A equipe Monster Energy Yamaha MotoGP está aquecendo os motores para a temporada 2024 e viajou para o Circuito Internacional de Lusail para o Teste Oficial de MotoGP do Catar. Com a duração de dois dias, a dupla Fabio Quartararo e Álex Rins fechou esta segunda-feira em 10º e 19º lugares, respectivamente.
Quartararo e Rins conseguiram um bom número de voltas no primeiro dia do teste. O circuito de Lusail também vai receber o Grande Prêmio que abre a temporada em pouco mais de duas semanas, o que deixa os pilotos da Yamaha ainda mais interessados em trabalhar no traçado.
O campeão de 2021 estava totalmente focado em checar e resolver alguns itens de sua lista de tarefas de testes. O francês fez um total de 58 voltas e seu tempo mais rápido de 1m52.637s, alcançado na volta 56. A volta deixou o francês com a 10ª posição na tabela de tempos do Dia de Testes do Qatar 1, a 0,597s do primeiro.
Rins estava ansioso para testar a M1 em outra pista para ganhar mais experiência na Yamaha. Ele fez 51 voltas ao longo do Dia 1 e estabeleceu o melhor tempo de 1m53,642s na volta 50, ficando em 19º lugar, a 1,602s do topo.
Nesta terça-feira (20) os pilotos estarão de volta à pista de Lusail para mais testes. O campeonato começa oficialmente no dia 10 de março, com o primeiro GP da temporada. Os fãs brasileiros de motovelocidade poderão acompanhar toda a transmissão pelo canal ESPN e pelo Star+.
“Estamos nos concentrando nas mesmas áreas que fizemos durante o Teste de Sepang. A moto parece rápida, oque é positivo, mas estamos bastante longe em termos de desempenho numa volta. Fizemos algumas mudanças enormes desde o Teste de Sepang e podemos notar a diferença: há alguns pontos positivos e outros negativos. A forma como estamos trabalhando agora é muito boa – eu realmente adoro isso. É por isso que estou muito motivado, porque sinto que estamos no caminho certo. Mas ainda precisamos de tempo para descobrir todo o nosso potencial. Nosso principal objetivo é melhorar a aderência. O ritmo não é tão ruim, mas precisamos melhorar nossas posições iniciais” – Fábio Quartararo
“Hoje foi um bom dia. Começamos com um pouco de caos porque não andei aqui no ano passado. Havia novos prédios ao redor da pista, então as referências eram um pouco diferentes. No geral, trabalhamos muito na moto, testando coisas novas. Alguns itens novos e confirmamos itens que testamos em Sepang. Então, fizemos muitas mudanças na moto e também passamos muito tempo trabalhando dentro do box. Espero que amanhã possa trabalhar mais na minha afinação para a próxima corrida” – Álex Rins