A sexta Coletiva de Imprensa da temporada tem como entrevistados Fabio Quartararo (Yamaha), campeão reinante e líder do Mundial, o vice-líder – empatado em pontos – Alex Rins (Suzuki), o P3 e vencedor na Argentina Aleix Espargaró (Aprilia) e o 8 vezes campeão do mundo Marc Márquez (Honda).
São 4 da tarde em Jerez, meio-dia no Brasil, mas não há ninguém no palco. Três minutos depois, MM93, AR42, AE41, o último a chegar é FQ20.
Todos apresentados, vamos às perguntas.
Começando por Quartararo, sobre a importância da vitória depois de um começo de ano mais difícil na defesa do título. “Ela veio em um momento importante, porque tivemos pouco tempo de pista seca e tínhamos um ajuste parecido com o do ano passado e puder ser rápido especialmente na corrida. Tomar a ponta na volta 3 foi muito importante e brigar pela vitória depois de um começo difícil foi ótimo, melhor ainda com 2 corridas seguidas em pistas que são das minhas preferidas. O que aconteceu aqui ano passado (‘arm pump’, síndrome compartimental) foi um problema comigo e não com a moto, eu diria que estou muito mais preparado, temos potencial de lutar pela vitória, mas vamos passo a passo, começando amanhã a ver a nossa velocidade.”
Para Alex Rins, sobre ganhar 13 posições em 5 curvas em Portimão e co-liderar o Campeonato. “Claro que não foi fácil, mas tivemos sorte, recuperamos várias posições, assumi aquele risco, na Curva 1 todos abrem um pouco, mas consegui manter minha linha e ganhar boas posições. Isso me deu confiança e agora estamos em Jerez, gosto muito dessa pista, ano passado levei um tombinho na 6, fiz o resto da corrida com uma aleta só e o ritmo não foi ruim, mas espero ir bem melhor este ano, vamos ver o que Jerez tem para nós este fim de semana. É muito bom chegar aqui empatado em pontos, ontem já tinha público aqui, sempre entusiasmado aqui, vem de moto, faz barulho, acampa, estou animado. O GP da Espanha tem muitos pilotos rápidos, vai ser difícil, o nível da MotoGP é muito alto este ano mas, como na semana passada, vou dar meus 100%.”
Para Aleix Espargaró, sobre a consistência e os muitos pontos. “Me sinto bem com a moto desde a pré-temporada, era difícil imaginar que eu estaria nesse nível, estou feliz com a moto cada vez que saio do box, precisamos melhorar alguns pontos, óbvio, estou ansioso para o TL1. Ano passado foi bom pra nós, estivemos perto do pódio e da vitória, estou otimista, o nível é muito alto, sabemos o quanto essa classe é difícil, ano passado no TL3 tivemos 15 pilotos em menos de 0,4s. Estar nos top 10 em cada sessão é importante, vamos ver como chegaremos no domingo a partir do TL1 amanhã.”
Marc Márquez: “Claro que estivemos longe em Portimão, 6º não é mal, mas ficamos muito longe do pódio, da vitória. Tenho algumas ideias para tentar, não só para a moto, para mim também. Vamos ver como começaremos no TL1 amanhã. Não sei se vou ter moto para lutar pelo título, a moto funciona bem em algumas pistas, como Malásia e Catar na pré-temporada, mas em outras não. Não sabemos, precisamos entender isso, mas acredito que o potencial está lá.”
Para todos, sobre o que esperar no teste pós-corrida na segunda-feira
Quartararo. “Espero ter mais potência, hehe. Para ser sincero, a moto está boa, mas o que nos falta ainda potência. Vamos testar balança, eletrônica e outras coisas, não tenho muitas informações sobre isso.”
Rins. “Não temos muito a testar, alguma eletrônica, ajustes de suspensão, não sei bem e não quero pensar sobre isso agora, mas não será nada muito grande.”
Espargaró: “Não sei, temos muitas coisas para testar, acho que vamos dar umas 100 voltas, Lorenzo Savadori está aqui para correr de novo, a moto dele é muito diferente da do Maverick e da minha, vamos testar segunda, mas é bom deixar esse foco para depois e se concentrar na corrida e ser muito cuidadosos.”
Márquez: “Estamos em uma situação diferente, meu teste de segunda começa amanhã. Mais do que novas peças, vamos tentar encontrar uma boa base e um bom ritmo, é por isso que eles estão lutando pelo Campeonato. Vamos tentar fazer o mesmo e a partir daí tentar brigar pelo pódio e pelo título.”
Perguntas de jornalistas.
Sobre o traçado de Jerez, que iguala desempenhos e todos testam ali, se isso influencia na corrida:
Fabio. “Para ser honesto, nos testes não sabemos o que vamos encontrar, cada um age de acordo com a equipe. Durante o fim de semana é fundamental ir bem nos qualificatórios, encontrar o ajuste que permita ser rápido não apenas em uma volta, mas trabalhar no ritmo. Isso faz a diferença,”
Alex. “Aqui pode ser uma corrida com muita gente na frente, ano passado estávamos muito juntos e Jack ganhou vantagem no final, este ano estamos todos muito juntos de novol, vai ser uma corrida difícil.”
Aleix. “Jerez é sempre muito igual e difícil, mas testes são testes, na corrida é diferente, muito mais importante. Precisamos preparar a moto para 25 ou 27 voltas, sem forçar muito no início, porque a diferença nas voltas finais é maior.”
Marc. “Jerez é uma pista curta e estreita. O ritmo é parecido na volta lançada, mas na corrida, vimos no passado que todos mantêm a distância, é muito difícil ultrapassar. Agora com a aero e os dispositivos é ainda mais difícil ultrapassar, então na corrida, normalmente quando você pega uma ´posição, fica por ali.”
Para Alex Rins, sobre Fabio Quartararo tê-lo apontado como principal rival na luta pelo título e para Aleix Espçargaró sobre a ausência de menção ao seu nome na luta pelo Campeonato.
Alex. “Para mim é um prazer ser citado por ele, claro, mas só tivemos 5 corridas e é a temporada mais longa de sempre, espetro continuar assim no final do ano, hehe.”
Aleix. “Acho normal, a Aprilia também, vamos continuar trabalhando para estar na frente em todas as corridas; vamos pensar no título na corrida 15 ou 16, agora queremos aproveitar o momento.”
Para Aleix e Marc, sobre Jorge Lorenzo, que vai se tornar Lenda da MotoGP neste sábado. Como eles o colocam no ranking dos melhores de todos os tempos (pergunta um tanto fora de propósito, mas aí vão as respostas).
Aleix. “Ele é um piloto muito bom, óbvio, grande talento, ganhou muitas corridas, sempre lutando pelo título, merece a homenagem, mas prefiro não rankeá-lo”
Marc. “Como ele mesmo disse, não é um bom piloto, é um campeão. Ele é um cara muito especial, com uma personalidade forte, concordando ou não com ele, ele era muito forte. Quando estava inspirado ninguém o acompanhava. Tenho grande respeito por ele, aprendi muito competindo com Jorge. Foi meu companheiro de equipe, mas é impossível fazer um ranking, não gosto disso. Cada piloto tem o seu período, o seu auge. Quando ele estava bem, era muito rápido, constante e com uma personalidade forte. Isso faz a diferença.”
Para todos, sobre os poucos testes (6 dias) na pré-temporada.
Fabio,” Foram 2 dias na Malásia pela 1ª vez, só tivemos um dia no ano passado. Achei suficiente, vão tirar mais um dia no fim do ano; não gostei, mas é igual para todos.”
Alex. “Para mim foi suficiente, depende, no nosso caso a moto estava muito boa, mas se não estivéssemos indo tão bem eu gostaria de mais dias.”
Aleix. “Você tem que ser mais esperto com menos dias, a moto é a prioridade, é igual para todos mas para mim está ok.”
Marc. “Quando está tudo bem dois dias são suficientes, mas quando você tem que ajustar a moto é pouco. Não é o motor, que testamos em Valência e recebemos na Malásia, mas é a moto, se você tem mais corridas, precisa de mais testes, precisa encontrar um equilíbrio sobre isso durante a temporada.”
Para Fabio sobre o futuro, especulações sobre aumento de salário
Fabio. “Para ser honesto, não quero falar sobre meu futuro, minha meta clara é vencer ao ao menos tentar vencer oi Campeonato. Sobre o futuro, são as pessoas em volta de mim que cuidam disso.”
Para Fabio e Alex, sobre a maior dificuldade em ultrapassar este ano.
Fabio. “Eu concordo, especialmente no início das corridas. Alex fez uma das melhores manobras nas 5 primeiras curvas que já vi na MotoGP. Há 3 anos era só apertar o botão controle de largada e ir, mas agora é mais complexo, muitas coisas ao mesmo tempo, é mais complicado para todos, para mim é mais difícil ultrapassar.”
Aleix. “É mais difícil, não só pela aero, mas porque é difícil parar a moto, todos freiam no limite, não há muitas mas vc pode ultrapassar, nas últimas 3 voltas, com mostraram Marc e Fabio no Texas, acho muito espetacular e isso é bom
Para Alex sobre ser o nº 1 no box
Alex. “Depende da equipe, na Suzuki não há essa preocupação, faço o meu melhor, Joan age do mesmo jeito e a Suzuki tenta nos tratar do mesmo jeito. Ano passado eles trouxeram um chassi novo e ele o teve antes porque estava melhor no Campeonato. Acho que estamos juntos em recebimento de peças. Claro que é importante bater seu companheiro como piloto, mas na Suzuki não há 1º e 2º, eu acho, hehe.”
Para Aleix, sobre a boa fase, não cometendo os erros do passado e o futuro dentro ou fora da Aprilia.
“Estou muito satisfeito com a Aprilia, é como Dovi na Ducati; quando Marc chegou era muito mais rápido, mas ele fez um grande trabalho e lutou pelo título. Não estou naquele nível ainda, mas gosto da Aprilia, estou em grande fase e quero ficar mais 2 anos com ela, mas não tenho proposta até agora, então vou lutar por mais pódios e ver como fica a situação.”
As perguntas do quiz de hoje são sobre a MotoE
Qual é a velocidade máxima da Energica Ego. 270 km h, Marc levantou a placa antes de todos os outros.
Pergunta 2, quantos segundos ela leva para ir de zero a 100 kmh. 2,6s, todos acertaram
Pergunta 3, quanto tempo para recarregar a moto. 30 minutos, todos erraram, colocaram 1 hora.
Pergunta 4, quantas motos podem ser completamente alimentadas por energia solar a cada fim de semana? 5, todos acertaram.
Pergunta 5 quanto de fontes sustentáveis existe nos pneus de cada moto da MotoE. B, mole, a opção A era nada, a B diz 33% no pneu dianteiro e 40% no traseiro. Todos acertaram, meio sem graça esse joguinho, mas enfim, já foi.
E a partir de amanhã, em bzzzz ou em braaaaap, começam as batalhas na pista.
Nos vemos lá…
Fausto Macieira