Neste sábado (17 de agosto), Haiden Deegan, da equipe Monster Energy Yamaha Star Racing, garantiu o título antecipado da categoria 250 do AMA Pro Motocross 2024. A conquista ocorreu durante a penúltima etapa do campeonato, realizada no Budds Creek Motocross Park, em Maryland.
Deegan, que tem apenas 18 anos, mostrou uma performance impressionante ao longo de mais uma temporada, acumulando vitórias e pódios que o colocaram em uma posição confortável na liderança do campeonato. O jovem piloto conquistou cinco vitórias e nove pódios em 10 rodadas, com a sua Yamaha YZ250F. Ele também conquistou nove vitórias nas 20 baterias da temporada.
No Budds Creek National, ele não apenas consolidou sua liderança, mas também assegurou o cobiçado Gary Jones Cup, um troféu que homenageia um dos pioneiros do motocross americano.
“É preciso muito sacrifício da minha equipe e da minha família para chegar até aqui. É inacreditável ganhar um campeonato novamente (depois do título do SMX 2023). Está começando a cair a ficha e estou muito feliz agora. Tudo o que eu queria era chegar à linha de chegada e segurar esta placa de número um”, comemorou o novo campeão da temporada 2024 do AMA Pro Motocross.
A corrida foi marcada por condições climáticas desafiadoras, com chuva pela manhã e altas temperaturas à tarde. Mesmo assim, Deegan fez o holeshot, manteve a calma e a consistência, e venceu a primeira bateria do dia para garantir pontos suficientes para não mais ser alcançado pelos adversários na Classificação Geral.
Com o título, Haiden Deegan se consolida como uma das grandes promessas do motocross mundial, demonstrando talento, determinação e uma maturidade impressionante para sua idade. A última etapa do campeonato será realizada no Ironman National, em Indiana, dia 24 de agosto.
Resultados – Budds Creek National – 10ª Rodada
1º) Levi Kitchen – 3º / 1º
2º) Tom Vialle – 2º / 3º
3º) Haiden Deegan – Monster Energy Yamaha Star Racing – 1º / 10º
4º) Chance Hymas – 8º / 2º
5º) Jalek Swoll – 6º / 4º
Classificação do Campeonato
1º) Haiden Deegan – Monster Energy Yamaha Star Racing – 445 pontos (Campeão)
2º) Levi Kitchen – 383 pontos
2º) Tom Vialle – 369 pontos
4º) Chance Hymas – 311 pontos
5º) Jo Shimoda – 289 pontos