Fabio Quartararo voltou a subir ao pódio da MotoGP neste domingo (15). O piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP Team mostrou porque é uma das estrelas da atual geração da motovelocidade diante de condições quentes no Grande Prêmio da Indonésia e conquistou o terceiro lugar. Franco Morbidelli sofreu um problema técnico na largada, mas voltou após um pit stop e ainda garantiu o 14º lugar e 2 pontos no campeonato.
Quartararo teve uma ótima largada no P4 do grid e alcançou o terceiro lugar ainda na primeira volta. Com dificuldades para acompanhar o ritmo dos dois primeiros pilotos, ele decidiu defender sua posição dos adversários que o perseguiam. Após sofrer ataques incessantes, o francês chegou a cair para a sexta posição e precisou lutar ainda mais para recuperar as posições perdidas.
O calor escaldante e as difíceis condições de pilotagem não foram problema para o francês, que lutou volta a volta por cada espaço. Além disso, a queda do líder da corrida, Jorge Martin, recolocou o número 20 no pódio. Quartararo terminou a corrida em terceiro lugar, a 0,127s do segundo e a 0,433s do primeiro colocado.
Largando do P15, Morbidelli se dedicou a recuperar terreno. Logo depois da primeira volta, ele percebeu que tinha um problema eletrônico e decidiu entrar nos boxes após a volta 2. O piloto ítalo-brasileiro conseguiu voltar à corrida, mesmo quatro voltas atrás dos demais. Mesmo assim, a perseverança de Morbido foi recompensada. Com boa velocidade e quedas de outros pilotos, o homem da Yamaha foi gradualmente subindo na classificação e terminou no 14º lugar, ganhando dois pontos no campeonato.
Os resultados deste fim de semana mantêm Quartararo na 10ª posição na classificação geral, com 132 pontos. Morbidelli permanece em 12º, com 79 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP Team mantém-se na sexta posição no campeonato, com 211 pontos, e a Yamaha está agora na quarta posição no campeonato de construtores, com 152 pontos.
A dupla da Monster Energy Yamaha MotoGP Team estará de volta à pista na próxima semana para o Grande Prémio da Austrália de MotoGP, que acontece no Circuito de Phillip Island, de 20 a 22 de Outubro.
Confira a classificação da MotoGP 2023 – Top 10:
1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 346 pontos
2. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 328 pontos
3. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) – 283 pontos
4. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) – 211 pontos
5. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – 177 pontos
6. Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 165 pontos
7. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – 162 pontos
8. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) – 144 pontos
9. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) – 135 pontos
10. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – 132 pontos