Sepang, na Malásia, será palco da penúltima corrida no calendário da MotoGP em 2024. Apesar do resultado no GP da Tailândia, Fabio Quartararo mantém a 13ª posição na classificação geral e estará novamente em modo de ataque. A 19ª etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade terá transmissão pelo canal ESPN4 e pelo serviço de streaming Disney+.
O francês da Yamaha já correu no circuito de Sepang seis vezes (na Moto3 em 2016, na Moto2 em 2017 e 2018, e na MotoGP em 2019, 2022 e 2023) e nunca terminou uma corrida fora do Top 7. Chegou perto do pódio em 2016, terminando em quarto lugar, e em 2018 e 2023, quando terminou em quinto. Seu primeiro e único pódio em solo malaio aconteceu em 2022, quando assegurou o terceiro lugar, apesar de pilotar com uma lesão na mão sofrida em uma queda.
“Estamos na Malásia para a última corrida do leste asiático. Vamos ver o que conseguimos fazer aqui. No início do ano, quando testamos neste circuito, foi difícil para nós. Mas, desde então, fizemos muitas mudanças. Acho que a moto está totalmente diferente agora e, com sorte, podemos obter alguns resultados positivos”, torce Quartararo.
Álex Rins espera voltar à sua M1 após sua corrida na Tailândia ter sido interrompida abruptamente quatro voltas antes do fim. Ele chega à última rodada do triplo desafio asiático ocupando a 19ª posição na classificação geral e totalmente motivado. O espanhol está animado para o GP da Malásia, já que Sepang historicamente traz boas lembranças para ele: conquistou o segundo lugar em 2013 e o terceiro em 2014 na categoria Moto3, e, na classe principal, alcançou o segundo lugar em 2018.
“Tentamos algo diferente na corrida da Tailândia. Houve uma grande mudança entre sábado e domingo, mas, como choveu no domingo, só consegui testar essa configuração no molhado. Então, vamos levar esse ajuste para o fim de semana em Sepang. Esperamos ter algumas sessões em pista seca para podermos coletar bons dados e, assim, ver como podemos melhorar.”, aguarda Rins.
O Circuito Internacional de Sepang sediou seu primeiro Grande Prêmio em 1999 e tem estado no calendário da MotoGP desde então. Com 5,5 km de extensão, a pista é conhecida por proporcionar corridas emocionantes, graças a uma combinação de curvas lentas e de média a alta velocidade (cinco para a esquerda e dez para a direita) e duas longas retas, sendo a mais extensa com 920 m. O circuito é também um dos mais longos da temporada de MotoGP, e os pilotos precisam enfrentá-lo em condições extremamente quentes e úmidas, tornando este GP ainda mais desafiador.
Confira a programação do GP da Malásia de MotoGP:
Sexta-feira, 1º de novembro
23:10 – Treino Livre 2 – ESPN4 | Disney+
23:50 – Classificação – ESPN4 | Disney+
Sábado, 2 de novembro
04:00 – Corrida Sprint – ESPN4 | Disney+
23:40 – Warm up – ESPN4 | Disney+
Domingo, 3 de novembro
04:00 – Corrida Principal – ESPN4 | Disney+