A jovem piloto Lotte van Drunen, da equipe De Baets Yamaha MX-Team, fez história ao se tornar a campeã mundial de Motocross WMX 2024. Aos 17 anos, Lotte se destacou ao longo da temporada, demonstrando muita velocidade, habilidade e consistência em todas as etapas do campeonato.
A temporada 2024 foi marcada por disputas acirradas, mas Lotte manteve a liderança com performances impressionantes. Com três vitórias em Grandes Prêmios e cinco vitórias em corridas, ela mostrou superioridade em diversas pistas ao redor do mundo.
Depois de terminar em segundo lugar na abertura da temporada, van Drunen venceu as duas corridas na pista de areia pesada de Riola Sardo, na Sardenha, na segunda rodada, conquistando sua primeira vitória do ano e assumindo a liderança do campeonato.
Demonstrando grande habilidade em uma variedade de pistas, a segunda vitória veio na Espanha. No circuito de Teutschenthal, na Alemanha, ela finalizou com mais um pódio, em terceiro lugar. Na quinta rodada, em Maggiora, na Itália, enfrentou uma prova com bastante lama e terminou em sexto lugar, seu pior resultado na temporada, mas garantiu pontos importantes para manter a liderança na classificação.
Após uma pausa de verão, o campeonato foi retomado no GP da Holanda. O circuito de Arnhem, onde Lotte conquistou sua primeira vitória em 2023, foi palco de mais duas vitórias, consolidando sua vantagem na tabela e mantendo-a na liderança para a rodada final.
Lotte chegou ao último GP, na Turquia, com uma vantagem confortável de 17 pontos. Com duas corridas consistentes a bordo de sua YZ250F, ela finalizou na quinta colocação, garantindo o título de mais jovem campeã mundial da história da WMX.
Ao conquistar o cobiçado título na 16ª edição da série WMX, Lotte van Drunen também garantiu o título mundial de fabricantes do WMX para a Yamaha. A holandesa se torna a terceira mulher, ao lado de Kiara Fontanesi e Nancy van de Ven, a ganhar o Campeonato Mundial WMX com uma Yamaha YZ250F.
“Isso é inacreditável. Eu estava nervosa no início da corrida, porque estava muito lamacento hoje. Mas eu consegui. E ainda sou tão jovem, então é inacreditável. Eu não acho que há muitos jovens de 17 anos que podem dizer que são campeões mundiais, então isso é algo que eu nunca vou esquecer!”, comemorou Lotte van Drunen, Campeã do Mundo 2024 WMX