O Grande Prêmio de Portugal de MotoGP mostrou a evolução dos trabalhos da dupla do Monster Energy Yamaha MotoGP Team neste domingo (24). Fabio Quartararo mostrou ritmo consistente e pilotagem defensiva nas 25 voltas da corrida, o que lhe valeu a sétima posição. Alex Rins teve mais dificuldades e acabou por cruzar a linha de chegada na 13ª posição.
Quartararo mostrou uma forte pilotagem defensiva e sua persistência foi recompensada com um sétimo lugar e nove pontos na classificação. O francês começou sua busca no P9 e manteve a posição na primeira volta. No entanto, o grupo dos 10 primeiros pilotos logo se separou e “El Diablo” rodou quase sozinho nas primeiras 10 voltas, mas depois teve a companhia de Miguel Oliveira e Marco Bezzecchi.
O homem da Yamaha os manteve afastados até sete voltas antes do final. Quando os três pilotos começaram uma batalha, o francês acabou circulando em décimo. A três voltas do final, Francesco Bagnaia e Marc Márquez caíram e na última volta a corrida de Maverick Viñales também terminou mais cedo. Com isso, Quartararo recebeu a bandeira quadriculada na sétima posição, a 20,130s do primeiro colocado.
“Depois do Sprint de ontem, esperava terminar um pouco mais próximo dos pilotos da frente hoje, mas em termos de posição esperava isso. Temos alguns bons dados para analisar e esperamos poder dar alguns passos em frente. Parece que o tempo amanhã estará bastante ruim, mas esperamos ter um bom dia para tentar algumas coisas. Aparentemente, temos muitos itens para testar, então será ótimo. Esperamos que o tempo nos permita testá-los. Temos muitas pequenas coisas que precisamos melhorar passo a passo. Estamos no caminho certo, mas precisamos ter paciência”, declarou o francês.
Alex Rins não conseguiu ser tão competitivo quanto esperava, mas continuou a pressionar e conseguiu os primeiros trÊs pontos da temporada graças ao 13º lugar. O espanhol teve uma largada forte no 11º lugar e ficou atrás de seu companheiro de equipe na décima posição após a habitual briga na curva inicial, mas não conseguiu acompanhar Quartararo e logo teve que voltar a defender sua posição. Ele também colheu os benefícios de várias quedas tardias e subiu para 13º na classificação final, marcando os primeiros pontos da temporada de 2024.
Os resultados de hoje permitem que Quartararo mantenha a 11ª posição na classificação geral, agora 15 pontos. Rins está na 18ª posição, com três pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP está na oitava posição no Campeonato de Equipes, com 18 pontos, e a Yamaha está na quarta posição no Campeonato de Construtores, com 15 pontos.
A Monster Energy Yamaha MotoGP retorna à pista de Portimão para um teste privado nesta segunda-feira (25). A MotoGP faz uma pequena pausa e retorna em três semanas para o Grande Prêmio das Américas em Austin, capital do estado do Texas, nos Estados Unidos, em 14 de abril.