Um domingo para a Monster Energy Yamaha MotoGP Team esquecer. Assim foi o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, disputado no circuito TT Assen neste domingo (26). Após dois acidentes, tanto o campeão Fabio Quartararo, quanto o companheiro de equipe Franco Morbidelli, decidiram abandonar a prova.
Quartararo largou bem da primeira fila e chegou a disputar o P1 com Francesco Bagnaia, mas abriu um pouco de espaço a mais e permitiu o avanço de Aleix Espargaró. O francês fechou a primeira volta em P3, mas claramente disposto a buscar o crescimento na corrida.
Faltando 22 voltas para o final, Quartararo colidiu som Espargaró na curva 5. O atual campeão tentou voltar à corrida e chegou a parar nos boxes para verificar se algo poderia ser feito, mas caiu novamente na volta 11 e terminou a corrida mais cedo.
Franco Morbidelli foi vítima da mesma curva 5. Assim como Quartararo, ele tentou voltar à corrida, mas avaliou que não havia mais possibilidade e deixou a prova faltando 18 voltas para o final.
Quartararo segue como líder do campeonato com 172 pontos, mas viu sua vantagem diminuir para apenas 21 pontos sobre o segundo colocado. Morbidelli permanece na 19ª posição, com 25 pontos. Após a 11ª rodada, a Yamaha continua em segundo lugar com 172 pontos no campeonato de construtores, e a Monster Energy Yamaha MotoGP Team agora está na segunda posição compartilhada com 197 pontos no campeonato de equipes.
Agora, equipe tem uma pausa de cinco semanas para avaliar o que aconteceu em Assen e ajustar as necessidades. A dupla de pilotos volta às pistas na 12ª etapa da MotoGP 2022 , que acontece no circuito de Silverstone entre 5 e 7 de agosto, para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha.