O Mundial de Superbike teve a quarta rodada finalizada neste domingo, 6 de setembro. O Circuito de Motorland Aragon, na Espanha, foi o palco de duas corridas extremamente disputadas, com provas emocionantes da largada até a bandeirada de chegada. Como de costume nas corridas da Supersport300, as disputas foram intensas, com pelotão de 15, 20 pilotos brigando por um lugar no pódio.
Meikon Kawakami, do Team Brasil AD78, foi o melhor brasileiro da rodada dupla, com a 12ª colocação no sábado e a 14ª no domingo. Seu irmão, Ton Kawakami, da MS Racing Yamaha Racing Brasil, finalizou com um 14º lugar no sábado e um 16º no domingo. Na corrida 2, quando lutava no top 10, foi tocado por outro piloto e acabou perdendo posições. Felipe Macan teve problemas elétricos na corrida de repescagem, quando ocupava a 3ª colocação, e ficou fora das corridas do final de semana.
O Mundial de SBK tem sido marcado pela competitividade e alto nível dos pilotos. E os brasileiros têm se destacado dentre os mais de 50 pilotos que disputam o campeonato. Após a quarta rodada dupla, Meikon ocupa a 12ª colocação na classificação e Ton é o 14º. Meikon já fez uma pole, dois Top 5 e é o vice-líder na classificação da Tissot Superpole. Os irmãos Ton e Meikon já fizeram uma dobradinha na primeira fila, largando de 2º e 3º na primeira rodada de Aragon.
O próximo compromisso dos brasileiros será pela quinta rodada, novamente na Espanha, mas no circuito de Barcelona-Catalunya, nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
Ton Kawakami corre o Mundial de SBK pela equipe MS Racing, com apoio do Programa bLU cRU Europa e com patrocínio de Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78, MG Bikes, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Meikon Kawakami e Felipe Macan, da AD78 Team Brasil, correm o Mundial com apoio da Yamaha Racing Brasil e do Programa bLU cRU Europa, com patrocínio de Playstation, AD78, Motul BR, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Corrida 1
1) Victor Rodriguez Nunes
2) Bahattin Sofuoglu / 0,042s
3) Jefrey Buis / 0,153 s
4) Scott Deroue / 0,213 s
5) Ana Carrasco / 0,454 s
12) Meikon Kawalami / 2,092 s
14) Ton Kawalami / 2,854 s
Corrida 2
1) Jefrey Buis
2) Scott Deroue / 5,114 s
3) Bahattin Sofuoglu / 5,203 s
4) Thomas Brianti / 5,282 s
5) Koen Meuflfeuls 5,351 s
14) Meikon Kawalami / 6,804 s
16) Ton Kawalami / 6,895 s
Classificação do campeonato após 8 corridas (quatro rodadas):
1) Jeffrey Buis 127 pontos
2) Scott Deroue 116 pontos
3) Unai Orradre 97 pontos
4) Ana Carrasco 95 pontos
5) Bahattin Sofuoglu 93 pontos
10) Meicon Kawakami – Team Brasil AD78 – 43 pontos
16) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil – 24 pontos
Ton Kawakami
SuperSport300
“Um final de semana muito complicado, no FP1 a moto estava muito diferente da semana passada, que a pista estava com muito grip, então tivemos que fazer um ajuste muito diferente do ajuste da semana passada. No FP2 acabei sofrendo uma penalização, então não pude andar no FP2. No FP3 conseguimos melhorar o setup, tava forte, mas no classificatório a moto piorou em vez de melhorar, aí tivemos que mexer no setup de novo pra tentar melhorar. Então foi um classificatório muito difícil. Na corrida 1 eu estava ali, brigando no grupo da frente, mas faltou atacar mais, então sabia que no domingo teria que atacar. No Warm Up a moto estava muito boa, melhor que sexta e sábado, estava dando 8 km/h a mais de final, então estava muito confiante. Larguei bem e nas primeiras cinco voltas estava ali em oitavo, e pouco a pouco ganhando posições, mas fui tocado por outro piloto, que me jogou pra fora da pista, e cai pra 18º/19º, e vim subindo algumas posições pouco a pouco de novo. Mas a categoria é muito difícil, do 2º ao 26º era um só grupo, um grupo muito grande. Terminei em 16, consegui ir melhor na corrida, consegui atacar mais, então acho que isso é bom pra mim. Agora é focar na próxima corrida, em Valência. Essa etapa foi mais um aprendizado muito grande.”
Meikon Kawakami
SuperSport300
“Com certeza gostaria de ter feito um final de semana melhor. Já sabíamos que as corridas desse final de semana seriam mais difíceis, por ser uma seguida da outra. Não foram corridas fáceis, o pelotão de hoje (domingo) também era gigante, mas eu lutei o tempo todo. E vamos continuar tentando, lutando e trabalhando com a equipe e todo o time. Há tempo para tudo! Obrigado pelo apoio de todos!”
Felipe Macan
SuperSport300
“Estou muito triste e decepcionado também. Fizemos um bom FP3, eu tinha um bom ritmo, mas por milésimos de segundos acabamos indo pra corrida de repescagem. Na corrida estava na terceira posição, junto dos dois primeiros, acompanhando e esperando pra atacar no final, mas infelizmente na sexta volta minha moto teve uma pane elétrica e tive que abandonar a prova. Com isso não pude participar das corridas do final de semana. Estou chateado, mas de cabeça erguida, porque chegar aqui não foi fácil, e não será por isso que vou desistir. Então vou batalhar forte pra próxima etapa do mundial, representar cada vez mais.”