Manhã de sol, 26 graus ambiente, 31 na pista, vão começar as sessões de treinos oficiais do GP da Alemanha de Motovelocidade 2021.
Partindo com 26 pilotos na pista para 40 minutos de pauleira na Moto3.
Eles vão saindo, sem Ayumu Sasaki, reprovado pelos médicos depois dos tombos na Itália e Catalunha.
O recorde da pista é de Marcos Ramirez, hoje na Moto2, com 1’26”044 em 2019, lembrando que no ano passado, devido à pandemia, não tivemos GP da Alemanha.
O italiano Elia Antonelli, 17 anos, substitui Carlos Tatay na Avintia, e o austríaco Joel Kelso, 18 anos, entra na vaga do lesionado Max Kofler.
Temos 7 minutos de sessão e Jaume Masia, opa, não Tatsuki Suzuki está no topo com 1’28”069. O importante como sempre é uma vaga nos top 14 para seguir direto para o Q2 de amanhã.
Câmera lenta de Rodrigo na sinistra ‘Cascata’, a Curva 11, que teima em ‘cuspir’ motos e pilotos para fora da ´pista a uma velocidade estonteante.
Rumores da Moto3 para 2022, o principal é Pedro Acosta – quee venceu eassa pista na Rookies Cup – na Ajo KTM a partir de 2022. Cortejado também pela VR46, acho que a KTM não vai deixar o velocícissimo 37 escapar, mas tudo pode acontecer.
Vinte minutos de TL1, a maioria parou para ajustes e troca de pneus (rodas). O líder Acosta, P19 voltou, Garcia, vice-líder com 2 vitórias para a GasGas nos 3 últimos GPs, segue na garagem. Ele tem o 16º tempo e está fora do Q2 por enquanto, mas ainda falta ‘mucho’.
Acosta em parcial vermelha no setor 1, cinza no 2, dançou.
A 15 minutos do fim os top 14 são Suzuki, Rodrigo, Dennis Foggia, cotado para a VR46 Moto2 em 2022, Andrea Migno, Nicoloó Antonelli, Xavi Artigas, Lorenzo Fellon (!), Kaito Toba, Romano Fenati, Stefano Nepa, Darryn Binder, Masia, Filip Salac e Jeremy Alcoba, que vem de pódio controverso em P2 na Catalunha.
Suzuki baixou para 1’26”061, ele está em seu GP nº 110 e tem 2 vitórias, quem sabe a 3º surge no horizonte alemão.
Seis para o fim e Izan Guevara sobe para P3, a 0,445 do japonês da Honda. Garcia, companheiro dele na GasGas, está em P10, com Acosta ainda na potencial repescagem em P28.
Cinco para o fim e os top 14 são Suzuki, Rodrigo, Guevara, Foggia, Toba, Antonelli, …
Opa, Migno na ponta, não Dennis Öncu, com 1’27”818 com a KTM da Tech 3, 0,220s abaixo do tempo do italiano Migno, da Rivacold Honda.
Mas Migno reage com 1’27”596. Artigas, o amigo do nosso Diogo Moreira, que vai alinhar na Rookies Cup, sobe para P3 a menos de 3 minutos do fim.
Suzuki, 1’26”852, depois Foggia e Salac, mudou tudo, isso é Moto3.
Rodrigo P2 a menos de 1, não, Acosta!
McPhee na ponta, com1 ’26”739 o recorde da pista vai cair, é uma questão de tempo.
Cronômetro zerado mas tem muita gente na volta final, vamos aguardar.
Rodrigo P3 atrás de Suzuki e McPhee, depois Nepa, Acosta, fechando os top 5, com Garcia P15, ihhh.
Próxima atração, MotoGP, 29° ambiente, 36 na pista, vamos ver quem destrona Marc Márquez, há uma década invencível nas curvas germânicas.
Alex Rins está de volta depois de quebrar o rádio do braço direito em um tombo de… bicicleta!
Confirmada a parceria entre a Gresini Racing e a Ducati, com Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini como pilotos.
Com isso a Aprilia entra como time oficial a partir do ano que vem, com Aleix espargaró confirmado como piloto para 2022, não se sabe com quem ao lado. Os otimistas dizem Valentino Rossi, mas parece muito, muito otimismo.
E quase confirmada a associação entre a Aramco VR46 e a Ducati, com Luca Marini e Marco Bezzecchi como pilotos.
Luz verde e o primeiro a ir à pista é… Marc Márquez. Tá animado o multicampeão da Honda. Com a nova aerodinâmica testada em Montmeló há duas semanas – e que se parece muito com a da Yamaha YZR-M1….
Márquez na ponta, com 1’22”349. O recorde da pista é dele, com 1’20”195 na vitória saindo da pole em 2019.
Iker Lecuona e Aleix Espargaró ‘chupam roda’ da Honda 93. Que baixa para 1’21”660 logo a seguir, com 7 minutos de sessão.
Tombo para Jorge Martin na 12, tombo para Pol Espargaró na 3, pilotos ocá.
Fabio Quartararo sobe para P2, a consideráveis 0, 632 de Márquez, depois Jack Miller, Miguel Oliveira, Aleix Espargaró, Johann Zarco, Lecuona (funcionou a ‘carona’), Alex Rins, takaaki Nakagami e Maverick Viñales, com Valentino Rossi em P17, a 1”738 de Márquez.
Tombo de zarco na 12, felizmente ninguém caiu na 11 – ainda…
Nakagami para P2 e… Tombo de Quartararo, na 12 de novo, tombaço, e é uma curva para a esquerda e o braço direito é o operado da síndrome compartimental, ‘meno male’.
Paradas de box com dobradinha Honda no comando, depois o cadente Quartararo, que foi no caminhão trocar de macacão, Zarco, Viñales, Aleix, Alex Márquez (3 Hondas nos top 7)Oliveira, Pecco Bagnaia e Lecuona.
Marc Márquez está de volta 27 minutos do fim da sessão. Quartararo de volta com macacão novo e zíper ajustado, boralá, Quarta.
Com a provável saída de Rossi, o nome do turco voador Toprak Razgatlioglu está sendo cogitado para uma vaga na Petronas SRT Yamaha a partir de 2022. Acho que seria uma boa, quando mais pilotos de fora do eixo Espanha/Itália, melhor. Mas são os franceses que comandam o Mundial, com a Austrália em P3 no momento.
Miller sobe de P14 para P4. Na garagem da Ducati, o diretor esportivo Paolo Ciabatti confirma um provável acordo entre a Ducati e a VR46, a ser divulgado durante o fim de semana do GP da Holanda. Aliás, a dupla atual vai err, maus, P18 para Franco Morbidelli, P19 para Rossi.
Menos de vinte minutos para terminar, lá vem Quartararo, P5 no momento. Ele sobe para p4, a 0,178s de Márquez.
Quartararo para P2, a 0,221 do 1’21”660 de Márquez. Menos de dez e lá vem Miller, P5 com seus pneus médios, escolha da maioria dos pilotos para as duas rodas. Na traseira Oliveira, Lecuona e Brad Binder escolheram do duro, Lorenzo Savadori optou pelo duro dianteiro. Por enquanto, claro…
Sete para ir e Quartararo está de volta com pneus novos para atacar o tempo d Márquez. esse é o esperado duelo do fim de semana, mas quem vem em parciais vermelhas é Miller… Cinza no setor 3, já era.
Joan Mir para p7 e primeira Suzuki, com o convalescente Rins em P13.
Menos de 4 minutos para acabar e a ordem é Márquez, Quartararo, Nakagami, Pol Espargaró – 3 Hondas nos top 4 – Miller, Aleix, Mir, Viñales, Bagnaia e Zarco, com Morbidelli P13 e Rossi P19.
Aleix sobe para P5 à frente do irmão mais novo, Pol. Rins sobe para P8 e tira Zarco dos top 10. Pol recupera a P4 e temos 3 Hondas nos top 4. Com Quartararo entre elas, a 0,168s do melhor tempo.
E acabou, aí vão os tempos desse animado TL1, que confirmou o que se esperava, Márquez dando tudo para defender sua invencibilidade na Alemanha e Quartararo avançando para brigar pela vitória apesar do megatombo na 12.
Repare as parciais de volta, mostrando a Ducati à frente no setor 1, Hondas velozes no miolo e no setor 4 a surpreendente Aprilia de Aleix Espargaró.
As duas Yamahas oficiais estão nos top 10 que seguem direto para o Q2…
Vamos em frente, e a atração final da manhã em Sachsenring é o Treino Livre 1 da Moto2.
O tempo a bater é o 1’23”426 de Jorge Navarro em 2019, de SpeedUp. Com 7 minutos quem está na frente é Raul Fernandez, o novato-sensação, com 1’25”140, tá maneiro.
Atrás de RF25 vêm Augusto Fernandez – sem parentesco – Fabiuo Di Giannantonio, confirmado na Gresini MotoGP ano que vem, o líder Remy Gardner, Xavi Vierge, Tom Luthi (!), Bo Bendsneyder, Tony Arbolino, Sam Lowes, Navarro, Hafisz Syahrin, Stefano Manzi, Marcel Schrötter e Ai Ogura.
Todos falando da Curva 11, a ‘Cascata’. Ih, tombo do americano Cameron Baubier na 3, a interminável Castrol Omega, uma das poucas direitas do traçado que atraiu até Adolf Hitler e seus sombrios apoiadores nos fins de semana de corridas. Não gosto de falar disso, mas é verdade, infelizmente.
Faltam 21 minutos e Vierge na ponta, com 1’25”057, depois os Fernandez, Gardner, Lowes, Bezzecchi, Diggia, Arbolino, Syahrin, Navarro, Luthi, Bo, Manzi e Schrötter.
Tombo do alemão na 13, que sina, 197 largadas e zero vitórias.
Faltam quinze pro fim, quem se habilita a remover Vierge do comando do quadro de tempos? Raul Fernandez está a meros 4 centésimos dele, com Augusto Fernandez 2 centésimos atrás.
Menos de dez e Gardner toma a ponta, com 1’24”873, baixando em 0,224s o tempo de Xavi Vierge.
Quem responde? Fernandez tenta, mas mantém sua P5. Di Giannantonio escala para P2, a 0,102s do australiano que lidera o Mundial.
Quem mais? Ih, tombo de Arbolino na 13, acho que os dois pilotos da Liqui Moly, patrocinadora-título do GP, caíram lá, chato, hem.
Menos de dois minutos, acho que Gardner fica no topo. Canet no chão, a Curva 12, Sachsen Kurve, ganhou do Tatoo You.
Mais um cadente, Syahrin na 13, piloto ocá, moto avariada.
Cronômetro zerado, quem tem fôlego para uma volta final voadora. Lorenzo Dalla Porta, campeão mundial da Moto3 2019, sobe para P6 e e entra no rol do Q2, maneiro, ele apanhou muito da Moto2 ano passado e segue se adaptando ao motor Triumph triciclindro 765cc.
Acabou. E ficou assim:
Daqui a pouco, às 8:05, começa a transmissão ao vivo dos Treinos Livres 2 nos canais ESPN Fox Sports.
Chegalá, emoção não vai faltar…
Braaaaaaaaaap!
Fausto Macieira
PS – Relevem eventuais erros ou imprecisões, a pressa é inimiga da perfeição…
#motogp
#bLu cRu
#motovelocidade