A terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Motocross foi realizada nos dias 23 e 24 de junho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na sexta-feira aconteceram as baterias iniciais das categorias MX1 e MX2, e no sábado a disputa da Elite MX, com os pilotos da MX1 e da MX2 se enfrentando em bateria unificada.
Categoria MX1
Na categoria principal, a MX1, Fábio Santos foi absoluto na rodada. O líder do campeonato garantiu largou frente nas duas corridas e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada. O piloto abriu uma vantagem de 23 pontos no campeonato para o segundo colocado.
Nos dois dias, dobradinha da Yamaha! Na sexta-feira, Carlos Campano garantiu a segunda colocação e no sábado foi a vez de Paulo Alberto fazer uma corrida muito forte, ultrapassar vários adversários e garantir a segunda posição para a Yamaha. Na soma das duas baterias, Paulo Alberto ficou em 2º e Carlos Campano foi o 4º colocado.
Gabriel Andrigo teve mais duas corridas consistentes, confirmando a evolução em seu primeiro ano na principal categoria. Com a sua YZ450F Andrigo finalizou a sexta-feira na 9ª colocação e no sábado foi o 8º colocado.
Categoria MX2
Na categoria MX2, o líder do campeonato Guilherme Bresolin não teve uma boa largada na sexta-feira e teve que fazer uma corrida bastante difícil. Ainda chegou a sofrer duas quedas, mas conseguiu finalizar na 8ª colocação. No sábado mudou a história e venceu a categoria MX2, se mantendo na liderança do Campeonato e com o plate vermelho de líder na sua YZ250F. Marcello Leodorico enfrentou problemas na sexta-feira e teve que abandonar a prova quando ocupava a 5ª colocação. No sábado fez uma ótima corrida e finalizou na 3ª colocação.
Categoria MXF
A líder do campeonato Sarah Raquel largou para a bateria feminina com uma pista bastante prejudicada pelas outras corridas, com muitos buracos e canaletas, já que a categoria das garotas foi a última a entrar na pista neste sábado. Sarah fez uma boa largada, saiu entre as primeiras colocadas, mas enfrentou dificuldades com a pista e chegou a sofrer uma queda e ficou com a perna presa embaixo da moto, perdendo muitas posições e tendo que fazer uma corrida de recuperação. Fez diversas ultrapassagens e recuperou várias posições, finalizando a prova na 4ª colocação. Com o resultado, ocupa a segunda colocação na classificação do campeonato após 3 etapas, apenas 3 pontos atrás da líder.
Confira abaixo a programação do domingo, os resultados da 3ª rodada e as análises dos pilotos sobre as corridas.
Os patrocinadores da equipe são: Monster Energy, Grupo Geração, ASW Racing, Júpiter Baterias, Yamalube, Consórcio Yamaha, Vedamotors, Geração Adventure, Brasil Racing, Philips OneBlade, Diafrag, Durag, DID, MotoStyle, Fokus, Aqualis e Nitro Mousse.
Resultado final – 3ª Etapa
Categoria MX1 – Soma das duas baterias
1º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 50 pontos
2º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 40 pontos
3º) Jetro Salazar / 40 pontos
4º) Carlos Campano – Yamaha Monster Energy Geração / 40 pontos
5º) Dudu Lima / 32 pontos
8º) Gabriel Andrigo – Yamaha Monster Energy Geração / 25 pontos
Categoria MX2 – Soma das duas baterias
1º) Bernardo Tibúrcio / 42 pontos
2º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 38 pontos
3º) Marcelo Ratinho Lima / 38 pontos
4º) German Bratschi / 37 pontos
5º) Henrique Henicka / 33 pontos
10º) Marcello Leodorico – Yamaha Monster Energy Geração / 20 pontos
Categoria MXF – Bateria única
1º) Brunna Bartz / 10 voltas
2º) Maiara Basso / + 19s501
3º) Tatá Castro / Yamaha bLU cRU / + 27s948
4º) Sarah Raquel – Yamaha Monster Energy Geração / + 45s332
5º) Luana Neves / + 1min42s155
PROGRAMAÇÃO
Domingo, 25/06
Warm Up
8h às 8h25 – MX2
8h30 às 8h55 – MX1
9h às 9h20 – MX2JR
9h25 às 9h45 – MXF
9h50 às 10h10 – MX3
Provas Oficiais
10h25 – MX2JR
11h45 – MX2
12h45 – MX1
13h35 – MXF
14h15 – MX3
15h30 – Elite MX
*a programação é fornecida pela organização e está sujeita a alterações
FÁBIO SANTOS Categoria MX1 | Yamaha YZ450F “Bastante feliz, duas boas largadas nesses dois dias me ajudaram bastante na 3ª Etapa do Brasileiro de Motocross. Agora é recuperar para amanhã repetir as boas largadas e o manter um bom ritmo durante as duas baterias de 30 minutos.”
PAULO ALBERTO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F “Ontem fiz uma má largada e logo depois tive um toque com outro piloto logo nas voltas iniciais, que me fez perder muito tempo. Acabamos ontem em P4! Hoje, voltamos a não fazer uma boa largada, mas consegui fazer uma boa bateria e acabar junto do Fabinho, com um P2.”
GABRIEL ANDRIGO Categoria MX1 | Yamaha YZ450F “Eu consegui fazer duas boas corridas e estou me sentindo cada vez melhor na moto. Na segunda bateria consegui fazer uma boa largada e no ritmo do pelotão da frente. Estou evoluindo a cada bateria e creio que logo logo saia um pódio, que é o meu objetivo.”
CARLOS CAMPANO Categoria MX1 | Yamaha YZ450F “Foi uma sexta-feira boa, larguei em terceiro e logo passei para segundo, atrás do Fabinho. Ele estava em um ritmo bom, andando tranquilo. Na metade da bateria perdi a posição para o Jetro Salazar, mas no final consegui dar um tiro e voltei para a segunda posição, andando junto com o Fábio. Fiquei bem feliz. No sábado, na bateria da Elite MX larguei bem atrás e demorei pra pegar o ritmo, terminando em 4º. Não me senti tão à vontade, achei que estava bem perigosa a pista hoje. Mas estou bem animado para amanhã, para a disputa da 4ª Etapa. Muito feliz de estar aqui com a equipe, compartilhando este final de semana aqui com a equipe no Brasil.”
GUILHERME BRESOLIN Categoria MX2 | Yamaha YZ250F “Estou feliz demais, consegui retomar o trabalho que eu estava fazendo no campeonato, que era só de vitórias. Agora consegui a minha 5ª vitória hoje e me mantenho na liderança. Foi top!”
MARCELLO LEODORICO Categoria MX2 | Yamaha YZ250F “A primeira etapa foi um pouco difícil, acabei enfrentando problemas e tive que abandonar a prova. Hoje eu fiz uma corrida muito boa, uma corrida de recuperação. Saí na minha categoria em 14º e consegui terminar em terceiro. Consegui acompanhar os primeiros colocados e me senti muito bem. Conto com a torcida de vocês para amanhã!”
SARAH RAQUEL Categoria MXF | Yamaha YZ250F “Não foi como esperado, acabei cometendo muitos erros que me atrapalharam a corrida e me custou a liderança. Mas sem desculpas, vamos focar, nos preparar melhor que amanhã é outro dia. Vamos focar cada vez mais!”