Coletiva 2 – Todos contra Bagnaia…
No palco, a elite da temporada, com o campeão do mundo e líder do Campeonato Pecco Bagnaia (Ducati fábrica), o vice-líder Marco Bezzecchi (Ducati independente), o P3 no Mundial Jorge Martín (Ducati independente) e o 8 vezes campeão do mundo Marc Márquez (Honda fábrica), 11 vezes vencedor na Alemanha, sendom 8 na MotoGP, vai começar a segunda das três coletivas de hoje.
Bagnaia: “Vamos ver, sabemos que o desempenho está lá, nos treinos fui muito bem, caí na corrida, vou tentar vencer, mas não será fácil, as condições do clima podem mudar rapidamente como hoje, mas espero estar no grupo da ponta. Sempre acredito, 2022 foi um momento difícil, estava perto e perdi tudo estudei os dados, sei do nosso pontencial, é uma corrida muito importante para a equipe para mim, recuperamos muito a partir de Assen, não penso em Sachsenring 2022 para não perder o foco.”
Passa o vídeo do ‘paz e amor’ de Miller e Pecco fala sobre ele.”Eu vi no momento ele erguendo a mão, mas eu achava que ele estava pedindo perdão a alguém, mas ele disse em algumas corridas eles fazem isso, foi divertido.”
Bazzecchi:”Eu achei o gesto bacana, vou tentar fazer isso, mas não sou tão rápido, hehe. Na corrida esperava estar perto de Pecco, lutar pelos top 5, mas quando larguei senti a frente muito ruim. Levei alguns dias para superar, descobrimos o problema, que não teve nada a ver com a minha pilotagem, mas vou me concentrar para ir bem aqui. Não posso falar mais sobre isso. Essa é uma pista muito particular, pequena para a MotoGP, mas eu gosto, tive pódios na Moto2 e Moto3, ano passado não fui mal, mas não consegui estar com os mais rápidos, espero fazer isso este ano.”
Martín: “Eu não vi o gesto de Miller na largada, mas foi bacana. Estou me sentindo bem com a moto, a conheço bem, sei onde está o limite, Pecco um pouco mais, mas estou mais forte a cada prova e vou com tudo. Falta a vitória de domingo, mas espero estar perto do pódio e minha hora vai chegar, ganhei aqui na Moto3 e acho que isso vai ajudar na MotoGP.”
Márquez: “Eu não esperava menos de Jack, foi legal. Estou curioso para saber como irei em Sachsenring. Não corri na Argentina e nos EUA e essas próximas pistas são favoráveis ao meu estilo, Venho de 2 quedas, mas espero ir bem nas corridas aqui. Não estou preocupado com outras lesões, mas do jeito que estamos pilotando isso pode acontecer, vou além do limte às vezes. Em Le Mans ocá, lutava pelo pódio, mas em Mugello estava controlando para top 6 ou top 7, mas pedi a frente e caí. Vou continuar forçando no futuro. Não é a primeira reunião com a HRC e Honda, mas foi importante pela presença de gente da Honda Motor e da HRC, foi positiva, mas a longo prazo, espero mais em breve, temos pilotos muito bons e esperamos lutar pelas posições de ponta. (vídeo da ‘nova pitoniza’ Jorge Lorenzo prevendo que vê Marc na Ducati e na KTM também). “Faltou a Aprilia, hehe, mas sério, todas as fábricas se esforçam, mas as europeias estão na frente e vamos tentar avançar, temos o teste de Misano e outros compromissos, mas agradeço as palavras de Jorge.”
Pergunas de motojornalistas
Bagnaia: “É sempre difícil explicar meu estilo de pilotagem, nas Moto3 e Moto2 vamos muito rápido nas curvas, mas na MotoGP é diferente, é virar rápido e dar motor, é muito difícil dizer o que a sua cabeça pensa, cada piloto tem uma forma diferente de fazer curvas. Aqui são muitas esquerdas, mas a maior diferença é o consumo do pneu traseiro, vamos ver.”
Márquez: “No momento espero avançar na pausa de verão, mas até lá vamos com o que temos e esperamos pelo melhor.”
Bagnaia: “Marc pela história que etem nessa pista tem mais possibilidades, ele demonstrou que é compettivo e será meu principal adversário.”
Márquez: “Deixando as brincadeiras de lado, não quero falar sobre o futuro agora. No momento da queda de Jerez 2020 não imaginava o que viria a seguir, a pandemia, as dificuldades, sempre miro no Campeonato, mas agora é ser competitivo de novo de maneira segura, é no que estou pensando agora. Muias pessoas embarcaram no projeto Honda este ano, eu acredito mais no projeto para o ano que vem, vamos ver isso no teste de Misano, mas no momento espero mais porque todos os pilotos Honda estão sofrendo. Eu uso o vácuo (dos outros) para ganhar alguns décimos, mas esta não é a maneira, não é a resposta que precisamos. Não sei o que aconteceu em Mugello ou o que vai acontecer aqui, mas quero vencer, Alex Rins venceu nos EUA, mas nosso projeto não depende de uma pista em si, estar bem em todas é a meta. Não sei se a pandemia afetou o desenvolvimento da moto, não tenho essa informação, mas o que aconteceu na Honda e na Yamaha afetou os pilotos, como eu e Quartararo, então acredito que sim. Não tenho informação sobre o novo penu dianteiro que está sendo desenvolvido para a MotoGP, a Michelin segue trabalhando para o futuro, para aperfeiçoar os pneus.”
Perguntas dos pilotos da Northern Talent Cup, que vão competir este fim de semana:
Márquez: “Sim, uma das coisas boas para enfrentar os maus momentos é ter boas pessoas em volta de você, treinadores, amigos. Outra é ter paixão, acreditar em você, acredito que estou a caminho de voltar ao topo.”
Bagnaia: “Constância é a coisa princpal e onde preciso melhorar, quando estou em 2º ou 3º quero avançar e às vezes erros e termino com zero pontos, isso ajuda muito a ganhar Campeonatos.”
Bezzecchi: “Chegar na MotoGP é muito dífícil, uma longa jornada, e permanecer é mais difícil ainda, é o Campeonato mais forte, temos que fazer muitos ajustes eletrônicos ao longo da corrida, isso é a parte mais dífícil.”
Martin: “Dez minutos antes da corrida fico um pouco nervoso, mas quando a corrida começa tudo isso fica para trás…”
Fim da parte 2 (a 1 foi a Coletiva da MotoE, publicada nas redes sociais do Mundomoto)
Coletiva 3 – Sachsenring: complicada sim, aborrecida não…
Chegou a vez de Brad Binder (KTM fábrica), o experiente Johann Zarco (Ducati independente), Fabio Quartararo (Yamaha oficial) e – quem estava inscrito era Pol Espargaró (GASGAS / KTM), mas como o espanhol segue lesionado e não vai competir este fim de semana, em seu lugar está… Ninguém, vamos com o trio veloz.
Binder: “Acho que olhando para a semana passada foi incrível, 366 km/h, mas estou ansioso para começar em Sachsenring, meu primeiro Campeonato passou por aqui, ganhei pela primeira vez aqui na Moto2, na MotoGP fiz boas corridas, ano passado não tanto, mas estou animado e acho que podermos ser muito competitivos e ver como estamos aqui. Tivemos alguns problemas em Mugello, freando e nas curvas rápidas, aqui parece bem melhor pra nós, vamos com tudo nas curvas. Não temos peças novas para o GP da Alemanha. Se olharmos para trás, são 3 décimos do primeiro ao décimo, então é fundamental passar direto para o Q2 e buscar uma boa vaga no grid”
Zarco: “Estou certo que temos equipamento para vencer, e não sou o único, tem muita gente rápida, vamos escolher o pneu correto, preservar os pneus não é o principal, mas como usá-los. O tempo para sexta-feira não é o melhor, mas vamos ver. Lutei com Quartararo ano passado, vai ser bom repetir isso. Espero claramente continuar na Ducati, é o melhor lugar agora e estou indo bem, não fui tão constante nos dois anos passados, mas atualmente Martín e eu estamos muito bem e queremos continuar assim. Com as corridas sprint os qualis são cada vez mais importantes, então será muito bom largar nos top 3 sábado e domingo.”
Quartararo: “Não sei se vou andar na frente, espero estar nos top 10 amanhã para ir para os qualis e encontrar um bom lugar no grid, isso está sendo terrível para nós, espero uma boa posição de largada. Não é o pior momento da min ha carreira, mas é o pior na MotoGP, mudei completamente meu estilo de pilotagem de 2019 a 2021, mas este ano estou mudando de novo esperando encontrar a melhor solução para nós. (passa o filme de Morbidelli dizndo para falar com Jarvis sobre o futuro dele). Eu gostei muito do vídeo, mas não é meu trabalho avaliar o que ele disse, eu realmente não ligo. Não vou falar de 2024, a Yamaha sabe o que está fazendo, está nas mãos deles. Sobre o grid, como eu disse, primeiro miramos o Q2 e depois uma vaga nas duas primeiras filas seria muito bom para nós.”
Perguntas de motojornalistas
Binder: “Sobre o novo pneu dianteiro e as calibragens mínimas não sei muito, espero um pneu mais duro na frente, mas é uma questão difícil e não sei para onde estamos indo.
Zarco:”Estamos longe dos testes de Misano e com dificuldades no pneu dianteiro. As regras são por segurança, mas não foram adotadas porque estamos vendo que vão criar mais problemas de segurança,as motos estão mais e mais fortes e as frenagens para as curvas são cada vez difíceis, não acho que um novo pneu, ainda que mais duro, vá mudar a variação de pressão, é o vácuo.”
Quartararo: “Acho que todos os pilotos gostariam de um pneu dianteiro mais duro, quase não usamos o médio, mas não sei se isso irá mudar a situação.”
Zarco: “Penso que estou indo bem este ano, mudei meu estilo e consigo fazer a diferença com pneus desgastados, mas não no início.Mas acho que o me condiciona são os qualificatórios. Brad e Jack estão na minha frente, não há espaço para passar e isso me custa, as sprints e qualis são complicadas para mim.”
Binder: “Bom, é importante as 3 curvas para direita pra que não fiquemos tontos (rhehe), mas não acho essa pista aborrecida, é um lugar especial, um dos melhores para mim, aprecio e tenho boas corridas aqui.”
Zarco: “O fato das muitas curvas à esquerda não aborrece, mas desgasta os pneus, na Moto2 era pior não temos assimérticos dianteiros, mas na GP com os assimétricos ganhamos mais confiança na Curva 11 (Cascata) e aproveitamos melhor a pista.”
Quartararo; “Acho que não é a melhor pista com todas essas esquerdas, não é umas das minhas favoritas, mas é um traçado único e o setor 2 é realmente bem divertido.”
Binder: “Penso que a Ducati tem pontos fortes e nós também. Eles são um pouco mais rápidos nas curvas; precisamos melhorar nas curvas e a estabilidade nas mudanças de direção, se melhorarmos isso estaremos ainda mais perto.”
Zarco: “Estou melhorando a cada prova, aprendi no passado que posso ir rápido com qualquer ajuste, rápido, mas para estar no pódio ou vencer, você tem que super rápido, e sigo tentando essa vitória.”
Quartararo: “Em qualquer lugar este ano estamos um pouco mais lentos que no ano passado e há mais pilotos na nossa frente. Esperamos que numa pista pequena como essa possamos ir melhor, vou dar meus 100% para estar nos top 10 a partir de amanhã.”
E acabou.
A partir de amanhã é na pista…
Braaaaaap!
Fausto Macieira