r15Yamaha R15 bLU cRU América Latina
Sempre em busca de inovação, a nova competição com a DNA Yamaha Racing Brasil estreia neste fim de semana. O Circuito Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), será o palco de abertura da primeira temporada da Yamaha R15 bLU cRU América Latina , que será o ponto de partida do universo R-Series e poderá levar os mais talentosos até o Campeonato Mundial de Superbike.
A estreia acontece neste sábado (27) e os 15 pilotos de 9 a 15 anos de idade que foram selecionados em 2023 estão mais do que prontos para acelerar muito. A disputa tem transmissão ao vivo pelo canal da Yamaha Racing Brasil no YouTube , no Facebook da Yamaha Motor do Brasil e no Tik Tok da Yamaha Motor do Brasil . Todas as informações e a cobertura completa da competição também estarão no perfil @yamaharacingbrasil no Instagram .
A Yamaha R15 bLU cRU América Latina é homologada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e as etapas de 2024 acontecem em paralelo ao Moto1000GP (Brasileiro de Motovelocidade) e ao já consagrado Yamalube R3 bLU cRU América Latina.
Grid
Os jovens pilotos que participam da primeira temporada da competição foram escolhidos ao longo de quatro pré-seletivas realizadas durante as etapas do Moto1000GP em Lima Duarte (MG), Cascavel (PR), Curvelo (MG) e Goiânia (GO) e uma seletiva final com os pré-selecionados em Indaiatuba (SP). No total, 66 pilotos participaram das quatro etapas.
O grid da Yamaha R15 bLU cRU América Latina 2024 é formado por:
Alice Matos – 13 anos – Belém (BRA)
Benjamim Peralta – 13 anos – San Carlos Centro (ARG)
Caua Aníbal – 11 anos – São Paulo (BRA)
Celi Patrício – 13 anos – Buenos Aires (ARG)
Daniel Tomelin – 13 anos – Ponta Grossa (BRA)
Enzo Ximenes – 12 anos – São Paulo (BRA)
Henri Oliveira Krug – 11 anos – Porto Alegre (BRA)
Miguel Garcia – 10 anos – São Paulo (BRA)
Murilo Miwa – 10 anos – Jundiaí (BRA)
Pedro Lobo – 14 anos – Campo Grande (BRA)
Pedro Miguel – 13 anos – Rio Negro (BRA)
Salvador Cassini – 14 anos – São Carlos Centro (ARG)
Santiago Vogel – 12 anos – Porto Rico (ARG)
Valentino Milone – 13 anos – Buenos Aires (ARG)
Yan Garcia – 10 anos – Porto Alegre (BRA)
Como funciona
A competição terá seis etapas no total, sendo corrida por etapa, todos em autódromos com as barreiras de ar também homologadas pela FIM – um investimento obrigatório da Yamaha para poder fornecer a proteção necessária aos autódromos e corridas de moto de todo o país.
A Missão78, que já faz a gestão do Yamalube R3 bLU cRU América Latina e do AD78 Team Latin America na Europa com os pilotos Yamaha no Mundial Yamaha R3 bLU cRU e no WSBK, é quem gerencia o novo campeonato.
Regrasr15
A competição fornece todo suporte: motos, mecânicos formados pela Yamaha Technical Academy, capacetes, macacões, pneus, combustível. As motos YZF-R15 da Yamaha R15 bLU cRU Latin America são todas iguais: possuem motor padrão e alguns ajustes como pedaleiras, pneus, suspensões, guiamento, escape e carenagem de competição.
As máquinas são sorteadas no fim de semana de corrida entre os pilotos, que também passam pela inspeção médica, têm auxílio de ônibus especializado e participam de briefings da CBM e da FIM. Além disso, todos os pilotos usarão equipamentos de segurança Alpinestars e NORISK.
Premiação
Além de todas as oportunidades, os pilotos ainda concorrem a prêmios da seguinte forma:
Campeão: subsídio de 100% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025. Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.
Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.
Programação
Sexta-feira, 26 de abril
10h05 – Treino Livre 1
14h10 – Treino Livre 2
16h40 – Treino Livre 3
Sábado, 27 de abril
10h20 – SUPERPOLE
15h25 – CORRIDA (8 voltas)
R-Series é o caminho para o Mundial
Pilotos brasileiros brilhando no Mundial de R3 e no Mundial de Superbike já são uma realidade. Nomes como Turquinho Jr., Enzo Valentim, Kevin Fontainha e Gustavo Manso chegaram no Yamalube R3 bLU cRU América Latina e hoje vencem corridas em autódromos do mundo todo.
Agora, o Yamaha R15 bLU cRU América Latina entra neste contexto como a base deste processo, o início do caminho. Os pilotos começarão com 9 anos nesta competição de base, credenciando-se para o passo seguinte, que é correr de YZF-R3 no Brasil, para depois conquistar seu espaço na Europa com a possibilidade de se tornar um campeão mundial.