Após as três rodadas consecutivas na Ásia, a equipe Monster Energy Yamaha MotoGP seguiu direto para Montmeló, na Espanha, para encerrar a temporada 2024 da MotoGP com um grande e emocionante desfecho. Fabio Quartararo e Álex Rins estarão #CorrendoPorValência no Grande Prêmio da Solidariedade de Barcelona neste fim de semana, no Circuito de Barcelona-Catalunya, ajudando a arrecadar fundos. O valor arrecadado nas iniciativas da MotoGP será doado à Cruz Vermelha Espanhola, que está atuando na Comunidade Valenciana para ajudar as cidades próximas ao circuito atingidas recentemente por fortes enchentes. A etapa completa tem transmissão pelo canal ESPN 4 e pelo streaming Disney+.
Quartararo mostrou bom ritmo na Malásia há duas semanas e está determinado a dar o último gás no GP final de 2024. Ocupando a 13ª posição no campeonato, ele quer fechar a temporada com uma performance de alto nível para alegrar os fãs. “El Diablo” conhece bem o circuito de Montmeló, onde já teve grandes resultados: venceu na Moto2 em 2018, conquistou um segundo lugar na MotoGP em 2019 e garantiu vitórias na categoria principal em 2020 e 2022.
“Ver as enchentes em Valência foi horrível e o impacto devastador afeta muitas pessoas. No próprio paddock conhecemos várias pessoas que vivem nessa região, além de ser um lugar onde corremos anualmente, o que torna essa tragédia ainda mais próxima para todos nós. Claro que nossos pensamentos estão com todos os afetados nessas últimas semanas, mas é ainda melhor podermos ajudar ativamente por meio deste Grande Prêmio da Solidariedade. O #CorrendoPorValência é uma iniciativa incrível do MotoGP. Nosso objetivo é entreter os fãs, arrecadar fundos para as pessoas atingidas pelas enchentes e encerrar a temporada 2024 da maneira certa, para que todos os fãs do MotoGP possam sentir esse encerramento antes de iniciarmos os testes para 2025 em Barcelona, na terça-feira”, declarou o francês.
Rins utilizou as últimas etapas da temporada para testar diferentes configurações e, neste fim de semana, pretende colocar suas descobertas em prática. Animado para competir no circuito que considera sua “casa”, ele busca bons resultados para melhorar sua posição, atualmente empatado em 18º no ranking, e terminar a temporada em alta.
Nascido em Barcelona, Rins é um herói local. Ele subiu ao pódio na MotoGP em Montmeló em 2020, conquistando o terceiro lugar, seu melhor resultado na categoria no circuito. Além disso, foi vice-campeão na Moto2 em 2015 e 2016 e na Moto3 em 2013.
“Prontos para o último GP da temporada, que será muito especial. Vamos correr em casa, com Valência em nossos corações. O paddock do MotoGP é como uma grande família, e muitos são das áreas mais afetadas pelas enchentes. Por isso, faz todo sentido que, como comunidade, façamos nossa parte para aliviar um pouco desse fardo por meio da corrida e da solidariedade. Quanto a nós, a temporada 2024 foi cheia de altos e baixos, mas queremos encerrá-la da melhor forma aqui em Montmeló. Já na terça-feira, começaremos a trabalhar no que vem por aí para 2025”, afirmou.
O Circuito de Barcelona-Catalunya começou a ser construído em 1989 e foi inaugurado dois anos depois. Desde a primeira corrida de MotoGP, em 1992, a pista de 4,6 km, com 14 curvas (seis para a esquerda e oito para a direita), se tornou um dos favoritos dos fãs, proporcionando disputas eletrizantes.
Após o Grande Prêmio da Solidariedade, a pista de Montmeló sediará um teste IRTA de um dia, na terça-feira, onde as equipes e pilotos terão sua primeira oportunidade de experimentar os ajustes para a temporada 2025.
Confira a programação do GP da Solidariedade de Barcelona de MotoGP:
Sábado, 16 de novembro
06:10 – Treino Livre 2 – ESPN4 | Disney+
06:50 – Classificação – ESPN4 | Disney+
11:00 – Corrida Sprint – ESPN4 | Disney+
Domingo, 17 de novembro
10:00 – Corrida Principal – ESPN4 | Disney+