
Após uma semana de pausa depois do Grande Prêmio da Argentina, a equipe Monster Energy Yamaha MotoGP seguiu para Austin, Texas, nos Estados Unidos, para o Grande Prêmio das Américas. Fabio Quartararo e Álex Rins gostam do traçado e da atmosfera vibrante de Austin, chegando para o fim de semana com o espírito positivo em alta vibração. A etapa completa será transmitida pelo canal ESPN4 e pelo streaming Disney+ Premium.
Quartararo chega ao Circuito das Américas (COTA) ocupando a 15ª posição na classificação do campeonato. El Diablo tem boas lembranças desta pista: em 2015, em sua primeira visita ao Texas, conquistou imediatamente um segundo lugar na categoria Moto3. Em 2021, repetiu esse feito na MotoGP, em apenas sua segunda corrida na classe principal em Austin. Já em 2023, voltou ao pódio ao terminar a corrida na terceira posição.
“Tivemos azar no GP da Argentina e, no geral, o fim de semana não saiu como queríamos, então é bom termos uma nova etapa pela frente”, aponta o francês.
Embora o circuito de Austin seja conhecido por sua complexidade, Rins aprecia suas características únicas. Ele retorna ao local com boas lembranças, já que, em 2023, venceu a corrida do GP das Américas e conquistou o segundo lugar na Sprint. O espanhol também subiu ao pódio da categoria rainha em 2022, com um segundo lugar, e em 2019, quando venceu a corrida. Na Moto2, garantiu presença no pódio em 2016 e 2015, com uma vitória e um terceiro lugar, respectivamente. Já em 2013, triunfou na Moto3 em solo americano. Rins espera somar pontos importantes neste fim de semana para subir na classificação geral, onde atualmente ocupa a 16ª posição.
“Fui rapidamente para casa depois do GP da Argentina para passar um tempo com minha família antes da corrida em Austin. Tenho memórias muito especiais deste lugar (Austin), e os fãs também dão um grande apoio, então o GP das Américas é sempre um evento pelo qual espero ansiosamente”, afirma Rins.
Prima Pramac Yamaha MotoGP busca pontos no GP das Américas
A equipe Prima Pramac Yamaha MotoGP fez uma parada na Base Aérea de Sheppard, em Wichita Falls, antes de seguir para o Circuito das Américas. Para esta corrida, Jack Miller contará com a companhia de Augusto Fernandez, que substitui o lesionado Miguel Oliveira.
O GP da Argentina não foi de bons momentos para a equipe: Jack Miller finalizou na 13ª colocação e Miguel Oliveira se lesionou durante a corrida Sprint de sábado. Envolvido em uma colisão, Oliveira sofreu uma lesão no ombro que o forçou a se ausentar do evento nos EUA. Substituindo-o na segunda YZR-M estará o piloto de testes oficial da Yamaha, Augusto Fernandez, que fará sua estreia em corridas com a moto da marca de Iwata.
Arbolino e Guevara compõe o time da Pramac Yamaha Moto2 no Texas
O Mundial de Moto2 também chega à terceira etapa neste final de semana. Tony Arbolino e Izan Guevara, que vão acelerar em uma pista onde ambos conquistaram vitórias notáveis no passado e que se adapta bem ao seu estilo de pilotagem, têm como objetivo colocar a equipe BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 na briga pelas primeiras posições.
Após as duas primeiras corridas, Arbolino ocupa a 14ª posição no campeonato geral com 8 pontos, enquanto Guevara tem 1 ponto, conquistado com o 15º lugar na Argentina, e ocupa a 18ª posição no geral.
Confira a programação do Grande Prêmio das Américas de MotoGP:
Sábado, 29 de março
Moto2 – 11:25 – Treino Livre 3
MotoGP – 12:10 – Treino Livre 3 – ESPN4 | Disney+ Premium
MotoGP – 12:50 – Classificação – ESPN4 | Disney+ Premium
Moto2 – 15:45 – Classificação – ESPN4 | Disney+ Premium
MotoGP – 17:00 – Corrida Sprint – ESPN4 | Disney+ Premium
Domingo, 30 de março
MotoGP – 11:40 – Warm-Up
MOTO2 – 14:15 – Corrida – ESPN4 | Disney+ Premium
MotoGP – 16:00 – Corrida Principal – ESPN4 | Disney+ Premium