A Monster Energy Yamaha MotoGP Team teve um dia difícil neste domingo (30) em Jerez de La Frontera durante o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP. No Circuito Ángel Nieto, Fabio Quartararo e Franco Morbidelli mostraram que a determinação implacável compensa. Apesar de ambos terem de cumprir penalidades de volta longa, eles garantiram pontos ao terminar em 10º e 11º lugares, respectivamente.
O início da corrida foi dramático, com uma colisão envolvendo Quartararo, Marco Bezzecchi e Miguel Oliveira, e que resultou em uma bandeira vermelha. Após cumprir uma penalidade de volta longa referente à corrida Sprint, El Diablo, que largou bem de P16 e ganhou cinco posições na primeira volta, precisou cumprir outa punição e retornou na na 14ª colocação. Mas o azar voltou a atacar e o francês recebeu outra penalidade de volta longa, pois a Direção de Prova considerou a primeira incorreta. Ele cumpriu a segunda penalidade e voltou à 16ª colocação. Agravado com a situação, o piloto número 20 foi ao limite, fez muitas ultrapassagens e, com outros pilotos caindo e abandonando a corrida, finalizou em P10, ainda na zona de pontuação.
Morbidelli saiu bem do P14 na relargada, completando a primeira volta na 13ª colocação. No entanto, o ítalo-brasileiro também recebeu uma penalidade de volta longa da Direção de Corrida após um incidente com quatro pilotos no Sprint de sábado (29) – a Yamaha apresentou recurso em nome de Morbidelli, que foi negado -, e após cumprir a punição, o piloto 21 caiu para a 18ª posição. Determinado a mudar a situação, Morbido fez diversas ultrapassagens e, aproveitando os espaços deixados pelos adversários, cruzou a linha de chegada em 11º lugar.
Agora a equipe se prepara para o próximo desafio na França, no icônico circuito de Le Mans, marcado para 14 de maio. Com os resultados da rodada, Quartararo está na 11º posição na classificação geral, com 40 pontos. Morbidelli está na 12ª colocação, com 34 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP é sexta no campeonato de equipes, com 74 pontos, e a Yamaha mantém-se em quinto lugar no campeonato de construtores, com 49 pontos.