Mundial de Grandes Prêmios FIM – Fédération Intermationale de Motocyclisme
Decisões da Comissão do Grandes Prêmios
A Comissão de Grandes Prêmios, composta pelos senhores Carmelo Ezpeleta (Presidente da Dorna), Paul Duparc (FIM), Herve Poncharal (IRTA), Lin Jarvis (Yamaha – MSMA) e Paolo Ciabatti (Ducati – MSMA) em reuniões eletrônicas realizadas durante novembro e dezembro de 2021, tomou as seguintes decisões:
Regulamentação Esportiva
COM EFEITO IMEDIATO
Qualificação para a Corrida
Em todas as classes, o piloto deve alcançar um tempo pelo menos igual a 105% do tempo registrado pelo piloto mais rápido na mesma sessão em qualquer uma das sessões de FP (Treinos Livres) ou QP (Treinos Qualificatórios). (Anteriormente 107%).
Idades Mínimas
A Comissão ratificou as mudanças anunciadas anteriormente para idades mínimas de participação.
As licenças para os pilotos são emitidas somente quando a idade mínima tiver sido atingida, como abaixo:
– Moto3: 16 anos (18 anos em 2023)
– Moto2: 16 anos (18 anos em 2023)
– MotoGP: 18 anos
Na classe Moto3, aplica-se uma isenção ao vencedor do Campeonato Mundial de Moto3 Junior da FIM ou da Bull MotoGP Rookies Cup para competir nos Grandes Prêmios do Campeonato Mundial FIM de Moto3 como contratado, convidado (wild card) ou piloto substituto, mesmo que não tenha atingido a idade mínima para a classe (entretanto, uma idade mínima de 15 anos em 2022, 16 anos em 2023, então 17 anos em 2024 será aplicável).
A fim de garantir uma transição suave, será concedida uma exceção aos pilotos que iniciaram no Campeonato Mundial de Moto3 em 2022 aos 16 anos de idade para que possam continuar com o Campeonato Mundial de Moto3 de 2023.
Para os pilotos de Moto2 e Moto3 substitutos ou wild cards em 2022, a idade mínima é de 17 anos.
Regulamentos técnicos
COM EFEITO IMEDIATO
Classe MotoGP
Foi aprovado um procedimento de verificação de máquinas equipadas com sistemas passivos de altura de pilotagem.
Anteriormente, as equipes eram obrigadas a entregar ao Diretor Técnico, no primeiro evento da temporada, amostras ou desenhos detalhados de suas partes do corpo aerodinâmico. Para as máquinas 2022 as equipes serão agora obrigadas a fornecer amostras ou modelos CAD 3D completos destas peças. As peças de corpo aerodinâmico homologadas das máquinas de 2021, ainda usadas em 2022, irão continuar a ser verificadas de acordo com os procedimentos atuais.
Seguindo uma solicitação da Brembo, apoiada pela MSMA, os seguintes regulamentos serão agora aplicados às dimensões e pacotes de freios.
Os discos de freio de carbono devem ser um dos tamanhos permitidos para o diâmetro externo, que são: 320mm, 340mm e 355mm.
Em certos circuitos, por razões de segurança, o uso de discos de freio de carbono de 340mm ou 355mm é obrigatório para a corrida,se declarada em piso seco pelo Diretor de Prova.
Os circuitos atualmente listados para discos de freio obrigatórios de tamanho mínimo de 340mm são: Motegi (Japão), Spielberg (Áustria) e Buriram (Tailândia).
Nesses circuitos podem ser utilizados discos de 340 mm ou 355 mm.
Não há restrições quanto ao tamanho dos discos de freio em uma corrida declarada em piso molhado.
Para refletir estas mudanças, haverá agora dois pacotes alternativos de freios definidos no regulamento, que devem ser fornecidos a um custo máximo de 80.000 euros.
Opção 1 (Atual)
Calipers 3 esquerda + 3 direita
Cilindro Mestre 3
Disco de carbono 10
Pastilhas 28
Opção 2 (Nova)
Calipers 2 esquerda + 2 direita
Cilindro Mestre 3
Disco de carbono 10
Pastilhas 32
Classe Moto2
Será permitido acrescentar dutos ao pára-lamas frontal com a única finalidade de resfriar o sistema de freio e os discos.
Todos os dutos devem ser pré-aprovados antes de serem utilizados na pista e a decisão do Diretor Técnico será final.
Classe Moto3
Os seguintes itens serão agora designados como peças de desempenho e devem ser homologados:
Feixe de fiação (chicote) completo para motocicletas (incluindo conexões de fiação para caixa de ar, painel de instrumentos, corpo do acelerador, guidão, painel de guidão e interruptor de corrente).
Montagem completa da bomba de combustível desde a bomba de combustível até o corpo do acelerador (incluindo todos os conectores e mangueiras).
Regulador de pressão.
Equipamento de segurança dos pilotos
O único objetivo de qualquer parte do traje de corrida, botas e luvas do pilotodeve ser garantir que o piloto seja protegido em um incidente. Portanto, qualquer parte do equipamento que é considerada como sendo puramente para fins de efeito aerodinâmico não é permitido. A decisão do Diretor Técnico será definitiva ao determinar o que constitui apenas aerodinâmica.
Regulamentos Médicos
Aptidão médica para a corrida
A Comissão aprovou uma série de novos regulamentos relativos à avaliação médica realizada para permitir voltar à competição.
Especificamente, há novas exigências sobre provas que devem ser consideradas ao rever a recuperação de lesões na cabeça e concussão, lesões abdominais/torácicas e lesões músculo-esqueléticas, (tais como fraturas que requerem cirurgia, fraturas compostas ou complexas).
Em caso de dúvida, a CMO (Oficial Médico Chefe), o Diretor Médico de MotoGP e o Oficial Médico da FIM podem solicitar mais opiniões sobre os relatórios e provas fornecidas para determinar o status do piloto (apto ou inapto).
Capacetes de Pìloto
Os capacetes de todos os pilotoss levados ao centro médico para avaliação após um acidente devem ser retidos pelo pessoal médico ou CMO para o controle pelo Diretor Técnico ou pelos Encarregados Técnicos antes de serem devolvidos ao piloto ou ao gerente da equipe.
Em casos de ferimentos na cabeça, incluindo concussão ou perda de consciência, a menos que uma disposição específica de uma lei nacional recomendeo contrário, o capacete deve ser encaminhado ao Laboratório FIM da Universidade de Zaragoza para que exame especializado e análise não destrutiva.
O fabricante do capacete será notificado sobre os testes exatos e tem o direito de aprovar ou recusar. Eles estarão aptos a assistir às análises realizadas neste laboratório. Após a inspeção, o capacete pode ser devolvido ao piloto, equipe, ou fabricante.
Regulamento Disciplinar
Foi aprovada uma nova posição para as pessoas envolvidas na avaliação das infrações à regulamentação, por exemplo, queima de largada, limites da pista, etc. Tais pessoas serão doravante referidas como Juízes de Fatos. Nenhum recurso poderá ser apresentado contra uma decisão dos Juízes de Fatos sobre assuntos de sua competência.
Foi confirmado que as informações sobre protestos e recursos mais as decisões do Painel de Comissários da FIM MotoGP tomadas durante as atividades de pista (treinos e corridas), podem ser comunicadas em monitores, bem como no quadro oficial de avisos. Tais comunicações em telas públicas são consideradas notificações válidas.
Uma versão regularmente atualizada do Regulamento do Mundial de Grandes Prêmios FIM que contém o texto detalhado das mudanças no regulamento podem ser visualizadas em:
https://www.fim-moto.com/en/sports/view/fim-world-championship-grand-prix-4327
Comissão de Grandes Prêmios FIM