
Fabio Quartararo e Álex Rins, da Monster Energy Yamaha MotoGP Team, foram guerreiros no Circuito Internacional de Lusail neste domingo no Grande Prêmio do Catar de MotoGP. A prova foi uma batalha dura para a dupla, que finalizou a prova em 8º e 13º lugares, respectivamente. No entanto, com Maverick Viñales recebendo uma penalidade de 16s após a corrida, a dupla ficou em 7º e 12º lugar nas classificações revisadas.
Quartararo largou em terceiro e tentou manter a posição na primeira curva, mas devido ao contato entre os dois irmãos Márquez, ele teve que reduzir a velocidade. Gradualmente, o francês caiu para o nono lugar, como parte de um grupo que lutava pela sexta posição, mas logo se viu em oitavo. Na volta 6, El Diablo estava novamente em nono quando foi ultrapassado por Pedro Acosta até que Alex Márquez completou uma penalidade de volta longa e colocou o francês de volta em oitavo. Ele manteve a posição até a volta 11, quando Alex Márquez o ultrapassou mais uma vez. Faltando sete voltas para o fim, Quartararo ultrapassou Pedro Acosta para o oitavo lugar e habilmente criou uma vantagem entre eles, que manteve até a linha de chegada, a 12.895s do primeiro.
Álex Rins teve uma boa largada, partindo de P9, e conseguiu manter sua posição, mas depois se viu no meio de uma batalha acirrada. Demorou algumas voltas até que a ordem se definisse com o piloto da Yamaha na 14ª posição. Rins passou grande parte da corrida lutando com Enea Bastianini e Ai Ogura. Faltando cinco voltas, Bastianini escapou e Rins ultrapassou Ogura, que estava cambaleando, em 14º. Ele então abaixou a cabeça e também conseguiu ultrapassar Brad Binder no último setor da última volta para ficar em 13º lugar na bandeira quadriculada, 17.563s do vencedor.
Os resultados do fim de semana colocam Quartararo na oitava posição na classificação geral, com 30 pontos. Rins está agora em 16º, com 14 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP ocupa a 5ª posição no campeonato de equipes com 44 pontos, e a Yamaha está na 4ª posição no campeonato de construtores com 42 pontos.
A Monster Energy Yamaha MotoGP estará de volta à ação em duas semanas para o início da fase europeia da temporada. O Grande Prêmio de Espanha será realizado no Circuito de Jerez – Ángel Nieto de 25 a 27 de abril.