O final de semana foi de muita velocidade e adrenalina no Circuito dos Cristais, em Curvelo/MG. No sábado (31/10), os pilotos tiveram que conviver com a pista molhada por causa das chuvas, que deram uma trégua neste domingo (1/11) para que os pilotos acelerassem em asfalto seco. Esta foi a terceira rodada do Yamalube R3 bLU cRU Cup, que já passou por Goiânia/GO em agosto, e já havia visitado Curvelo em setembro.
Mesmo com condições diferentes nos dois dias de prova, as disputas e trocas de posições foram intensas, como já é marca registrada da copa monomarca da Yamaha, que utiliza as YZF-R3 nas classes R3 Cup (de 12 a 22 anos) e R3 Pró (acima de 22 anos).
Na R3 Cup, Pedro Balla foi o grande destaque de sábado ao conquistar a LS2 Super Pole e a vitória na Corrida 1, com o líder do campeonato Humberto Turquinho Jr na segunda colocação e João Arratia em terceiro. No domingo, com pista seca, o vencedor foi o uruguaio Facundo Llambias, que largou da 14ª colocação, escalou o pelotão e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada. Fabio Florian foi o segundo colocado e Humberto Turquinho Jr finalizou a prova com mais um pódio. A regularidade, aliás, tem sido a marca registrada de Turquinho, que ampliou a vantagem na liderança do Campeonato. Ele esteve no pódio em todas as seis corridas da temporada.
Na categoria R3 Pró, vitória de Hebert Pereira no sábado, com o líder do campeonato, Michel Velludo na segunda colocação e Guilherme Soares em terceiro. No domingo, Michel Velludo conquistou mais uma vitória na temporada, que teve Alex Schultz em segundo e Guilherme Soares na terceira colocação.
A Yamalube R3 bLU cRU Cup, competição que é referência na formação de novos pilotos, tem a próxima etapa marcada para os dias 21 e 22 de novembro, no circuito de Cascavel, no Paraná. A final do campeonato será nos dias 12 e 13 de dezembro, em Goiânia/GO.
Os patrocinadores da Yamalube R3 Cup são: Yamalube, Eneos, Alemão Pneus, Nacar Motorcycles, Ello, Diafrag, 2MT, LS2, Pirelli, AD78, PlayStation, Monster Energy, iPlanForest, Flip Racing, Jeskap, Retroglass, Banco Yamaha, Design e Hel.
Resultados – Corrida 1 / Sábado
R3 Cup
1º) Pedro Balla
2º) Humberto Turquinho Jr
3º) João Arratia
4º) Gustavo Manso
5º) Enzo Maccapani
R3 Cup Pró
1º) Hebert Pereira
2º) Michel Velludo
3º) Guilherme Soares
4º) Pierre Balducci
5º) Alex Schultz
Resultados – Corrida 2 / Domingo
R3 Cup
1º) Facundo Llambias
2º) Fabio Florian
3º) Humberto Turquinho Jr
4º) Renan Fui
5º) João Arratia
R3 Cup Pró
1º) Michel Velludo
2º) Alex Schultz
3º) Guilherme Soares
4º) Rafael Risada
5º) Pierre Balducci
Calendário*
1) 8 e 9 de agosto / Goiânia – GO
2) 26 e 27 de setembro / Curvelo – MG
3) 31 de outubro e 1º de novembro / Curvelo – MG
4) 21 e 22 de novembro / Cascavel – PR
5) 12 e 13 de dezembro / Goiânia – GO
*sujeito a alterações
Saiba mais sobre a Yamalube R3 bLU cRU Cup
A categoria é subsidiada pela Yamaha, que fornece as motocicletas YZF-R3 prontas para a corrida, incluindo pneus, combustível, supervisão e assistência técnica. Além disso, a montadora oferece suporte de mecânicos da Yamaha Racing Brasil, engenheiro de telemetria, estrutura de box, transporte e manutenção, além de brindes bLU cRU. As inscrições para as 35 vagas da temporada se esgotaram em menos de 24 horas.
Em 2020, a Yamalube R3 bLU cRU Cup também se preocupa com a sustentabilidade. Todo gasto de carbono, desde o transporte das motos até a logística dos pilotos para se deslocarem para as corridas, é compensado com reflorestamento em larga escala, possibilitando a recuperação de áreas degradadas ou o plantio de novas áreas, com o objetivo de compensar o carbono emitido, em uma parceria com o iPlantForest.