GP DA ESPANHA DE MOTOGP – COLETIVA 1 – Os top 3…
Presentes Marco Bezzecchi (Ducati Independente 2022), vencedor na Argentina e líder do Mundial; Pecco Bagnaia (Ducati Oficial), Campeão do Mundo reinante e vice-líder do Campeonato, e Alex Rins (Honda Independente), vencedor do GP das Américas e top 3 na temporada.
Bezzecchi: “No Texas não foi fácil para mim, fiquei fora do Q2, passei pelo Q1, mas recuperei de maneira normal para levar pra casa bons pontos, não os máximos, mas foi importante ir melhor do que no ano anterior, foi bom. Honestamente não sei o que esperar, gosto daqui, é uma pista espetacular, mas não andei com a moto nova aqui, vou usar os dados de Pecco do ano passado, vai ser bom. A equipe está trabalhando muito bem, o ambiente é fantástico, o pessoal da hospitalidade, minha tripulação, Vale torcendo de casa e presente aqui, Uccio com a turma da Academia VR46, estamos fazendo corridas realmente boas.”
Bagnaia: “Sinceramente nós fomos bem no fim de semana em termos de desempenho, fomos muito rápidos na sprint e na corrida de domingo, chequei os dados e talvez tenha subestimado as condições da Curva 2, mas permanecemos motivados, colhemos o lado positivo, esta é uma das minhas pistas favoritas, vamos com tudo. Essa pista é mais técnica, mais difícil e essa moto é tem pontos fortes aqui, vamos ver como as coisas saem, parece que vai ser muito quente como em 2020, vamos ver. Nós não temos muitas coisas para testar na segunda, é mais melhorar minhas sensações com a moto e pronto.”
Rins: “Claro que o Texas foi mais do que uma corrida, começamos em na sexta, fomos direto ao Q2, estive perto da pole, mas Pecco foi mais rápido. Na corrida segui Pecco e quando ele caiu cometi alguns erros, mas concentrei na minha pilotagem, fiui muito rápido e consegui a vitória. Aqui não apostamos nada com os membros da equipe, é a minha primeira vez na Honda, como Marco disse, a pista é muito diferente, mais curta, menos larga que o COTA, por exemplo, mas vamos começar bem na sexta, tentar chegar direto no Q2 e ver o que faremos então. A meta é a mesma, melhorar a nossa moto, achar uma boa base e estar perto dos caras de ponta, as Ducatis são muito rápidas, a meta é a mesma dos EUA e Argentina, estar com eles. Talvez possa melhorar a moto no teste, posso testar, quero melhorar a moto. Esta manhã meu chefe de equipe me deu o chassi de Joan Mir para testar na corrida, mas prefiro ficar com 2 motos iguis na corrida e testar o chassis na segunda.
Perguntas de motojornalistas:
PB1: “Esta é uma situação totalmente diferente do ano passado aqui. Nossa moto é a melhor, a mais competitiva, é mais como entender melhor a moto e melhorar minha pilotagem, eu acho. Nós estamos pensando sobre o tombo do Texas, o que concluímos é que o potencial da moto continua o mesmo, precisamos entendê-la melhor. Sinceramente é mais difícil ir 2 décimos mais lento por você do que pela moto, mas vamos tentar agir com inteligência nas corridas nessas situações.”
MB72: “Valentino me deixa muito feliz (por estar em Jerez) tem muita experiência, nos vê na pista e dá bons conselhos para as corridas.”
PB1: “A moto é como uma padaria, hehe, muito quente, mas isso é igual para todos, então é melhor ir sozinho e não estar atrás de alguém. Em 2020 terminei atrás de alguém e meus dedos das mãos esquentaram demais, doeram. Mas é igual para todos e vamos nos adaptar ao calor.”
AR42: “O ritmo da corrida depende dos pneus, da situação, da sua posição na pista, de muitas coisas; especialmente o Texas é uma pista que acaba com os pneus, pelo menos para nós. Quando Pecco estava na frente eu dei tudo para ficar com ele, mas errei feio na Curva 12 e preferi manter um ritmo seguro, pilotei com mais prudência, poupando os pneus, aqui vamos ver, as condições serão de muito calor, vamos ver. Cada momento que passo na Honda me dá mais confiança, na sexta de Austin eu senti que estava à vontade, diminuí pontos de frenagem e tudo. É meu quarto GP com a Honda, que é diferente da Suzuki e mais ou menos mudei meu estilo de pilotagem, mas voltei a ele no Texas e espero fazer o mesmo aqui.”
Todos, sobre o adiamento da regra pressão mínima dos pneus.
MB72: “Eu queria que essa regra não venha no Campeonato, porque é muito perigoso, já sentimos isso atualmente.”
PB1: “Conversamos muito sobre isso, em uma pista como essa, com muitas frenagens, é impossível manter a pressão sob controle, muito arriscado e mais aborrecido. Temos essa regra, mas ela não é acertada para nós.”
AR42: “É muito difícil encontrar um equilíbrio. No Texas, pro exemplo, todos estariam fora por problemas de pressão. Em qualquer momento que essa regra seja aplicada, vai ser difícil. Não sei porque adiaram apara Mugello, eu acho, mas quero que essa regra seja removida.”
PB1: “5 tombos na ponta não significam nada, quantas corridas venci correndo sozinho, é o meu jeito de vencer. Corro assim desde a Moto2, sem perder a concentração, sem perder o foco, sem arriscar demais. É mais ou menos a mesma situação. Não gosto desta pergunta.”
Perguntas do novo jogo da motoGP, Guru by Griffin, que tem como embaixador o pentacampeão mundial Jorge Lorenzo, um dos ‘gurus’ da MotoGP. Que disse que Viñales faria pole e 2 vitórias, as estava redondamanete enganado. Agora o ‘Guru Lorenzo’ prevê Pecco para a Pole, Martin para a sprint e Pecco de novo para a corrida longa. Ele pede as previsões dos 3 no palco.
MB72: “Pecco na pole, seu os dados incríveis dele nessa pista, na sprint Pecco ou eu, ocá, eu, hehe; na corrida Pecco de novo, ele está muito bem.”
PB1: “Pole com 1’36”280, uau, Pecco na sprint e Pecco de novo domingo, vamos ver.”
AR42: “Martin na pole, Pecco na sprint e Quartararo na corrida longa, porque ele gosta desta pista e pode fazer um bom trabalho. Lorenzo constesta, mas não muito, e é zombado por Rins, você pode nos ensinar a andar nos seus carros, hehe”
Fotos regulamentares e termina o primeiro de três tempos de Coletiva de Imprensa. Formato cansativo, mas maneiro…
GP DA ESPANHA DE MOTOGP – COLETIVA 2 – Pressão dos pneus; regra errada?
A segunda Coletiva do dia coloca no palco Fabio Quartararo (Yamaha Oficial), campeão do mundo em 2021, vindo de pódio (P3) nos Estados Unidos e top 7 no Mundial; Maverick Viñales (Aprilia Oficial) campeão do mundo de Moto3 top 4 no Campeonato, e Luca Marini (Ducati Independente 2022), 2 pódios e top 6 na temporada.
Viñales: “A sensação é que temos velocidade, melhoramos em muitas áreas, conhecemos bem a pista, o potencial é muito alto, cada vez estou melhor com a moto, Austin não é a melhor pista para nós, mas sinto que poderíamos ter ido melhor lá. Quero estar no pódio, especialmente no domingo, espero que estejamos aptos a lutar pela vitória como em Austin, quero acelerar mais e mais e pretendo fazer isso aqui. Nós identificamos o problema na embreagem da moto, espero melhorar as largadas, onde são somos os melhores, como em Portimão, se resolvermos este ponto podemos lutar pela vitória. A chance está aqui, é alta, espero um bom fim de semana; a moto funciona bem aqui, este ano chego com mais motivação, a equipe está animada e espero um ótimo fim de semana.”
Marini: “Deixei Portimão para trás, tenho ótimas lembranças de Austin, mas preciso concentrar para ir bem aqui, todos têm muitas informações desta pista, mas esperamos ir bem. Acho que todos fazem mais ou menos amesma coisa, olham os dados, tentam melhorar o ajuste, Alex foi muito bem em Austin, mas somos de fábricas diferentes. Não tenho nada para testar segunda-feira, vou focar no que posso fazer, se o fim de semana for ruim, meu ritmo for lento, temos a segunda para melhorar. Valentino estar aqui é fantástico, pode nos dar bons conselhos, vamos ver.”
Quartararo: “Nós tivemos um bom ritmo, especialmente em Austin, podemos fazer isso em outros lugares e aqui é um deles.Acho que todos conhecem Jerez, fui rápido na Moto3, na Moto2 não, mas na MotoGP tenho bom ritmo. Miro nas qualis e o que faremos então. Não temos nada grande para testar, alguns itens, mas nenhum radical. Relatei os problemas e onde podemos melhorar depois das 3 primeiras corridas, não podemos mexer no motor, muitas coisas, especialmente em pistas como Austin. Falta aceleração, potência, empinamos muito, temos que resolver, mas não com asas maiores porque aí perderemos velocidade e isso causa mais problemas, vamos ver.”
Perguntas de motojornalistas.
Para todos, sobre a regra da pressão, adiada para Mugello.
MV12: “É difícil de controlar, se você está na frente, tudo bem, mas se você sai mais atrás não está sozinho, não há como controlar a pressão dos pneus ela varia até 0,5 bar (7 libras Psi). Em Austin, por exemplo com a mesma calibragem sábado e domingo, a pressão variou demais, não como consertar isso, é muito complicado para todas as equipes.”
LM10: “Boa pergunta, é uma regra errada, não há como controlar a pressão e não sei porque a regra foi feita dessa maneira, não é a pressão mínima, mas a máxima que preocupa, você arrisca um tombo; ao mesmo tempo não pode largar com pressão muito baixa, não há como controlar isso, quando passa de 2 ou 2.1 bar (29 a 30,5 Psi), é fácil cair, então para mim é uma regra inadequada.
FQ20: “O adiamento é bom, todos nós tentamos ir com pressão baixa, é igual para todos.”
FQ20: “Se eu não estiver na frente vou tentar passar onde der. Tivemos melhor passo de curva em 2021, mas não em 2022, Pecco era mais rápido. A última curva é um bom ponto de ultrapassagem, mas não passei ninguém lá em 2022.”
MV12: “Não se trata dos pneus, mas da velocidade para estar na frente.”
LM: “É impossível pilotar a moto atrás de alguém e tantar ultrapassar sem arriscar um tombo. Não adianta calibragem baixa, pelo menos pra mim.”
Previsões para o fim de semana, pole, sprint e GP.
FQ20: Pecco, Fabio e Fabio
LM10: Pole de Pecco, com 1’35”956, Pecco sábado e Pecco domingo também. Ele não erra na largada e a Ducati é muito potente, então é muito difícil passar por ele.
MV12: Pole Pecco, sprint Pecco e GP Fabio Quartararo.
E acabou. Mais contida e menor que a Coletiva anterior, mas quando as luzes se apagarem…
Tarám!
GP DA ESPANHA – COLETIVA 3 – É bom estar de volta…
A terceira Coletiva do GP da Espanha traz Alex Márquez (Honda independente), bicampeão do mundo nas classes de acesso e top 9 na temporada; Jorge Martin (Ducati Independente) campeão do mundo de Moto3 e P11 no Mundial, e Enea Bastianini (Ducati Oficial), campeão do mundo de Moto2 e retornando de lesão.
Márquez: “Estou bem depois do tombo em Austin, deu sorte, mas perdemos uma boa oportuniade de obter a primeira vitória na MotoGP. Fiquei preso entre 2 motos, foi assustador, mas tive pequenas lesões musculares e estou bem. Em Austin tentamos vencer, mas estamos de volta à Europa, numa pista muito diferente, mas apesar dos dois zeros em Austin estamos no Campeonato, vamos seguir assim, tentar o nosso melhor passo a passo. Seria um sonho estar no pódio da MotoGP aqui, onde venci pela primeira vez na Moto2, mas essa não é a nossa meta, em Austin não ficamos longe de Pecco e vamos tentar de novo aqui, com mentalidade positiva.”
Martin: “Primeiro quero saudar o retorno de Enea e a recuperação de Alex, cometi alguns erros em Austin, mas quero colocar tudo no lugar e voltar a vencer GPs. É importante aqui escolher o pneu certo, o macio não dura muito, depende do pneu ir rápido aqui. Para nós o teste vai ser difícil, não queremos perder o caminho, não quero mudar muita coisa na moto, estou feliz com ela.”
Bastianini: “Estou feliz por estar aqui de novo, é difícil assistir os Gps de casa, testei a Panigale segunda-feira, foi bom, mas não ótimo, mas importante voltar a pilotar e buscar alguns pontos aqui. Não estou para vencer, mas vou dar meus 100% neste fim de semana. Voltar depois de quase 5 meses é cimplicado, mas é o que temos; espero estar perto de 100% em Mugello, mas agora não estou em condições de aguentar a corrida inteira, espero que isso acontecça em Mugello. Em casa é estranho, o novo formato, vejo Pecco competitivo, mas cometendo erros, Bezzecchi constante, é uma lista longa, todos na MotoGP são rápidos, espero estar na lista também.”
Perguntas de motojornalistas:
AM73: “O que eu disse é que tenho possibilidade de vencer, mas pegar Pecco é impossível, em Austin fui o 2º mais rápido, mas Jorge e Rins estavam perto. Estou me adaptando à potência da Ducati, estamos bem em aceleração, perdemos na frenagem para Pecco, mas não estamos mal, vamos ver aqui nesta pista diferente.”
EB23: “A situação na fratura está ocá, o problema é o ombro, não está firme o suficiente. Perco um pouco de energia, senti isso em Misano, e na MotoGP é muito mais físico, pior do que na Panigale,mas a chave é que não sei minha situação no momento.”
JM89: “Essa pode não ser minha melhor pista, sofremos aqui ano passado, mas vamos tentar de novo.”
Para todos, sobre Fabio ser o favorito de Viñales para o GP e Lorenzo achar que a Yamaha não freia bem.
AM73: “Sobre ultrapassar, não é a pnas a Yamaha que sofre, todos sofremos, na sprint de Austin arriscamos muito para passar, não podemos errar, com as asas freamos dentro da curva, errar é fácil. É uma pista boa para a Honda, com as acelerações de 1ª marcha, mas eles precisam acertar a largada.”
JM89:”Fabio é um dos melhores aqui, mas Pecco é o favorito. Se ele fizer bem o 4º setor, pode tentar na última curva.
AB23: “A reta aqui não é grande e ele pode frear bem no limite, mas acho que a largada é crucial, especialmentee na sprint.”
Precisões de pole, sprint e GP:
JM89: Pecco na pole, ele mesmo na sprint e Pecco no GP
AM73: Pecco, Pecco e ele mesmo no GP, será?
EB: Martin na pole, Quartararo na sprint, Pecco no GP.
Triplete de Coletivas, mais a do Márc Márquez, quatro.
E aí, quem leva mais pontos dos 37 em oferta este fim de semana em Jerez?
Respostas a partir de amanhã, nas primeiras curvas espanholas da MotoGP 2023.
Olé!
Braaaaaaaaap!