Presentes Marco Bezzecchi (Ducati independente 2022), vencedor do GP da Argentina e líder inédito do Mundial, Pecco Bagnaia (Ducati fábrica), campeão do mundo e vice-líder do Mundial, e o francês Johann Zarco (Ducati Independente 2023), top 3 no Mundial. Conduzida pelo motojornalista Matt Birtt, vai começar a parte 1 da terceira Coletiva de Imprensa da Temporada 2023.
Bezzecchi: “Foi um fim de semana extraordinário pra mim, minha família e amigos celebraram em casa, foi fantástico, mas sei que é hora de correr de novo, estou concentrado nisso. Mentenho os pés np chão, todos me disseram isso, estamos na mesma sintonia, é muito cedo, não penso no Campeonato, mas em vencer corridas. Vou fazer uma tatuagem comemorativa, mas ainda não tive tempo, até Le Mans vou fazer. Coloquei a camisa da Argentina em um quadro e pendurei no meu quarto, hehe.”
Bagnaia: ” Aprendi que no molhado escorrega mais, hehe, mas minha equipe tentou entender a causa do meu tombo e não chegamos a nennhuma conclusão, então deixamos Termas para trás. Eu era P2, seguro, não esperava nada, me defendia de Alex Márquez que estava atrás, mas houve o tombo. Agora estamos em Austin, gosto da pista e acho que estamos pereparados. No 1º e 2º setores vamos bem, no final não temos tanta agilidade, perdemos algum tempo nas frenagens, estamos trabalhando nisso com a nova moto. Gosto da comida, das pessoas, gosto de circular por aqui e das pessoas e pilotos no paddock. Não tenho botas de cowboy, mas estive em um bar ontem e provei uísque, hehe. Para mim,reconheço o talendo de Marco, mas é cedo para por o nome dele na lista de candidadtos, faltam muitas corridas, mas ele é da Academia, logo está bem preparado, hehe.”
Zarco: “Gosto das corridas de domingo, o dábado prepara o domingo, estou feliz com isso, em Termas fui melhor no molhado, esperava vencer, mas Marco foi mais rápido que eu. É um prazer enfrenter o 3º fim de semana da temporada, como Marco disse, tudo pode acontecer, é uma pista difícil, sou rápido aqui, mas não muito constante, quero trabalhar no meu ritmo para melhorar isso. O jeito que eu piloto me ajuda quando falta aderência, mas com aderência eu perco um pouco, é bem difícil lutar com eles, não perco tempo na largadas e nas primeiras curvas, preciso ajustar algumas coisas buscar a sensação que me ajude a estar onde quero estar.”
Sem Marc e sem Enea o que muda para vocês?
Marco: “Não muda nada, eu acho, ni final muitos pilotos podem vencer, muitos são muito rápidos, claro que Marc e Enea são fortes, Marc ganhou 20 mil vezes aqui, hehe, mas vai ser difícil do mesmo jeito.
Pecco: “Sei que o nível da Honda não é o mesmo e seria mais difícil até para Marc, temos um competidor a menos, mas vai ser difícil do mesmo jeito.”
Zarco: “É difícil, pois mesmo lesionado Marc luta pelo pódio, mas todos são rápidos e vai ser bem difícil.”
Motojornalistas perguntam:
Marco: “Eu sempre uso a cabeça, é uma parte do Campeonato onde você pode correr mais riscos, é claro que um ponto é melhor do que nenhum, mas no ano passado eu caí logo no começo, minha meta agora é ir além.”
Pecco: “Vou dar 100% nas duas corridas.”
Zarco: “Tenho progressos a fazer, estou bem no Campeonato, mas há 28 corridas pela frente, 36 no final do fim de semana, então é muito cedo.”
Marco: “É estranho lutar com meus amigos, prefiro rivais que não sejam meus amigos, mas Pecco, Luca e Franky é diferente. Quando fecho a viseira todos são iguais para mim, mas conhecemos os pontos fortes e fracos de cada um, é estranho mas é assim.”
Pecco: “Para mim é muito bacana ver os pilotos da Academia se destacando, Luca, Franky, Marco, o nível é alto e isso me deixa co ntente. Trabalhamos juntos em casa, mas na pista todos tentamos não ser estúpidos e fazer disputas limpas.”
Marco: “Honestamente eu gosto das corridas de sprint, estamos nos acostumando a elas, é divertido, é como estar em um ringue de bos, o problema é que ficamos muito ocupados, mas estou feliz.”
Pecco: “Marco está certo, sábado é o dia mais difícil, muitas coias para fazer, mas eu gosto.”
Zarco: “As sprints preparam a moto para domingo, as disputas são divertidas, é mais espetáculo para o público e para nós, mas é difícil se concentrar, atender os fãs, a imprensa, esse negócio de 15 minutos antes atender os fãs eu não gosto. Ainda mais aqui em austin, que para mim é a pista mais difícil do calendário, e estar com o público 15 minutos antes da largada é ruim e pode gerar mais acidentes.”
Zarco: “Você precisa largar bem e disputar com os outros, mas saber como você está em relação aos outros ajuda no domingo. Mesmo que você perca a corrida de sábado, aprende o que fazer no dia seguinte, mas às vezes é tarde demais. A coisa boa com Gino Borsoi é que estivemos juntos muito tempo na Aspar. Com Ajo foi a mesma coisa, eles têm uma programação, um jeito de fazer as coisas que nos ajuda. Todo chefe de equipe tem o seu método, que nos ajuda nas corridas. Mesmo com Massimo (Pugliucci), meu chefe de tripulação, as coisas andam bem e isso é bom para todos.”
Redes sociaiscom uma brincadeira de verdadeiro ou falso
O Philadelgia Eagles é de.. Futebol Americano
Houston Rockets: Basquete
Jacksonvelle Jets… não existe,
Detroit Tigers é de… Baseball
New York Wizards… não existe, Pecco acertou, e foi o único
Dallas Magic… não existe, Marco acertou
Golden State Warrios – Basquete, todos acertaram
Phoenix Flyers… Falso, e o vencedor geral foi Zarco
A Coletiva de Imprensa 2 traz Miguel Oliveira (Aprilia Independente 2022) Jack Miller (KTM fábrica), Alex Máquez (Ducati Independente 2022) e Fabio Quartararo (Yamaha fábrica), que conquistou seu primeiro pódio na MotoGP em Austin.
Alex: “Estou muito feliz com o nível que estamos, não esperava isso, mas temos consciência e ir passo a passo, começar assim é muito bom para o time e para mim, estamos motivados. Não estamos no nível dos melhores pilotos Ducati, mas focados nos pontos e nos próximos passos. Não sei se poderemos ter outro Márquez no topo do pódio, ele está sempre 100% focado na vitória, com ele fora, isso cai para 85%, porque não, mas como disse antes, realisticamente estamos entre P4 a P8 mais ou menos.”
Miller: “Adoro vir aqui, é um dos GPs favoritos do calendário, a pista é diferente de tudo, espero ver o que poderemos fazer aqui. Nossos pontos fortes podem aparecer aqui, espero ir bem sábado e domingo e dar um bom espetáculo. Acho que melhoramos nas frenagens, vir aqui é uma das chaves, a Curva 1, a reta oposta e a última curva, os freios serão fundamentais, mas as mudanças de direção dos setores 1 e 2 também.”
Fabio: “Bem, no fim, nosso potencial no molhado na Argentina foi bom, nosso ritmo não se refletiu nos nossos resultados. Tudo está integrado, Portgual não foi ruim, mas testamos lá, o que não aconteceu na Argentina. Esperamos encontrar uma base nessa pista e aproveitar isso nos qualificatórios. Treinei minigolfe estilo livre, mas tinha esquecido como se jogava. Mesmo assim foi divertido, hehe. Sobre o teste de Toprak, não sei, foi uma grande aoportunidade de testar a moto por 2 dias, mas não conversamos sobre isso, cabe à Yamaha decidir quem será meu companheiro de equipe ano que vem, Franco ou outro piloto.”
Miguel: “A lesão foi nos tendões do quadril, então não podia abrir a perna na moto sem doer. A viagem para a Argentina é longa, esperamos 3 dias, foi uma decisão difícil, mas a tomamos e, vendo o que aconteceu naquele domingo (em Portimão), tive sorte em não ter lesões maiores. Em Portimão, como disse antes, a pista se casa mais ao meu estilo, aqui não muito, não estou confortável nas frenagens em linha reta, mas teremos tempo para nos adaptar a isso, vamos tentar a partir de amanhã, preciso de mais tempo com a moto. A temporada é longa, mas pretendo recomeçar minha temporada aqui e marcar pontos nas 2 corridas será importante. Terei que ver amanhã como será a pista com essa moto, não vejo porque a Aprilia não pode ser competitiva aqui, progredir nos treinos e corridas, com mais tempo vamos ser mais rápidos, essa é a meta.”
Motojornalistas:
Sem perguntas e os pilotos gostam disso, mas surge uma pergunta.
Miguel: “Marc e eu resolvemos todas as nossas questões domingo, ele esteve comigo no Centro Médico, contou o que aconteceu, pediu desculpas e fiquei satisfeito com as explicações. Caso encerrado; ele deve voltar em Jerez e lamento que ele não esteja aqui”
E acabou.
Sete pilotos, em posições diversas no Mundial. Um defendendo, Bezzecchi; os demais em modo de ataque.
Vamos ver no que dá a partir desta sexta-feira às 11h, quando a pista abrir para o Treino 1 da Moto3.
Braaaaaaaap!
Fausto Macieira