Os brasileiros fizeram bonito com suas Yamaha YZF-R3 em um final de semana movimentado pela penúltima rodada do Mundial de SBK, no Circuito de Nevers Magny-Cours, França. Felipe Macan conquistou seus primeiros pontos na temporada e, junto com Ton Kawakami, finalizou as duas corridas (3 e 4/10) na zona de pontuação.
A prova teve início conturbado e, já na primeira volta, foi interrompida com uma bandeira vermelha. Na nova largada, com pista molhada, Ton Kawakami saiu de 31º para escalar o pelotão e realizar belas ultrapassagens e finalizar na 10ª posição. O mesmo fez Felipe Macan, que saiu de 22º para receber a bandeirada na 12ª colocação. Meikon Kawakami sofreu uma queda e não terminou a prova.
No domingo, Meikon Kawakami não foi liberado pelos médicos para a corrida. Apesar de se sentir bem, teve que se contentar em torcer pelo irmão Ton e pelo companheiro do Team Brasil AD78, Felipe Macan, do lado de fora da pista. A torcida deu certo e novamente os brasileiros finalizaram a prova na zona de pontos.
Novamente largando da 22ª posição, Felipe Macan fez uma corrida sólida, sempre brigando no pelotão da frente, e recebeu a bandeira de chagada na 10ª colocação. E saindo da 31ª posição do grid, rapidamente Ton Kawakami chegou no pelotão da frente para brigar pelas primeiras posições também. O brasileiro da Equipe MS Racing Yamaha Racing Brasil recebeu a bandeirada na 14ª posição e marcou mais alguns pontos no campeonato.
A próxima prova do Mundial de Superbike, válida como etapa final do Campeonato, será realizada de 16 a 18 de outubro, em Estoril, Portugal.
Ton Kawakami corre o Mundial de SBK pela equipe MS Racing, com apoio do Programa bLU cRU Europa e com patrocínio de Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78, MG Bikes, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Meikon Kawakami e Felipe Macan correm o Mundial pela equipe AD78 Team Brasil, com apoio da Yamaha Racing Brasil e do Programa bLU cRU Europa, com patrocínio de Playstation, AD78, Motul BR, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
RESULTADOS
Corrida 1 – Sábado
1) Jeffrey Buis
2) Scott Deroue
3) Bahattin Sofuoglu
4) Kevin Sabatucci
5) Hugo de Cancellis
10) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
12) Felipe Macan – Team Brasil AD78
Corrida 2 – Domingo
1) Marc Garcia
2) Jeffrey Buis
3) Hugo de Cancellis
4) Scott Deroue
5) Yuta Okaya
10) Felipe Macan – Team Brasil AD78
14) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
Classificação do campeonato após 12 corridas (6 rodadas):
1) Jeffrey Buis / 203 pontos
2) Scott Deroue / 175 pontos
3) Bahattin Sofuoglu / 127 pontos
4) Unai Orradre / 98 pontos
5) Ana Carrasco / 97 pontos
13) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78 / 58 pontos
16) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil / 39 pontos
28) Felipe Macan – Team Brasil AD78 / 10 pontos
Ton Kawakami
SuperSport300
Final de semana muito, muito complicado pra mim. No ano passado eu tive uma queda aqui, na chuva, e tive uma fratura no escafoide, então, querendo ou não, pra mim ficou um pouco de trauma, com o medo de cair novamente. Em todos os treinos não tive confiança nenhuma, todos os treinos foram na chuva, por isso, tive que passar pela corrida de repescagem. Isso foi até bom, porque consegui ganhar a corrida e isso me deu mais confiança. Fui pra corrida e na corrida me senti bem. Larguei em 31º e na primeira volta já estava em 18º, mas veio uma bandeira vermelha e tivemos que fazer nova largada. Isso me custou um pouco pra chegar no pelotão da frente, mas consegui finalizar em 10º e fiquei feliz com isso. Hoje (domingo) no warm up voltei a sentir falta de confiança, mas na corrida 2, com duas voltas já estava em 15º, larguei bem e ultrapassei vários pilotos. Foi um final de semana complicado, mas no final acho que terminamos bem ainda. Agora é focar na próxima corrida e mais uma vez agradecer aos meus patrocinadores.”
Meikon Kawakami
SuperSport300
“Final de semana difícil, as condições não ajudaram, todo o final de semana com chuva, eu queria sol, mas, enfim, é o que tem. Desde o primeiro treino livre fomos de menos a mais na chuva, que é o mais importante. Tive um erro no final do treino livre 2, e no terceiro treino consegui me classificar para a disputa da Superpole. Acabamos tendo um erro de estratégia na disputa, que fez a gente ficar um pouco pra trás. Mas enfim, na corrida 1 larguei bem, tava ali, e na terceira curva tive uma queda e bati a cabeça no chão. Tive que passar pelo Centro Médico e após avaliação dos médicos, por precaução, acharam melhor não me liberarem pra corrida 2. Mas, assim são as coisas e o importante é que estamos voltando bem pra casa. Vamos descansar até a terça-feira, quando voltaremos a treinar para a prova de Estoril, pra poder estar 200% prontos.”
Felipe Macan
SuperSport300
“Terminou o final de semana aqui na França, posso falar pra vocês que só tenho a agradecer a Deus e a toda minha equipe do Team Brasil AD78, todos os mecânicos, que fizeram um trabalho perfeito, e a todos os meus patrocinadores. Estou muito feliz com esse resultado, eu trabalhei e me dediquei muito pra conseguir esse resultado. Estou muito feliz! As duas corridas consegui finalizar na zona de pontuação, uma em P12 e outra em P10, muito perto do pelotão da frente na segunda corrida. estou muito feliz mesmo com esse resultado, mas vamos continuar trabalhando e focados pra próxima corrida, daqui a duas semanas, no Circuito de Estoril.”