
Neste fim de semana, Andrea Locatelli e Jason O’Halloran aceleram pela Pata Maxus Yamaha na segunda etapa do Campeonato Mundial de SuperBike (WSBK) 2025, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, que acontece entre sexta-feira (28) e domingo (30). Todas as ações da categoria principal têm transmissão do canal Bandsports.
Para Locatelli, o objetivo é lutar pelo pódio – começando com um forte treino livre na sexta-feira para se preparar bem para as principais corridas que valem pontos. O’Halloran substitui Jonathan Rea, enquanto o seis vezes campeão do WSBK se recupera de lesões sofridas em Phillip Island no mês passado. Será a primeira vez que o australiano experimentará a Yamaha R1, já que ele começa seu papel como piloto de testes do WorldSBK 2025 da Yamaha, além de competir pela equipe oficial Yamalube YART Yamaha EWC.
“Estou feliz porque estamos retornando para outro fim de semana de corrida após uma longa pausa desde a primeira rodada na Austrália. É importante atingir o máximo resultado que pudermos, com certeza sabemos que não será fácil, mas farei o meu melhor a partir de sexta-feira para trabalhar com minha equipe na configuração para o fim de semana de corrida”, afirmou Locatelli.
O’Halloran também tem menos experiência na complicada pista portuguesa, então a equipe e os engenheiros da Yamaha trabalharão juntos para dar suporte ao australiano durante o fim de semana.
“Com certeza este fim de semana será uma experiência de aprendizado: primeira vez na Yamaha R1 WorldSBK e primeira vez de volta à pista em muito tempo. Obviamente, a maioria dos caras do campeonato fez um teste lá recentemente e vamos tentar recuperar o atraso, mas o mais importante para nós neste fim de semana é apenas aproveitar, para eu entender a moto e ganhar o máximo de conhecimento e experiência possível para ajudar no programa de testes da Yamaha daqui para frente”, apontou O’Halloran.
Mais Yamaha na pista

Dominique Aegerter e Remy Gardner também retornam à pista neste fim de semana. Na abertura da temporada na Austrália, os pilotos da GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team enfrentaram um início desafiador, mas ainda conseguiram conquistar pontos valiosos e demonstrar um ritmo forte no icônico circuito de Phillip Island. Aegerter garantiu resultados sólidos em ambas as corridas, enquanto Gardner impressionou na Superpole Race com um desempenho competitivo.
Antes da rodada portuguesa, a equipe participou de um teste produtivo de dois dias também em Portimão. Gardner esteve na disputa o tempo todo, terminando o teste com o quinto tempo mais rápido, enquanto Aegerter completou um número sólido de voltas, coletando dados cruciais para o fim de semana da corrida. A dupla está ansiosa seu progresso em bons resultados na segunda rodada.
Pole na SuperSport

O início positivo da Yamaha R9 na categoria SuperSport (WSSP) continuou na segunda rodada da competição, com uma dobradinha na Superpole para Can Öncü (Yamaha bLU cRU Evan Bros WorldSSP Supported Team) na pole e Lucas Mahias (GMT94 Yamaha WorldSSP Supported Team) na segunda posição nesta sexta-feira (28).
Após um forte teste no circuito de Portimão há duas semanas, Öncü teve um bom começo na sexta-feira, liderando os treinos livres por 0,048 segundos antes de afirmar sua posição na Superpole, chegando ao primeiro lugar por 0,5 segundos na Yamaha BLU CRU Evan Bros Racing R9 para conquistar sua primeira pole e a primeira da moto no WSSP.
O jovem turco está acompanhado na primeira fila pelo campeão mundial de SuperSport de 2017, Lucas Mahias (GMT94 Yamaha), que saltou para o segundo lugar na tabela de tempos e fez um R9 1-2 nos estágios finais da sessão.
O líder conjunto do campeonato Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate) vai largar da segunda fila em sexto. O novato da classe Aldi Satya Mahendra (Yamaha BLU CRU Evan Bros Racing) vai alinhar em 15º com Michael Ruben Rinaldi (GMT94 Yamaha) em 20º. Yuki Okamoto, que faz sua estreia no World SuperSport neste fim de semana depois de perder a primeira rodada na Austrália devido a uma lesão, vai largar em 28º pela Pata Yamaha Ten Kate enquanto enfrenta o desafio de se familiarizar com o complicado circuito de Portimão.
Confira a programação da segunda etapa do Campeonato Mundial de SuperBike em Portugal:
Sexta-feira, 28 de março
WSSP – 06:40 – Treino livre
WSBK – 07:35 – Treino livre 1
WSSP – 10:55 – Superpole
WSBK – 12:00 – Treino livre 2
Sábado, 29 de março
WSBK – 06:00 – Treino Livre 3
WSSP – 06:30 – Aquecimento 1
WSBK – 08:00 – Superpole
WSSP – 09:35 – Corrida 1
WSBK – 11:00 – Corrida 1
Domingo, 30 de março
WSBK – 06:00 – Aquecimento
WSSP – 06:20 – Aquecimento 2
WSBK – 08:00 – Corrida Superpole
WSSP – 09:35 – Corrida 2
WSBK – 11:00 – Corrida 2