O time AD78 Latin America encerra a temporada do R3 bLU cRU European Championship com muitos motivos para celebrar. Os brasileiros Kevin Fontainha e Gustavo Manso fecharam a competição com dobradinha brasileira no pódio e Top 5 na classificação geral, além de Eduardo Burr no Top 10. A temporada 2023 do campeonato terminou neste sábado (9) com a última etapa no clássico circuito de Magny-Cours, na França.
No total, a equipe latino-americana subiu ao pódio 12 vezes – sendo três dobradinhas e um pódio completamente brasileiro, ainda na primeira etapa – com 452 pontos somados. A última etapa da competição foi recheada de tensão e muito trabalho mostraram a força da equipe.
Primeira fila, tensão e recuperação
A disputa da Superpole da grande final foi acirrada e os brasileiros garantiram seus lugares na primeira fila, com Fontainha largando de P2 e Manso em P3. Com os ânimos à flor da pele, a largada da Corrida 1 foi intensa e Fontainha acabou atingido por outro piloto. A prova foi paralisada com bandeira vermelha e a equipe teve pouco tempo para recuperar a moto do brasileiro, que voltou para o grid na última posição. No momento da paralisação, era Gustavo Manso quem liderava a prova.
Após a relargada, os brasileiros lutaram bravamente e voltaram para a ponta da disputa com Manso em primeiro novamente e Fontainha já na segunda posição, após superar os adversários. Um deslize em uma das voltas fez com que as duas motos dos brasileiros se tocassem e tirou os dois do pódio, com Fontainha terminando em P6 e Manso em P13. Eduardo Burr fechou a prova em P7 e Jerónimo González em P17.
Com mais uma corrida a ser finalizada, o título ainda estava em disputa. Os brasileiros retornaram à pista com foco e garra, o que rendeu bons resultados. Em uma prova muito mais centrada, Fontainha terminou na segunda posição e Manso na terceira, levando a dobradinha verde-amarela para o pódio.
Com os resultados do fim de semana, Kevin Fontainha encerrou a temporada na terceira posição da classificação geral, com 170 pontos, enquanto Gustavo Manso foi o quinto colocado, com 154 pontos. Eduardo Burr fechou a temporada em sétimo, com 108 pontos, e o jovem colombiano Jerónimo González foi o 16º, com 20 pontos.
Temporada forte
Das 12 corridas disputadas, os brasileiros subiram ao pódio em sete – sendo um pódio totalmente brasileiro. Na primeira etapa, disputada em Assen, na Holanda, Gustavo Manso, Eduardo Burr e Kevin Fontainha dominaram a Corrida 2 e não deram chance aos adversários.
Fontainha foi o brasileiro que mais vezes subiu ao pódio – foram seis no total. Já Gustavo Manso subiu os degraus cinco vezes, duas delas para receber o prêmio de primeiro lugar (Assen e Barcelona). Agora, os pilotos retornam ao Brasil para seguir aprimorando as técnicas e engrandecer a disputa do Yamalube R3 bLU cRU Latin America, que tem a quinta etapa marcada para os dias 6 a 8 de outubro em Curvelo, Minas Gerais.
Confira os resultados da grande final do R3 bLU cRU European Championship – Magny-Cours (França):
SUPERPOLE
Kevin Fontainha – P2
Gustavo Manso – P3
Eduardo Burr – P13
Jerónimo González – P17
CORRIDA 1
Kevin Fontainha – P6
Eduardo Burr – P7
Gustavo Manso – P13
Jerónimo González – P17
CORRIDA 2
Kevin Fontainha – P2
Gustavo Manso – P3
Eduardo Burr – P9
Jerónimo González – Não finalizou
Confira a classificação final do R3 bLU cRU European Championship 2023:
1 – Emiliano Ercolani (Itália) – 181 pontos
2 – Aldi Satya Mahendra (Indonésia) – 177 pontos
3 – Kevin Fontainha (Brasil) – 170 pontos
4 – Marc Vich (Espanha) – 168 pontos
5 – Gustavo Manso (Brasil) – 154 pontos
6 – Krittapat Keankum (Tailândia) – 119 pontos
7 – Eduardo Burr (Brasil) – 108 pontos
8 – Shoma Yamane (Japão) – 92 pontos
9 – Dorian Joulin (França) – 89 pontos
10 – Evann Plaindoux (França) – 69 pontos
11 – Dawid Nowak (Polônia) – 66 pontos
12 – Valentin Arnaud (França) – 62 pontos
13 – Thurakij Buapa (Tailândia) – 57 pontos
14 – Christian Stringhetti (Itália) – 42 pontos
15 – Mert Konuk (Turquia) – 26 pontos
16 – Jerónimo González (Colômbia) – 20 pontos
17 – Jayden Martin (Austrália) – 18 pontos
18 – Worapot Thongdonmaun (Tailândia) – 14 pontos
19 – Cameron Swain (Austrália) – 14 pontos
20 – Louca Frieh (França) – 10 pontos
21 – Jakub Belak (Polônia) – 10 pontos
22 – Cyprien Baby (França) – 7 pontos
23 – Salvatore Germano (Itália) – 3 pontos
24 – Pietro Anastasi (Suíça) – 3 pontos
25 – Passkon Sanluang (Tailândia) – 1 pontos
A equipe Yamaha AD78 Team Latin America by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing, Terranew, Pirelli, FIM LA, PlayStation, LS2, Alpinestars, iPlantflorest e M78.