Pelo segundo final de semana consecutivo, a MotoGP foi marcada por uma corrida em duas partes, desta vez interrompida por uma bandeira vermelha na volta 17, depois que o piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP, Maverick Viñales, teve problemas com seus freios e se jogou da moto, pra evitar o pior. Valentino Rossi, Fabio Quartararo e Franco Morbidelli tiveram um dia difícil no Grande Prêmio da Estíria, o segundo no Red Bull Ring.
Valentino Rossi, da Monster Energy Yamaha MotoGP, largou da 14ª colocação e, com duas boas largadas, tanto na primeira quanto na segunda corrida, se manteve no pelotão da frente e conseguiu finalizar a prova na 9ª colocação, a apenas 4,5 segundos do primeiro colocado.
Quartararo e Morbidelli entretanto, perderam terreno na largada e caíram para trás no pelotão, para 14º e 15º. O líder do campeonato ainda conseguiu fazer alguns progressos e andou entre os dez primeiros, quando a prova foi interrompida. Porém Quartararo voltou a perder posições na largada, assim como Morbidelli. Na bandeira quadriculada, Fábio foi 13º e Franco 15º.
Apesar da corrida difícil para a equipe, Quartararo deixa o GP da Estíria na liderança da classificação dos pilotos, com Viñales em quinto, Rossi o sétimo e Morbidelli o 11º colocado. A Yamaha continua na liderança na classificação de construtores. Na classificação por equipes a Petronas Yamaha SRT lidera e a Monster Energy Yamaha MotoGP se mantém com a segunda colocação.
Haverá agora uma pausa de duas semanas para os pilotos, antes de enfrentarem a próxima rodada dupla em Misano, na Itália, no próximo mês (13 e 20 de setembro).
Resultado – 5ª Etapa – GP da Estíria
1º) Miguel Oliveira
2º) Jack Miller
3º) Pol Espargaró
9º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP
13º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT – 70 pontos
15º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT – 32 pontos
DNF – Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP
Classificação do Campeonato após 5 etapas:
1º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT – 70 pontos
2º) Andrea Dovizioso – 67 pontos
3º) Jack Miller – 56 pontos
4º) Brad Binder – 49 pontos
5º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP – 48 pontos
7º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP – 45 pontos
11º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT – 32 pontos
Valentino Rossi
Monster Energy Yamaha MotoGP
“Eu sabia que sofreríamos um pouco aqui, especialmente no segundo fim de semana, porque todos os outros fabricantes e pilotos estavam mais fortes e conseguiram melhorar seu ritmo após o primeiro fim de semana de corrida em Spielberg. Estamos um pouco preocupados, porque, embora soubéssemos que esta pista não é fantástica para nós, esperávamos que a diferença em relação aos outros fosse menor. Então, foi uma corrida difícil, com outra bandeira vermelha. Felizmente, Maverick conseguiu pular da moto a tempo, mas foi um momento muito assustador. Nestes dois últimos fins de semana estivemos no limite com os freios. Tive um problema com ele na semana passada, e essa semana nós modificamos, trabalhando junto com a Brembo. Na primeira corrida de hoje, os freios não foram fantásticos, mas na segunda corrida os freios estavam bons e não tive problemas em particular. Agora temos que trabalhar e torcer para que em outras pistas, como Misano, possamos ser mais competitivos. Moro muito perto desse circuito, por isso é fácil para mim chegar à pista. Esperamos ser mais competitivos lá, porque no ano passado fomos fortes. Esperamos poder lutar pelas primeiras posições novamente este ano.”
Maverick Viñales
Monster Energy Yamaha MotoGP
“A partir da quarta volta eu estava tendo problemas com os freios. Eu tentei o meu melhor. Tentei ultrapassar o Dovizioso e consegui, mas de repente na reta ele me ultrapassou de novo. Estas foram três corridas muito difíceis em que podíamos ter feito um bom trabalho, mas devido aos nossos erros não estamos na frente. Com certeza, o acidente de hoje foi incrível. Nunca tive essa sensação antes, de perder completamente os freios e ter que pular. Eu entendo como aconteceu, o freio superaqueceu, mas com certeza não é um problema comum. Felizmente, estou bem, isso é o mais importante. Estarei 100% novamente em Misano. Você sabe, temos que permanecer positivos e nos concentrar nas próximas rodadas. Misano é uma boa pista para nós, no ano passado fui muito forte lá e acho que este ano posso fazer ainda melhor.”
Fabio Quartararo
Petronas Yamaha SRT
“Foi mais difícil hoje do que pensávamos que seria. Estive atrás de muitos pilotos na corrida e vimos que o potencial da nossa moto não era tão bom em comparação com as outras. Estávamos perdendo muito em diferentes áreas. Precisamos encontrar a solução para isso, porque pode ser um problema em Barcelona, Aragão e Valência, onde há muitas retas. É algo que precisamos entender para que possamos melhorar. Estou realmente ansioso para quando formos para Misano porque devemos estar melhor lá. Não foi tão divertido andar aqui hoje! No entanto, há o lado positivo de ainda termos a liderança do campeonato. Precisamos estar no pódio nas próximas corridas e recuperar a sensação que tivemos em Jerez. Este será o principal alvo de Misano.”
Franco Morbidelli
Petronas Yamaha SRT
“Foi uma corrida difícil e um fim de semana estranho. Quando estávamos sozinhos na pista e podíamos pegar as linhas que queríamos, fomos decentemente rápidos aqui. Porém, na corrida com as outras motos acabamos rodando no ritmo deles e não pudemos atacar. Para mim, foi o caso de apenas pedalar até o fim, sem grande drama para chegar a um ponto. É um ponto encorajador depois dos acontecimentos do fim de semana passado. Agora posso ir para casa descansar um pouco antes de seguir para Misano. É um layout completamente diferente lá, muito sinuoso, e esse é o tipo de pista em que estivemos bem rápidos até agora. Espero que possamos ser rápidos lá.”