Tudo pronto para a oitava Coletiva de Imprensa da temporada. Presentes, o campeão do mundo reinante, vencedor do GP da Itália 2021 e líder do Mundial 2022 Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, dos heróis locais Enea Bastianini (Gresini Ducati) e Pecco Bagnaia (Lenovo Ducati), do seu companheiro de equipe, o australiano Jack Miller, e do espanhol Aleix Espargaró (Aprilia MotoGP).
Cinco minutos de atraso, faltam Quartararo e Aleix para completar o quinteto veloz. Chegaram, err, Quartararo chegou, seguimos aguardando Aleix, que alinha no palco com 8 minutos de atraso, atividade, hehe.
Feitas as apresentações pelo experiente comentarista Matt Birt, começam as perguntas da organização. Para resumir essa reportagem, vamos direto para as respostas.
Quartararo. “É difícil dizer o que podemos fazer, é uma pista boa pra nós, mas as chances são de 50%, precisamos ir bem nos treinos, ter uma boa posição no grid de largada e uma ótima primeira volta, isso pode mudar a nossa corrida, mas acho que as duas próximas etapas serão difíceis. Espero poder fazer a diferença na velocidade máxima como no ano passado, todos melhoraram, mas os setores 2 e 3 são muito bons para a nossa moto, nossos pontos fortes, vamos levar a moto ao limite ali vai ser uma boa ajuda.”
Espargaró. “Sim, esse é o fim de semana mais importante para nós, Mugello é muito importante para a Aprilai, estou feliz, estamos liderando o Campeonato de equipes pela 1ª vez na Itália, brigaremos por 50 pontos aqui e na Catalunha. Sinto o mesmo que Fabio, as Ducatis são muito rápidas aqui, vamos ver a partir de amanhã de manhã. Temos algumas novidades, motor novo, coisas aerodinâmicas, vamos testar amanhã e tentar lutar pelo topo.”
Bastianini. “Mugello é sempre muito especial, e esse ano com os fãs vai ser demais. Le Mans foi bom, mas aqui é outra história, vamos tentar ser rápidos de início, temos Pecco, Fabio, Aleix em grande fase, mas vamos lutar pelo melhor. Vou tentar ir ao pódio no meu GP de casa, mas não é fácil, o top 5 é um bom resultado também, vamos ver de amanhã em diante.”
Miller. “Eu gostaria de por a Ducati no pódio; tenho uma relação de amor e ódio com essa pista, ano passado consegui terminar a corrida, mas não onde eu queria estar, mas desde a Argentina estamos melhorando, lutando pelo pódio a cada semana, os progressos da moto 2021 para 2022 devem nos ajudar nas muitas mudanças de direção, como os rapazes disseram, teremos torcida aqui e vai ser muito bom. Não sei se vamos quebrar o recorde de velocidade em reta (362,4 kmh de Zarco no Catar e Binder em Mugello); é uma possibilidade, mas não estamos sozinhos nisso.”
Bagnaia. “É normal cometer erros de vez em quando, e o meu em Le Mans foi um pouco grande demais, mas está ok. O melhor jeito de recuperar isso é ir bem aqui em Mugello. No ano passado fomos bem nos treinos, mas o domingo não foi bom pra nós, foi nosso pior dia. Quero pensar no Campeonato e aproveitar tudo a partir de amanhã. Estivemos em Borgo Panigale ontem com os fãs e de lá viemos até Mugello de moto, a única coisa é que foi lento, 3h para chegar a Mugello, mas foi bem bacana.”
Perguntas de jornalistas
Quartararo. “Temos uma nova carenagem, esperamos ganhar alguns décimos ou até 1 segundo, hehe. O que posso fazer é dar o meu melhor, o que venho fazendo desde o Catar. Mugello é uma das minha pistas favoritas, vou com tudo nos treinos e Qualis, veremos na corrida.”
Bagnaia. “Aprendi que às vezes quebrar antes é melhor que quebrar depois, então é isso”.
Quartarararo (e todos), sobre o adiamento do GP da Finlândia. “Se foi adiado o GP devem ter tido razões para isso.”
Aleix. “Gosto de ir a novos países, mas teremos férias maiores, hehe.”
Enea. “Acho que foi necessário.”
Miller. “Gosto da Finlândia e lamento, mas terei mais tempo para passar em casa,”
Bagnaia. “São menos pontos para ganhar ou perder, de toda forma estaremos lá ano que vem.”
Enea. “A sensação de estar a 360 kmh na reta é diferente que na Áustria, acho que vou tentar saltar, mas não muito, hehe.”
Bagnaia. “Pilotar uma moto normal é como um sessão de ginástica, aproveito para testar novas coisas e treinar.”
Aleix. “O motor da Aprilia é bom, é forte, estamos melhor que a Yamaha e perto das Ducatis. Sinceramente velocidade máxima não é a coisa mais importante do mundo, como Fabio provou ano passado, você precisa de tração, aceleração, Mugello é uma das pistas mais difíceis do mundo, não se trata apenas de velocidade máxima.”
O futebol entra em campo, err na pista
A seguir, palpites sobre a final da Liga dos Campeões da UEFA , Liverpool versus Real Madri, neste sábado em Paris, mais uma das atrações esportivas do fim de semana.
Pecco vai de 3a 1 ou 3 a 2 para o Real.
Bastianini vai de 3 a 1 para o Real.
Quartararo e Aleix acham que os espanhóis vão vencer por 2 a 1.
Miller coloca 2 a zero para o Liverpool para implicar com os jornalistas espanhóis, hehe.
E acabou. A conversa foi rápida como eles, e vamos ver quem fala mais alto na pista a partir de amanhã…
Braaaaaap!