Presentes o Campeão do Mundo e líder do Mundial Fabio Quartararo (França – Yamaha), do vice-líder e vencedor do GP da Argentina Aleix Espargaró (Espanha – Aprilia), do 3º colocado e vindo da 4ª vitória no ano Pecco Bagnaia (Itália – Ducati), do P7 no Mundial e vencedor na Áustria 2 ano passado Brad Binder (África do Sul – KTM) e do P9 no Mundial e pódio em Silverstone Maverick Viñales (Espanha – Aprilia), vai começar a 13ª Coletiva de Imprensa de 2022.
Como de hábito, com as perguntas da organização, conduzidas por Matt Birt.
Mudança de planos, uma pergunta inciial para todos, sobre a nova chicane (2A e 2B)
Fabio. “Acho que vai ser mais seguro, o que é bom para todos e melhor para o desempenho da nossa moto.”
Aleix. “Dei uma voltas de bicicleta, achei que ficou bom para todos, a área de escape do lado esquerdo ficou um pouco próxima, mas interessante, acho que ficou mais segura do que a curva anterior, ou seja, foi uma coisa boa, positiva.”
Pecco. “Para mim está ok, teremos mais uma frenagem e mais uma aceleração. Como Aleix disse, o muro à esquerda está muito perto, especialmente com chuva, mas vamos ver amanhã.”
Binder. “Sim, parece bem bom, temos dados de um tests aqui há algumas semanas; acrescenta mais elementos ao traçado e acho que vai fazer a competição ainda mais próxima. o teste não foi grande coisa, 90% da pista é a mesma, foi trabalho extra para todos, vamos ver.”
Maverick. “Dei uma olhada de manhã e parece bom, em termos de segurança para mim está melhor, eu gosto particularmente de chicanes, vamos ver na moto como vai ser a partir de amanhã.”
Fabio, começando as perguntas normais. “Me sinto bastante bem, terminamos a corrida 2 em P7, mas antes da chuva estávamos lutando pelo pódio. Em termos de ritmo não é uma pista muito ruim para nós, mas em aceleração, ultrapassagens talvez, acho que a chicane vai ser boa para nós. Estou pressionando a Yamaha para trazer mais coisas, mas não termos nada extra, conto somente comigo como piloto para dar mais passos à frente até o fim do Campeonato.”
Aleix: Nestes 10 dias recuperei bastante o físico, ainda não estou completamente bem. Acho que foi uma pena, em Silverstone e Assen poderia ter estado no pódio, vou tentar voltar ao topo aqui na Áustria. A RS-GP 2022 melhorou muito em aerodinâmica, desempenho puro do motor, eletrônica, aletas, anti-empinadas, temos uma moto muito melhor graças aos engenheiros.”
Pecco: “É um bom momento para nós, claro, demonstramos isso, mas em corridas passadas mais de um fabricante liderou, briguei com Marc e Fabio ano passado e abri 2s antes da chuva; cada moto tem sua característica, eu perdia no setor 3, a Yamaha ganhava lá, eu ganhava no 4, a Honda ia como a Ducati, então este ano todas as marcas estão fortes, vamos ver como a nova carenagem afeta a velocidade máxima, mas estou em forma para lutar na frente de novo. Vindo de 4 vitórias em 7 corridas vou tentar colocar pressão em Fabio e Aleix, mas demos sorte nas 2 últimas corridas, porque nossos rivais tiveram problemas e não sei se vai continuar assim, nesse momento Aleix está mais perto de Fabio, vamos ver na pista.”
Binder: “Claro que é um fim de semana enorme para a KTM, muita agitação para nós, vai ser excitante subir na moto amanhã. Não vou bem nos treinos, mas nas corridas há um clic e vamos melhor. Não quero repetir o ano passado, o resultado foi bom, mas a corrida perigosa, prefiro não andar de pneus slick na chuva. Acho que a consistência é o nosso ponto forte este ano, mas errei na corrida passada, vou tentar ser competitivo, fiquei a segundos nos treinos, mas a décimos nas corridas, obrigado pela confiança da KTM e da Red Bull, vamos tirar alguma coisa da manga este fim de semana. Andar em Kyalami (África do Sul) foi emocionante, depois de tantos anos sem MotoGP, eu curti muito, sugeri mudanças no traçado para tentar trazer a MotoGP de volta, vamos torcer.”
Viñales. “Agora sabemos que podemos vencer, já vencemos, quero continuar assim, lutar pela vitória, estamos nesse processo, acho que esse traçado é bom para a nossa moto, gosto daqui e vou com tudo. Acordo todo dia e trabalho duro, vim de trás na MotoGP, acho que o melhor está por vir, me sinto bem com a moto, a equipe, Aleix, penso que a Aprilia pode ganhar o título e vou fazer o possível para que isso aconteça.”
Perguntas de motojornalistas:
Aleix: “Não tenho aborrecimentos com os engenheiros, podemos dizer que a Aprilia está no nível das melhores motos do mundo. Não sou estúpido e sei que vamos perder as concessões, mas nos reunimos sempre para conversar sobre a moto com (o piloto de testes) Savadori, que vai correr este fim de semana; temos plena confiança na moto.”
Aleix de novo: “Eu fiquei um pouco contrariado pela divulgação pela TV das palavras duras que disse no box após Sachsenring e Assen, porque quando estou focado no meu trabalho não meço as palavras. Mas sei que as corridas são um espetáculo e espero que essas situações não se repitam, que a tensão das outras garagens sejam divulgadas também.”
Fabio: “Acho que estamos indo longe demais com as regras (sobre aerodinâmica), acho que a moto do ano que vem deve mudar, temos um novo engenheiro chegando na Yamaha e sinto que a moto mudou um pouco, porém ainda é um pouco lenta e precisamos de um pouco da mentalidade europeia, especialmente italiana, espero que tentemos isso no futuro.”
Fabio de novo: “É difícil dizer quem é mais difícil de bater, Pecco ou Marc. Ambos andam muito, tive duas batalhas com Marc, em Misano e Tailândia, quando ele está atrás de você é bem difícil. Eu ainda não duelei diretamente com Pecco, mas ele é um dos melhores do mundo, é difícil terminar na frente de qualquer um dos que estão aqui.”
Para os pilotos da Aprilia, sobre a moto em condições de chuva comparada com a Ducati
Aleix. “Eu não vi chuva no domingo, não gosto de chuva e não vou responder. Brincadeira, são em geral uma ou duas corridas no ano, normalmente no Japão, acho que a Aprilia vai melhor que eu, ela não vai mal na chuva, sou eu quem tem que melhorar.”
Viñales: “Eu não treinei muito nessas condições, mas gosto da chuva, provei isso em Mandlika, no seco é melhor, mas fácil para mim estar na frente.”
Pecco: “Não posso diser que conselhos que Stoner me deu, mas em geral são muito bons e procuro usá-los nas corridas. Os pneus mudaram muito da época dele, procuro adaptar a essa nova realidade. Ano passado em Le Mans fui mal e este ano lutei pela vitória. Mas é difícil prever se serei competitivo nas próximas corridas.”
Perguntas dos pilotos que estão nos top 3 no Campeonato Austríaco
O que vocês fazem para controlar os nervos antes da largada.
Fabio: Procuro não pensar nisso, não fico nervoso, acho que você tem que se conhecer, escutar música é bom, mas peno que o nervosismo ajuda a controlar a corrida.
Aleix. “Continue correndo, hehe. O nervosismo faz parte da vida nas corridas, não há como ser diferente.”
Pecco. “Nâo escuto música, mas cada um tem seu ritual. Fico nervoso desde minha primeira corrida, mas quando as luzes se apagam ele desaparece. É assim que eu lido com isso.”
Binder: Desde menino, na sua primeira corrida, o nervosismo está presente. às vezes mais, outras menos, mentanha uma rotina para controlar o nesrvosismo, mas ele sempre volta na corrida seguinte.”
Viñales. “Eu respiro corretamente, o que me ajuda muito, se ouvir música vou pirar. Experimente, funciona para mim.”
Qual é o seu circuito favorito:
Fabio. “Mugello, super rápido, curvas velozes, subidas e descidas, lugar incrível, Mugello é minha pista preferida.”
Aleix. “Malásia, adoro correr lá, bom para motos velozes.”
Pecco: “Mugello e Malásia.”
Binder: “Phillip Island, adoro correr lá.”
Viñales: “Também prefiro Phillip Island o lugar é lindo e o traçado desafiador.”
Como reduzir de 350 para 50 km/h tão rápido
Fabio; “Os freios, especialmente o freio-motor é incrível. Quando você se acostuma com as frenagens, vê como a moto se comporta, é muito impressionante.”
Aleix: “È mais difícil para mim frear do que controlar a potência, muito difícil mesmo.”
Pecco: “Concordo com Aleix, nos ´´ultimos anos os freios melhoraram muito e todos freiam muito forte, tanto que nos testes pré-temporada tenho dificuldades de fazer bons tempos por causa das frenagens.”
Binder: “A aceleração das motos de MotoGP é impressionante, mas os freios são ainda mais espantosos.”
Viñales: “Concordo, os testes de inverno são muito complicados por causa disso.”
E fechando a maxi-coletiva, os pilotos devem desenhar o novo traçado de Spielberg – de olho fechados.
Todos se saem bem, mas Quartararo é o que mais se aproximou do traçado real.
E assim termina a coletiva, entre sorrisos e conselhos.
A partir de amanhã, nada de sorrisos, de conselhos, é cada um por si, por sua equipe, pelos pontos e pela glória.
Nos vemos na pista…
Braaaaaap!
PS – Relevem eventuais erros de digitação ou sentido; a pressa é inimiga da perfeição