Aproveitando-se da vantagem de “correr em casa”, já que acelerou neste circuito durante muitos anos da carreira, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli dominou e venceu o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, na Itália, neste domingo (13/09), que teve quatro motocicletas Yamaha largando nas quatro primeiras posições no grid.
A festa de Morbidelli, que traz a bandeira do Brasil no seu capacete, foi completa, já que pela primeira vez na temporada o público pode acompanhar a corrida das arquibancadas. Largando da segunda posição do grid, o piloto fez uma excelente largada e pulou para a primeira colocação, que manteve até a bandeirada de chegada.
Durante quase toda a prova Morbidelli teve em seu encalço o italiano Valentino Rossi, que na parte final da prova não conseguiu manter o ritmo do líder. Na parte final da prova Rossi lutou de forma intensa com Pecco Bagnaia e na última volta foi superado por Joan Mir, perdendo assim a chance de conquistar o seu pódio de número 200.
Largando da posição de honra no grid, o pole-position Maverick Viñales não fez boa largada e perdeu rendimento durante a prova. Ainda assim, o piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP conseguiu finalizar a prova na sexta colocação.
O dia não foi bom para o francês Fabio Quartararo, que lutando pelas primeiras posições, sofreu uma queda durante a prova e teve que abandonar. O piloto até voltou para a pista novamente, mas acabou abandonando algumas voltas depois. Com o resultado Quartararo perde a liderança, mas se mantém na briga, apenas 6 pontos atrás de Andrea Dovizioso.
O próximo compromisso dos pilotos será no final de semana que vem, com a segunda corrida da rodada dupla no Circuito de Misano.
Resultado do GP de San Marino
1º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT / 42:02.272
2º) Francesco Bagnaia +2.217
3º) Joan Mir +2.290
4º) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP / +2.643
5º) Alex Rins +4.044
6º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP / +5.383
DNF) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT
Classificação do Campeonato após 6 etapas:
1º) Andrea Dovizioso / 76 pontos
2º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT / 70 pontos
3º) Jack Miller / 64 pontos
4º) Joan Mir / 60 pontos
5º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP / 58 pontos
6º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP / 58 pontos
7º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT / 57 pontos
Valentino Rossi
Monster Energy Yamaha MotoGP
“É uma pena porque o pódio é sempre especial, aqui em Misano ainda mais. Além disso, dividir o pódio com Franco e Pecco teria sido como uma corrida no rancho. Cometi um pequeno erro e o Mir estava muito forte naquele momento, fez tempos por volta muito bons na última parte da corrida. No final ele conseguiu me vencer, o que é uma pena faltando apenas 2km. Por outro lado, ainda foi uma boa corrida, um bom fim de semana, porque andei bem. Tínhamos um ritmo muito bom e sinto-me bem com a moto. Então, mesmo sem pódio, gostei. Foi um bom fim de semana para a nossa equipe e para mim, porque sempre fomos competitivos. Isso é muito importante. Acho que podemos melhorar três ou quatro coisas para a próxima semana, quando teremos outra chance. Isso me deixa ainda mais feliz, porque podemos tentar novamente.”
Maverick Viñales
Monster Energy Yamaha MotoGP
“Não sei o que aconteceu hoje. Estou muito desapontado. Não sei porque perdi aderência na corrida. Tentei tudo o que pude, mas não obtive feedback suficiente do pneu. No final da corrida fiz três ou quatro voltas muito boas, mas já era tarde. Vamos trabalhar nisso, temos um teste aqui na terça. Tentaremos ficar relaxados. Precisamos redefinir nossas mentes para o próximo fim de semana. Sabemos que somos rápidos aqui, por isso podemos começar na frente novamente.”
Fabio Quartararo
Petronas Yamaha SRT
“Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Franco, porque ele mereceu muito a vitória de hoje. Foi uma corrida muito dura para mim, mas é o que é, vou aprender com isso. Cometi um erro: estava tentando ultrapassar o Maverick [Viñales] e superaqueci o pneu. Eu fiz o movimento, e foi o movimento correto a fazer, mas Jack [Miller] estava na frente e eu queria pegá-lo também, mas foi rápido demais. Travei tarde demais e perdi a frente. Estamos lutando para ultrapassar com a nossa moto, que é algo em que temos de trabalhar. Claro que estou decepcionado, pois tivemos velocidade para lutar na frente, mas aprendemos com a experiência e não cometerei o mesmo erro no próximo fim de semana. Vimos cinco vencedores diferentes em seis corridas e é um dos campeonatos mais próximos que já tivemos, então vou continuar a dar o meu melhor e tentar torná-lo nosso.”
Franco Morbidelli
Petronas Yamaha SRT
“Acho que esta foi uma semana mágica para mim. Tudo estava indo bem, então, ao entrar no dia de hoje, pensei que talvez algo bom fosse possível. Acontece que foi algo ótimo! Nunca ganhei uma corrida de Campeonato Mundial em casa antes, por isso fazê-lo na MotoGP é a maior conquista da minha vida. Estou muito orgulhoso de poder dizer isso. Quero agradecer a todas as pessoas que trabalham comigo, não sou só eu. Essa vitória é resultado do trabalho em equipe. No momento, estou muito orgulhoso do que conquistamos, não apenas hoje, mas em geral. Há sete anos, corria aqui com uma 600, agora ganho uma corrida de MotoGP. É simplesmente incrível, especialmente porque é a primeira corrida com público neste ano. Foi ótimo poder saudar a multidão após a corrida. Fazemos isso por eles, então comemorar com eles foi um sentimento muito bom.”