados no Yamalube R3 bLU cRU AL.
– Humberto Turquinho venceu a corrida de abertura do Mundial de SSP300 em 2023, na Holanda.
– Participações de brasileiros da Yamalube R3 Cup no GP3 de las Américas na Argentina, dentro de campeonatos mundiais como MotoGP e WSBK;
– Humberto Turquinho, piloto da R3 Cup, foi campeão Latino-Americano em 2019 das etapas da Argentina da MotoGP e do WSBK;
– Participação de pilotos brasileiros da R3 Cup Brasil em seleções internacionais como a Red Bull Rookies Cup 2019;
– Meikon Kawakami, piloto da R3 Cup Brasil, já conquistou o título de campeão europeu da Moriwaki Cup, em 2016, e o 3º lugar da Talent Cup, em 2017;
– Ton Kawakami, bicampeão da Yamalube R3 Cup, é o primeiro brasileiro a fazer a Pole Position no WSBK. Meikon Kawakami é o segundo brasileiro a conquistar uma Pole Position no WSBK.
Kando é uma palavra em japonês que descreve os
sentimentos simultâneos de profunda satisfação e
intenso entusiasmo que experimentamos quando
encontramos algo de valor excepcional.