Com as ilustres e velozes presenças do Campeão reinante, vencedor nessa pista em 2021 e líder do Mundial Fabio Quartararo (Yamaha), do vice-lider Aleix Espargaró (Aprilia), dos oficiais Ducati Pecco Bagnaia e Jack Miller e do vencedor nessa pista em 2019 Alex Rins (Suzuki), vai começar a 12ª Coletiva de Imprensa da temporada 2022.
Feitas as apresentações, começam as perguntas, partindo por Quartararo.
Quarta: “Me sinto pronto para correr. Nas classes M2 e M3, mas quando era novato aqui senti que, se não tivesse caído, poderia ter brigado pela vitória; é uma pista supertécnica, especialmente o primeiro setor, não sei como poderia ser lento aqui, hehe.”
Aleix. “Foi uma boa mas longa pausa de verão. A corrida de assen foi positiva, provei para mim mesmo que posso ser muito rápido, estamos em busca de mais pódios, poles, acho que podemos fazer isso aqui também. Mal posso esperar para alinhar, as 5 semanas foram boas depois de 3 meses inteiros, tenho um bom time, uma boa moto, quero me divertir e ver no que dá.”
Pecco: “Primeiro estou feliz por estar de volta; as férias foram muito longas. Todos gostam desta pista, ano passado tivemos problemas com o pneu traseiro, mas este eno espero que seja diferente e possamos brigar no grupo da frente. Preciso ser mais consistente para lutar pelo título, vencer corridas é bom, mas brigar pelo título é o principal, queremos terminar as corridas e não apenas vencer.”
Miller: “Todos disseram que as férias foram longas e concordo, fiz muito motocross, estive com a família, foi bom, mas melhor ainda será subir na GP22 e correr aqui. Sei que o Fabio tem uma pena a cumprir e vou tentar tirar vantagem disso, vai ser uma corrida muito importante. Não tenho metas, quero ser consistente, rápido, lidar com os buracos, nossa moto vai bem em todas as pistas, vou tentar mudar a história desta temporada a partir dessa etapa e ganhar muitos pontos aqui.”
Rins: “Mudar para a LCR Honda foi estimulante, notícia muito boa para mim, grande desafio, levar toda a minha experiência para eles fazerem uma moto competitiva. Mas a Suzuki tem uma boa moto, fizemos 2 pódios, Texas e Argentina, mas faltou sorte nas últimas corridas. Agora estou 100% e vamos com tudo. Venci em 2019, mas agora é diferente; todos dizem que vou vencer ou fazer pódio, mas preciso me qualificar bem e a partir daí ver o que acontece na corrida.”
Todos, sobre começar em Portugal
Fabio. “Não estava no Mundial em 2006, comecei em 2015, é uma pista diferente, mas vai ser bom do mesmo jeito.”
Aleix. “Para mim vai ser diferente, gostava do Catar, sobre a lua, nas luzes, também gosto de Poertimão, vai ser diferente, ensolarado, vai ser bom.”
Pecco. “Eu gostava das luzes, era bom ver o potencial de cada um mas vai ser bom porque eu adoro Portimão.”
Miller. “Já aconteceu antes, em 2020, por causa da pandemia. Vai ser muito diferente, sem a apresentação das equipes, sem as luzes artificiais.”
Rins: “É certo que vai ser diferente, íamos ao Catar para testes extras, era louco, mas agora será aqui, a pista é boa, é isso”.
Questões de motojornalistas.
Para Aleix, Pecco . Depois do tombo de Fabio e a penalização, isso vai afetar o jeito de vocês correrem?
Aleix. “Não entendi a pena, houve situações mais agressivas que não foram penalizdas. Fabio entendeu e vai cumprir, mas os outros pilotos cobraram um critério, porque isso nos afeta a todos. O padrão deve ser o mesmo, Fabio punido, Taka (Nakagami) não, não entendemos isso.”
Rins. “Há 2 tipos de tombo, quando você tenta passar, perde a frente e cai, e o da Catalunha, não entendo que (Nakagami) não tenha sido punido.”
Pecco. “Para nós é difícil de entender, aconteceu comigo no Catar e não houve punição. Em Barcelona um grande tombo e Taka não foi punido. Não entendemos e não concordamos com a punição de Fabio, mas vamos tirar proveito e tentar mais pontos.”
Fabio. “Não entendi, depois do tombo de Barcelona achei que as regras deveriam ser mais rígidas, mas nesse tombo eu não merecia ser punido. Precisamos achar um equilíbrio entre a punição e a não punição.”
Fabio. “Nas férias foi a discotecas, claro, mas também me exercitei no windsurfe, depois voltei ao ginásio, treinei, estive com a família e aproveitei as férias sem me descuidar.”
Sobre a Mercedes: “Não há um plano (de testes) ainda, mas claro quero experimentar o carro, foi um dia muito agradável com Lewis, mas não falamos de corridas, mas nos divertimos no surfe e no jetski.”
Sobre Dovizioso: Eu sei que ele está tendo um ano difícil e quando não se desfruta da moto, acho que a decisão de se retirar é compreensível, agora ele vai andar de motocross todos os dias, hehe.”
Aleix. “Foi uma decisão certamente difícil, todos na Aprilia o respeitamos, espero que ele tenha boas corridas e depois volte com tudo para o motocross.”
Pecco. “A carreira dele é exemplar para o motociclismo e a Ducati tem muito orgulho das conquistas dele.”
Miller. “Ele deu tudo que tinha o tempo todo, mas é um esporte perigoso e quando os resultados não vêm, é o melhor a fazer.”
Rins. “Quando os tempos não vêm, é melhor sair. Tivemos grande batalhas, desejo que ele se divirta no cross.”
Fabio: Vou levar em conta a penalização no meu planejamento da corrida. Não é a última corrida do ano, a última batalha; é importante, mas não vou fazer loucuras por conta da punição, não vou voar na Volta Longa, tentar a melhor volta, vou tentar cumprir a pena e manter a moto sob controle.”
Aleix. “Acho que a punição não muda muito, ele vai muito forte aqui, com ou sem punição será uma corrida melhor. Fomos bem com a 2021 e a Aprilia 22 é melhor ainda, vamos tentar o melhor aqui.”
Pecco, sobre Ibiza. “Já disse o que queria nas minhas redes sociais e não é algo que me comprometa, estou focado nas corridas e quero falar apenas de MotoGP. Foi um erro, mas erros acontecem e não quero falar mais sobre isso.”
Pecco, sobre punição em relação ao incidente. Ele se nega a responder e Miller sai em seu socorro, dizendo “que pergunta é essa, ele já falou e pronto.”
Perguntas dos pilotos da British Talent Cup. A primeira é sobre que piloto eles consideram o melhor da história.
Fabio. “Todos pensam em Valentino, mas não tive a sorte de alinhar com Casey Stoner, que para mim é o melhor.”
Aleix. “Angel Nieto, sonhava com as façanhas dele.”
Pecco. “Vale, meu ídolo, meu amigo, minha inspiração.”
Miller: “Barry Sheene, gostaria de ter corrido e curtido com ele.”
Rins: “Valentino, foi muito bom dividir o grid com ele.”
Qual o melhor piloto para duelar pela vitória.
Fabio. “Pergunta difícil, mas o mais duro foi Marc, que me venceu algumas vezes.”
Aleix: “Quero dizer Fabio, porque vamos ter isso muitas vezes até o fim do ano, hehe.”
Pecco: “Vale, foi uma honra andar do mesmo ritmo que ele.”
Miller: “Marc, ele é agressivo demais, impressionante.”
Rins: “Marc também, quando você passa ele te repassa na sequência, é sempre sensacional.”
Como se preparar tecnicamente para a corrida.
Fabio: “Temos a base do ano anterior, vamos ajustando os pneus, eletrônica, mas a base é o ajuste do ano passado.”
Aleix. “Também ajo assim, aperfeiçoo a base da temporada passada.”
Pecco: “Meu parâmetro não é o ano passado, mas a corrida passada.”
Miller: “Faço um papel com as marchas que uso em cada setor, porque esqueço sempre, hehe.”
Rins: “Olho a telemetria e vou ajustando a cada treino, caminho a pé pela pista para lembrar das ondulações e pontos diferentes no asfalto.”
E acabou. Com perguntas fáceis, difíceis, respostas sinceras, outras nem tanto, algumas com velado rancor.
Mas o mais importante começa amanhã, a partir das 5h de Brasília, com o TL1 da Moto3.. A transmissão AO VIVO, larga às 8:30 com os Treinos Livres 2.
Nos vemos lá…
Braaaaaaaap!
Fausto Macieira