A Yamaha continua dominando a principal categoria do motociclismo mundial. Neste fim de semana, os pilotos do time azul conseguiram resultados que os colocam nas três primeiras posições na classificação da MotoGP. Fábio Quartararo é o líder, Maverick Viñales é o segundo e Franco Morbidelli agora ocupa a terceira colocação na tabela. Valentino Rossi é o sétimo, apenas quatro pontos atrás de Morbidelli.
No Grande Prêmio Monster Energy da República Tcheca, o destaque foi o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, que conquistou a segunda colocação e o seu primeiro pódio na categoria. Com o resultado, subiu da 10ª para a 3ª colocação na classificação do campeonato.
“Estou muito feliz, realmente emocionado por ter terminado no pódio hoje! Foi uma corrida um pouco estranha porque não consegui dar 100% o tempo todo. No início estava indo bem rápido, meu ritmo estava melhor do que esperava e estava me afastando do pelotão. Não tentei lutar porque só queria ter certeza de que levaria a moto para o final da corrida e garanti meu primeiro pódio. Tenho que agradecer a todos do time Petronas Yamaha SRT, à Yamaha, e todas as pessoas em casa me apoiando. Agora descansamos três dias e vamos para a Áustria com uma grande injeção de confiança” disse Franco Morbidelli.
O francês Fabio Quartararo largou bem e brigou pela liderança da prova, mas viu o rendimento dos pneus cair e finalizou a prova na sétima colocação, conquistando pontos importantes para se manter na liderança, com 17 pontos de vantagem para Maverick Viñales, segundo colocado.
Viñales foi outro que também sofreu com o desgaste dos pneus. Depois de largar da 5ª posição no grid, finalizou a prova apenas na 14ª colocação. Caminho inverso fez seu companheiro de equipe, o italiano Valentino Rossi, que mostrou grande ritmo, largando da 10ª posição no grid para finalizar na 5ª colocação.
Os resultados ainda mantêm a Yamaha na liderança da classificação de construtores.
A MotoGP agora se desloca para a Áustria, onde disputa dois Grandes Prêmios em dois finais de semana consecutivos, nos dias 16 e 23 de agosto.
Resultado do Grande Prêmio Monster Energy da República Tcheca:
1º) Brad Binder
2º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT
3º) Johann Zarco
4º) Alex Rins
5º) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP
7º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT
14º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP
Classificação do Campeonato após 3 etapas:
1º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT / 59 pontos
2º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP / 42 pontos
3º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT / 31 pontos
4º) Andrea Dovizioso – 31 pontos
5º) Brad Binder – 28 pontos
6º) Johan Zarco – 28 pontos
7º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP / 27 pontos